automatização de petições

MODELO DE PEDIDO DE PRESCRIÇÃO ANTECIPADA

Quer descobrir como automatizar o preenchimento de todos os seus modelos de petição e otimizar o tempo de toda sua equipe? Clique aqui

 

MODELO DE PEDIDO DE PRESCRIÇÃO ANTECIPADA

excelentíssimo Senhor DOUTOR Juiz DE DIREITO da 00ª Vara Criminal de CIDADE-UF

 

Processo nº 00000000000

 

 

 

 

 

NOME DO CLIENTE, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, vem atráves de seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve (procuração em anexo), com a devida vênia, de acordo com o art. 109, c/c 115 do CP, requerer o reconhecimento da PRESCRIÇÃO ANTECIPADA, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

 

 

DOS FATOS

 

 

O requerente encontra-se denunciado perante esse Juízo, por suposta infração tipificada no art. 171, caput, do Código Penal, onde figura como suposta vítima Fulano de TAL.

 

 

Mesmo sem adentrar ao mérito, oportuno se faz ressaltar que o fato gerador da denúncia ocorrera em DATA TAL, quando o denunciado adquiriu 3.840 títulos da Dívida Agrária, através de TÍTULO TAL, com os cheques emitidos sendo descontados pelo agiota Beltrano de TAL. Como bem explicou o denunciado, por ocasião de seu interrogatório, a sustação dos referidos cheques dados em pagamento, pré-datados, ocorreu em face a posterior verificação de que os títulos adquiridos eram falsos.

 

 

ocorre que, a denúncia foi recebida, em DATA TAL, (fls. 00). e, até a presente data, DATA TAL, já transcorreu o lapso temporal de mais 08 (oito) anos.

 

 

Daí, considerando que a pena prevista para o crime de estelionato, na sua forma simples, in abstrato, é reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos; considerando se o denunciado fosse condenado, em face a confissão espontânea e a reparação do dano, no cível, conforme comprovante anexo, possível pena a se ser aplicada seria a um quantum inferior de 4 (quatro) anos.

 

 

Tem-se, pois, como cabível, por questão de economia processual, a aplicação da prescrição virtual, conforme já adotada em inúmeros casos, com respaldo pela doutrina, e julgado como:

 

 

“Prescrição criminal – modalidada de retroativa decretado pelo juiz a quo antes da sentença condenatória – admissibilidade – Inteligência do art. 61 do CPP, impõe-se o reconhecimento da prescrição em qualquer fase do processo, e até de ofício – inclusive antes da sentença condenatória – então regulado o prazo pelo máxima da pena abstratamente cominada à épecie delitiva” – (tacrim-sp – Rec. rel. gonçalves nogueira – RD 3/217 – In Código Penal e sua Interpretação jurisprudêncial. Vol., Tomo I – Parte geral. Alberto} Silva Franco e outros, 6ª edição, revisada dos Tribunais, p. 1673).

 

Diante ao exposto,

 

Aguarda o requerente seja a prescrição decretada, extingüindo o processo no estado em que se encontra.

 

 

Termos em que,

 

 

Pede Deferimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADE, 00, MÊS, ANO.

 

 

ADVOGADO

 

 

OAB Nº

 

 

 

 

Automatize a Produção de suas Petições - Torne sua Advocacia ainda mais inteligente

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.