advogado produzindo um CONTRATO DE HONORÁRIOS em m computador
Fechamento de Contratos

Fechamento online de contratos para escritórios de advocacia

O fechamento online de contratos tem se tornado uma ação cada vez mais corriqueira. Afinal permite ao cliente o conforto e a praticidade na hora de escolher um advogado. Por outro lado, contribui para um escritório de advocacia com uma rotina mais fluída e moderna. 

No entanto, esta prática exige a superação de problemas específicos. Por exemplo, é preciso que se adapte algumas das máximas aplicadas no atendimento presencial.

Por isso é importante tentar entender quais ferramentas podem ajudar neste processo. Dessa forma, é  possível fechar contratos online de forma segura e eficiente.

Como convencer alguém a fechar contrato?

O fechamento online de contratos é o ponto de chegada de uma longa trilha de negociação.

Portanto, é importante que se tenha em mente que existem diversas etapas a se atingir antes de chegar a este momento. Isto é, tenha atenção já que mudanças de estratégias podem ser necessárias de acordo com o cliente e meio usado para a negociação. 

Não existe um modelo estático de como deve ser esse processo. Afinal, existem diversos motivos para que um cliente decida assinar um contrato com o seu escritório de advocacia.

No entanto, pode-se usar boas práticas de marketing e negociações para chegar até aqueles que necessitam dos serviços prestados por advogados. 

O primeiro passo para fechar contratos para seu escritório de advocacia é se apresentar ao cliente.

Ou seja, no ambiente online existem inúmeras formas de estabelecer este primeiro contato, é aí que entra o marketing jurídico. É importante nesta etapa buscar construir uma comunicação fluida, sem o uso de termos jurídicos muito técnicos.

Afinal, demonstrar confiabilidade faz com que o cliente se sinta mais seguro.

Ser transparente com as informações passadas, demonstrar conhecimento sobre a área e compartilhar dados necessários para seu caso são algumas das medidas que se pode tomar. Assim como compartilhar as referências de técnicas e recursos usados por seu escritório de advocacia.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como fechar contrato pela internet?

Existem diversas ferramentas que se pode usar para fazer o primeiro contato com o cliente. Muitos escritórios de advocacia optam pelo e-mail. Este recurso é no geral o escolhido por ser pessoal sem ser invasivo. É importante testar diferentes formatos de texto e medir as respostas obtidas com os mesmos. 

O primeiro e-mail deve constar informações sobre quem enviou.

Ter uma assinatura pessoal demonstra mais proximidade assim como a descrição das funções as quais exerce demonstra autoridade no assunto. Através do e-mail é possível tirar dúvidas e trocar informações de forma que fique registrado, o que facilita o atendimento ao cliente. 

É essencial se mostrar presente na conversa. Demonstrar atenção online pode exigir um pouco mais da sua parte. Responder prontamente, por exemplo, é um bom sinal de que está totalmente engajado no caso.

Por isso, se recomenda que se evite distrações e se trate a consulta como se fosse pessoalmente. Essas medidas ajudam a deixar o cliente confortável e confiante e facilitam o fechamento online de contratos.

Como fechar contratos pelo Whatsapp?

O Whatsapp também é bastante utilizado para o fechamento online de contratos. A comunicação pode ser rápida e fluida através deste meio. Seja por mensagem ou por áudio, o essencial é manter um diálogo claro e ser eficiente ao responder as dúvidas do cliente. 

É importante que se deixe bem nítido os passos que devem ser tomados para a contratação. Em alguns casos pode haver também uma ligação antes que fechem o contrato. Esses detalhes ficam a critério de cada escritório de advocacia.

O mais importante é não deixar de lado o profissionalismo e passar segurança quanto às informações transmitidas. 

Entenda a seguir algumas recomendações simples que podem fazer uma grande diferença em seus resultados.

Dicas práticas para fechar contratos pelo Whatsapp:

  • O perfil do Whatsapp deve ser profissional. Deve-se preencher todas as informações, o que inclui descrição, foto e, caso possível, endereço;
  • Deve-se padronizar o atendimento inicial. Essa é uma boa maneira de agilizar o atendimento;
  • Comunique de forma clara que o Whatsapp é um canal de atendimento e não apenas de comunicação;
  • Lembre de sempre apresentar dados e soluções de forma clara para que o cliente entenda;
  • Apresente o passo a passo de como lidar com o problema apresentado durante o atendimento;
  • Não pressione o cliente e nem cobre respostas rápidas;
  • Invista no marketing jurídico online;
  • Trabalhar com canais integrados como blogs, Instagram e e-mail marketing ajudam a criar autoridade e divulgar o seu trabalho.

Como fazer contrato de forma online?

Pode-se fazer o fechamento online de contratos de forma online e de maneira bem prática. No geral, se pode criar em aplicativos como Word ou CRM de seu escritório de advocacia. O contrato deve seguir as regras gerais para prestação de serviços de advocacia.

Não há distinção entre um contrato assinado presencialmente e um online. Portanto, não é necessário tomar nenhuma medida extra por conta disso.  É essencial deixar o cliente a par de como o mesmo funciona, como sua validade e a forma que vai ser assinado.

Como funciona o sistema de assinatura digital?

A assinatura digital não é diferente daquela feita à mão. Ela pode ser realizada através de diversos dispositivos digitais como um computador, celular ou tablet. É reconhecida judicialmente e garante a validade dos contratos assinados.

A autenticação através da assinatura deve ser feita de forma segura. Para garantir sua legitimidade é necessário usar serviços confiáveis e que contam com o certificado no padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP)  Brasil.

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Uma assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. Porém, nem toda assinatura eletrônica se trata de uma assinatura digital. Ambas as formas podem ser usadas para assinar contratos. No entanto, elas representam níveis de segurança diferentes. 

É chamada de assinatura eletrônica toda forma de assinar documentos digitalmente sem o uso de criptografia. Isso significa que esse método não requer o uso de um certificado digital.

Neste caso a segurança é garantida através de outros fatores para comprovar a identidade de quem está assinando o documento. 

A fotografia, a geolocalização e o endereço de IP são alguns dos itens usados para garantir a identidade do signatário. Enquanto isso, a criptografia garante a segurança ao se usar o certificado digital. 

Essas assinaturas são submetidas a um processo de codificação da escrita. O resultado é que as mesmas se tornam ininteligíveis àqueles que não têm acesso a essa criptografia. Sendo assim, esse processo garante maior segurança ao signatário e aos seus dados.

Qual a validade jurídica da assinatura digital?

As assinaturas eletrônicas são válidas de acordo com as leis do país. Portanto, não precisa se preocupar com a validade das mesmas ao realizar o fechamento online de contratos. As regras para o seu uso ocorrem de acordo com a Lei nº 14.063, de 23 de Setembro de 2020.

Fechamento online de contratos na advocacia

Após ter passado por todo o processo de assegurar ao cliente que o seu escritório de advocacia é a escolha correta, chegou a hora da contratação.

O processo de fechar o contrato pode ser amplamente discutido online como mencionado anteriormente. Mas também pode expandir para uma ligação, por exemplo. 

É essencial mostrar seu domínio sobre o tema além de seu diferencial. Organização e transparência também são atributos que contribuem para o fechamento online de contratos. Por isso, muitos advogados optam pela ajuda de softwares jurídicos, como a ADVBOX.

O ADVBOX é capaz de contribuir para o aumento de produtividade de um escritório de advocacia. Entre suas funções está a automatização do envio de mensagens que deixa o cliente a par dos status de cada ação tomada. Dessa forma, é possível mostrar seu trabalho de maneira eficiente e assim conquistar clientes e fechar contratos, inclusive online.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas