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Existem centenas de advogados que estão ganhando forte notoriedade no Instagram, alcançando dezenas de milhares de seguidores. Mas uma dificuldade muito comum é transformar seguidores em clientes com contratos de honorários cada vez mais rentáveis. Para isso, é preciso planejar o conteúdo de forma a conduzir seus seguidores à contratação de um serviço jurídico. Mas qual serviço é este?

A imagem de um celular com o logo do Instagram na tela, representando a possibilidade de transformar seguidores em clientes

A criação de um “produto digital”, ou no caso da advocacia, serviço digital, é essencial para que seja possível atender as demandas reais dos clientes que buscam os advogados nestes novos canais. Para isto, o advogado deve seguir princípios essenciais de marketing, envolvendo a precificação e distribuição destes.

Aqui, a precificação se traduz em especificação de honorários, de forma também planejada, com padronização. Além disso, é indispensável pensar que o serviço alcançará o cliente através do meio digital. Portanto, deve dispensar o atendimento em presença física.

Estratégias para transformar seguidores em clientes

É necessário criar um Plano Estratégico de Conteúdo (PEC), orientado pela Jornada de Compra de Serviços Jurídicos. Esta jornada é uma adaptação do estudo de comportamento de consumidor já bastante difundido, a jornada de compra, para a advocacia.

Com o planejamento adequado, os seus seguidores identificarão no seu perfil profissional habilidade para solucionar as demandas que possuem. Esta é a chave final para converter seguidores em contratos de honorários. Não apenas seguidores fiéis, que curtem ou comentam suas publicações. Mas reais clientes e multiplicadores que podem, inclusive, gerar novas indicações para o seu escritório.

Por fim, vale ressaltar que é preciso construir autoridade, algo completamente diferente da construção de uma imagem de celebridade.

A sub-celebrização dos advogados nas redes sociais geram fama pessoal, mas não concretizam o valor do conhecimento aprofundado na matéria, o que resulta em uma prática muito distante da advocacia.

Por isso, um blog jurídico que corrobore sua imagem em um sentido de detentor de perícia sobre o conhecimento e técnica jurídica relevante será fundamental para concretizar a sua autoridade na área.

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Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.