automatização de petições

MODELO DE REQUERIMENTO TRANSFERÊNCIA – DIFICULDADE DE VISITAÇÃO – UNIDADE PRISIONAL SEGURA – PERIGO DE MOTIM

Quer descobrir como automatizar o preenchimento de todos os seus modelos de petição e otimizar o tempo de toda sua equipe? Clique aqui

 

MODELO DE REQUERIMENTO TRANSFERÊNCIA – DIFICULDADE DE VISITAÇÃO – UNIDADE PRISIONAL SEGURA – PERIGO DE MOTIM

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE … (MUNICÍPIO – UF)

 

Processo n° …

… (nome completo em negrito do cliente), já qualificado nos autos do processo em epígrafe que lhe move a Justiça Pública, por meio de seus advogados que esta subscreve, vem, à presença de Vossa Excelência, requerer a TRANSFERÊNCIA DE UNIDADE PRISIONAL, o fazendo pelas razões fáticas e jurídicas a seguir aduzidas:

 

2- DOS FATOS E FUNDAMENTOS LEGAIS

Ocorre que o Requerente vinha cumprindo pena na Capital conforme informação às fls. , todavia fora transferido recentemente para o Presídio , alocado na Ala , Cela , localizado em ….

Conforme mencionado em requerimento retro o apenado é casado com … (nome), e possui dois filhos, respectivamente, … (nome) de 02 anos e …(nome), e, ainda, diversos parentes, todos residentes na capital.

Fora solicitado que este fosse transferido com o intuito de que uma das funções da pena qual seja a prevenção fosse possível e não alcançasse um resultado ineficaz e inócuo, levando em consideração que após o cumprimento de uma pena tão longa como a do caso em comento o afastaria de sua família pela distância bem como tornaria difícil, ou, quase impossível uma futura inserção social, visto que existe um enorme preconceito com ex detentos, inviabilizando assim uma futura moradia ou oportunidade de emprego. Frisando que a manutenção de seu convívio com a família é sua melhor chance para um futuro pós cárcere.

Também foi apontado que o caráter retribuitivo da pena não afasta os direitos humanos fundamentas, a respeito do princípio da dignidade humana, o qual permiti o convívio familiar e condições mínimas de subsistência, o qual estaria sendo desrespeitado pela manifesta transferência sem direito de pleitear por sua permanência no ulterior presidio.

Em atenção ao ora solicitado, Vossa Excelência, indeferiu o requerido sob o fundamento de que encontram-se extremamente abarrotados os presídios da Capital, conforme o Controle Diário da População Carcerária de … (numeração) Gerência de Núcleo de Pesquisa e Estatística.

Explicou ainda que o direito a manter o convívio com seus familiares não é absoluto e ainda que a medida é respaldada por atender o interesse público, visto que tal acolhimento do solicitado ensejaria a possibilidade de outros presos usufruírem dos mesmos proventos o que agravaria a crise carcerária que sofre o País. O que nada se opõe deste entendimento.

Inicialmente, resta mencionar que as transferências visavam evitar possíveis motins e rebeliões que estavam ocorrendo em todo cenário nacional, motivando-se assim medidas de urgência, todavia o que legitimava as transferências na ocasião era a separação de duas facções que “dominavam o sistema carcerário”, todavia no dia … (identificar o dia) do corrente mês fora autorizada a transferência de mais de 200 presos.

Ocorre que o apenado encontra-se em isolamento desde o dia citado, visto que apenas este sobrou no local estando inclusive temendo por sua integridade física.

Desta forma, requer que seja transferido para algum presídio da Capital em virtude de terem sido distribuídos presos de suposta facção e este ser um alvo fácil para motins ou rebeliões, mesmo que não seja vinculado a facções é inegável os riscos que existem em misturar reeducando desvinculado ou contrário a facção.

Alerta-se que foram realizadas diversas transferências do presídio do agreste, amplamente divulgado pelos principais canais de informação, conforme segue alguns endereços eletrônicos e suas respectivas citações:

De acordo com a Seris, 160 presos sairam do presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira e estão sendo encaminhados para o presídio do Agreste, de onde saem outros 160 presos para o Baldomero Cavalcanti.

Segundo o secretário da Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, a ação é permanente e preventiva.

“O governo do estado não medirá esforços para fortalecer a segurança nos presídios. Com essas ações, reafirmamos o controle dos presídios e, principalmente, a integridade física de todos”, ressalta o secretário.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2017/02/secretaria-remaneja-320-detentos-de-presidios-de-maceio-e-do-agreste.html

 

Posto isto, é sabido que este procedimento gera um grande dispêndio ao aos cofres públicos, o qual não deve ser realizado por motivo de mero interesse pessoal, entretanto no caso em comento tal medida está em conformidade com as medidas adotadas para combater os movimentos que desestabilizam o sistema carcerário, irá resguardar o interesse público, evitando conflitos e ainda assegurara a integridade física do apenado.

Cabe ainda ressaltar que a situação em que se encontra é demasiada perigosa, visto que em situações semelhantes existem precedentes de morte na unidade prisional do agreste, conforme o sitio da globo local:

[…] Detento do presídio do Agreste de AL é achado morto em cela isolada

José Clinton foi achado enforcado na noite do sábado (04).Ele cumpria pena por roubo e não recebia visitas. […]

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2017/02/detento-do-presidio-do-agreste-de-al-e-achado-morto-em-cela-isolada.html

Por todo o exposto, data vênia, requer que seja autorizada a transferência visto que os novos fatos tornam insustentável a persistência do apenado na unidade prisional em questão.

 

3 – DO PEDIDO

Diante do exposto, requer o Peticionante que seja apreciada a sua solicitação de transferência para que por fim seja AUTORIZADA A TRANSFERÊNCIA DO REQUERENTE, por medida de segurança, do Presidio do … (indicar o presidio atual), e ainda que sejam autorizados os demais atos para a realização da transferência.

Termos em que,

Espera deferimento.

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

 

… (Município – UF), … (dia) de … (mês) de … (ano).

 

ADVOGADO

OAB n° …. – UF

 

 

Automatize a Produção de suas Petições - Torne sua Advocacia ainda mais inteligente

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.