Ação trabalhista
Controladoria jurídica

Como fazer uma gestão de prazos judiciais com eficiência? Descubra aqui!

A gestão de prazos judiciais é uma tarefa essencial no dia a dia de um escritório de advocacia. Normalmente, controlar os processos e os prazos costuma ser uma atividade incômoda para alguns profissionais. No entanto, conforme novos casos aparecem, fica inviável trabalhar sem manter esse controle. 

Além de melhorar a produtividade e o fluxo de trabalho, realizar essa organização também impede prejuízos. Afinal, não é nada agradável perder prazos processuais e ter desentendimentos posteriores com os clientes.

Por isso, é fundamental dar importância ao tema. Conheça agora as vantagens de realizar uma gestão de prazos judiciais, veja como implementá-la e confira a dica ao final do artigo que pode tornar esse trabalho muito simples e eficiente!

Vantagens da gestão de prazos judiciais

A maioria dos advogados lida com prazos processuais diariamente. Imagine que você foi contratado por um cliente para responder a uma intimação, mas esqueceu de entregar a contestação no prazo definido. Já pensou no quanto isso seria prejudicial para o seu negócio?

Ser desorganizado em relação ao controle de prazos pode causar prejuízos para quem você deveria representar. Além disso, pode macular a sua reputação, pois dificilmente essa pessoa indicará os seus serviços para conhecidos e amigos.

Por isso que esse gerenciamento é importante. Porém, não se resume apenas a isso. Confira a seguir as vantagens da gestão de prazos judiciais.

Organização do dia a dia

Com os prazos judiciais organizados, a rotina do escritório também tende a se ordenar. Dessa maneira, os profissionais conseguem manter uma agenda pessoal disposta eficientemente para realizar outras de suas atividades. 

Além disso, como conseguem ter noção do tempo que dispõem, podem até definir se terão disponibilidade para outros projetos. 

Economia de tempo

A economia de tempo é talvez uma das maiores vantagens. Imagine o quanto é gasto pelos profissionais que não fazem essa gestão quando precisam rever seus prazos. 

Esse tempo perdido por eles poderia ser utilizado para realizar outras tarefas importantes, como analisar o plano de negócios do escritório, atender novos clientes ou pensar em estratégias para atrair prospectos, por exemplo. 

Melhora nas finanças

Por deixar o escritório mais produtivo, as finanças também tendem a melhorar. Isso porque os advogados conseguem dar maior atenção ao lado financeiro do negócio. 

Ainda, como os prazos estão todos organizados, os profissionais tornam-se capazes de atender mais clientes, impedir prejuízos financeiros pela perda dos prazos, elaborar estratégias de marketing para o escritório e criar teses eficientes para a defesa dos clientes que já possuem, de modo a conseguir o êxito nas causas.

Como fazer o controle de prazos processuais

Existem técnicas ideais para realizar esse controle de prazos. Veja abaixo algumas práticas que você pode adotar no seu dia a dia profissional!

Tenha noção do que ocorre no escritório

Uma dica para melhorar a produtividade do escritório é conversar com sua equipe para ter noção do trabalho de todos. Procure entender a quantidade de processos que cada um tem, os serviços extrajudiciais e os prazos relacionados aos pedidos judiciais. 

Lembre-se de estabelecer uma relação harmoniosa com todos. Desse modo, cobrar os prazos pode ser mais simples e sua equipe fica mais disposta a colaborar.

Controle os prazos em uma planilha

Embora seja trabalhoso, há profissionais que adotam as planilhas para a contagem de prazos judiciais. Para advogados que atuam sozinhos e escritórios novos que ingressaram com poucas ações, essa alternativa pode até funcionar em um primeiro momento. 

No entanto, pode ficar inviável caso a advocacia lide com milhares de casos. Conforme o negócio adquire mais clientes ao longo do ano, haverá a necessidade de adotar medidas mais eficientes e ágeis. 

Contrate um profissional para isso

Alguns escritórios contam com um controller jurídico ou outro profissional apenas para lidar com os prazos judiciais. A pessoa designada para esse serviço geralmente fica encarregada de realizar a gestão de diversos setores. 

Além disso, ela fica em constante contato com todos os departamentos da empresa. Por fim, pode ser a responsável por controlar o software que o escritório utiliza.

Utilize a tecnologia para melhorar o desempenho do escritório

Essa talvez seja a solução mais procurada por muitos escritórios de advocacia. Principalmente aqueles que entendem o quanto a evolução tecnológica pode beneficiar quem a acompanha.

A tecnologia pode ser a solução para melhorar o desempenho das pessoas no trabalho. Um software de gestão jurídica pode poupar tempo, recursos financeiros e, principalmente, evitar estresse e desgaste emocional.

Existem diversos benefícios que um programa completo de gestão pode oferecer, como: cadastro automático de processos, busca de ações de maneira ágil e facilitada, notificação de atualização dos casos em diversos meios, proteção de documentos, dentre inúmeras outras vantagens.

Desse modo, não é necessário ficar completando planilhas com as mudanças no andamento dos processos, muito menos manter uma pessoa apenas encarregada para essa atividade. 

Como um software jurídico pode ajudar

Fazer agestão de prazos judiciais pode parecer complicado, mas felizmente não precisa ser assim. Veja alguns benefícios de contar com um software jurídico para realizar o controle não apenas dos prazos processuais, mas de diversos outros setores do escritório.

Maior segurança com os documentos

Deve-se ter muita cautela ao lidar com os documentos dos clientes. Por isso, é importante contar com uma ferramenta que preserve seus dados de acesso e armazene as informações em um ambiente totalmente seguro.

Integração com a agenda de seu celular

Perder prazos nunca será mais uma preocupação. Imagine o quão prático e facilitador seria ter uma ferramenta que sincronize suas demandas com sua agenda, no celular e no computador, as datas de alteração de petições, audiências, compromissos e prazos processuais. Seria ótimo, não é mesmo?

Melhora na gestão financeira

Imagine um software que, além de lhe ajudar a organizar os prazos judiciais e de outros compromissos e de tratar documentos e processos com segurança, lhe auxilie na gestão financeira do escritório. Dessa forma, fazer o registro de valores, emissão de boletos, dentre outras questões relacionadas às finanças ficaram ainda mais simples. 

Achou tudo o que foi dito interessante? Acredita que é essa a solução que seu escritório precisa? Seria excelente contar com essas funções no dia a dia para melhorar a rotina no trabalho, não concorda? 

Então, saiba que existe um software jurídico que oferece tudo isso e mais um pouco. A ADVBOX é um programa completo que já ajudou na performance de muitos escritórios. 

E para você ter noção do quanto essa solução pode lhe favorecer, aproveite e confira os benefícios desse software de gerenciamento para advogados! 

Realizar a gestão de prazos judiciais é essencial. Embora aparente ser um dever que toma muito tempo, é possível manter esse controle de maneira automatizada e eficiente. Apesar de ser possível fazer o gerenciamento manualmente, é muito mais benéfico e produtivo realizá-la com o auxílio de uma ferramenta que é feita e preparada para isso.

Dê seu primeiro passo para tornar sua advocacia produtiva! Aproveite e conheça a ADVBOX! 

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas