parcerias na advocacia digital
Parcerias e Filiais

Parcerias na advocacia: veja como realizá-las na advocacia digital!

As parcerias na advocacia são fundamentais para aumentar a base de clientes e, consequentemente, o lucro do seu escritório. Além disso, essa estratégia também pode ser interessante para fazer networking entre colegas da profissão que, mesmo que não se tornem parceiros, podem lhe indicar quando algum caso do seu nicho aparecer.

Mas, na advocacia digital, será que elas valem a pena? Como realizá-las sendo um advogado à distância? Felizmente, isso também é possível. Acompanhe a leitura, entenda mais sobre as parcerias na advocacia digital e veja como são realizadas no ambiente virtual!

Parcerias na advocacia digital: por que elas são interessantes?

As parcerias entre advogados ou escritórios são muito comuns. Inclusive, essa prática pode ser feita tanto por pequenos escritórios ou advogados autônomos quanto por grandes bancas já consolidadas no mercado. 

Essa estratégia permite que profissionais consigam atrair mais clientes e otimizem seu tempo, passando a atender somente nas áreas que gostariam. 

A parceria pode ocorrer, por exemplo, no momento em que você direciona clientes ao seu parceiro que oferece serviços em um nicho em que você não atua. No caso dele, sempre que aparecer um indivíduo com alguma demanda da sua área, ele o direciona a você.

Advogados fazem parcerias também para atuar em casos que envolvem mais de uma área. Assim, dividem os honorários em uma ação. 

Outro cenário muito comum se dá em relação à contratação de correspondentes para atuar em determinadas cidades que o escritório possui demandas.

Ou seja, o objetivo da parceria é sempre economizar tempo e dinheiro, além de possibilitar aumento da base de clientes e dos ganhos. 

Na advocacia digital, elas também podem ser feitas e funcionam da mesma maneira que na tradicional. Nos últimos anos, o avanço da tecnologia possibilitou que muitos profissionais atuassem de forma remota. 

Sendo assim, as parcerias no ambiente virtual podem ser definidas como um acordo de trabalho entre advogados e escritórios que visam oferecer um serviço de melhor qualidade e com a agilidade que o meio online anseia.

O que uma parceria jurídica digital precisa ter para ser bem sucedida?

Realizar parcerias na advocacia digital pode não ser a etapa mais difícil. O principal desafio é conseguir manter uma relação de confiança. 

Tanto nos escritórios que atuam presencialmente quanto nos que trabalham apenas de forma remota, as parcerias precisam ser levadas a sério por ambos os acordantes.

Isso significa que todos os envolvidos devem estar empenhados em manter o que foi combinado, sempre buscando fazer o seu melhor, independente dos resultados nos primeiros momentos. 

Tratando especificamente das parcerias na advocacia digital, embora os profissionais possam nunca ter contato de forma presencial, é importante sempre manter o diálogo, para que ambos lembrem do compromisso firmado. 

Quais as vantagens das parcerias na advocacia digital?

 As parcerias jurídicas virtuais têm certas vantagens em relação às tradicionais. Veja abaixo algumas delas.

Possibilidade de crescer sem aumentar os custos do escritório

Se você é um advogado que atua à distância, as parcerias podem ser uma maneira de aumentar sua carteira de clientes e fazer seu escritório digital crescer sem precisar aumentar os custos com ele. Lembre-se de que um escritório virtual não tem os gastos que um negócio físico demanda. 

Contar com uma equipe de especialistas

Se a sua banca atua de forma presencial e deseja expandir para a prestação de serviços advocatícios online, as parcerias com advogados digitais podem ser interessantes para isso. 

Desse modo, você consegue contar com o auxílio de profissionais de diversas especialidades que atendem os casos que você disponibilizar. 

Encontrar parceiros em qualquer local do país ou exterior

As parcerias na advocacia digital podem ser realizadas com profissionais de qualquer local do país e até do exterior, em consonância com a demanda do seu escritório. 

Melhora na prestação de serviços

Ter parceiros possibilita melhorar a execução dos serviços para ambos. Além disso, como essa nova maneira de trabalho está ganhando espaço no mercado, ter um colega para realizá-los via internet é interessante e pode atrair ainda mais clientela para o seu escritório. 

Como realizar parcerias na advocacia digital?

As parcerias jurídicas online podem ser realizadas tanto por dois escritórios digitais quanto por um escritório que atua presencialmente com um profissional que trabalha à distância, por exemplo. Veja abaixo como realizar boas parcerias digitais na advocacia!

Para advogados digitais que desejam realizar parcerias

Os advogados digitais que desejam realizar parcerias podem fazê-las tanto com outros colegas, para atender clientes que o outro enviou, quanto com escritórios físicos e virtuais.

Entre em contato com aqueles que podem trazer benefícios ou que você acredita que pode criar uma boa relação. Apresente-se como especialista e converse para que ambos cheguem a um acordo que possa ser interessante aos dois lados. 

Uma maneira de atuar em parceria é trabalhando sob demanda. Nessa situação, o advogado atuaria oferecendo serviços para advocacias em diversos locais do país, totalmente de forma remota e somente quando houver casos que lhe interessem.

Para escritórios que desejam realizar parcerias com advogados digitais

O escritório, físico ou virtual, que deseja realizar parcerias tem muito a ganhar com elas. A possibilidade de atender em outras áreas de conhecimento, bem como ampliar os serviços oferecidos de maneira remota podem ser um diferencial para a empresa. 

Desse modo, entre em contato com profissionais que sejam especialistas em áreas que podem ser estratégicas para o seu escritório. 

Ter uma boa base de parceiros especialistas pode até melhorar a competitividade da sua advocacia no mercado.

O escritório pode acordar para que trabalhem sob demanda, conforme citado anteriormente. Assim, a parceria ocorreria somente em determinados casos. 

No entanto, é fundamental manter um bom relacionamento. Os profissionais precisam saber que o escritório está comprometido com a parceria realizada.

Contratação de uma equipe jurídica digital

Além das parcerias, é válido comentar sobre a contratação de advogados para atuar em seu escritório de forma totalmente à distância. Contar com uma equipe digital é uma boa solução para fazer o negócio crescer. 

Sendo assim, é possível trabalhar da mesma maneira que um escritório tradicional, mas com advogados digitais. 

Desse modo, é possível atender clientes e realizar serviços online em diversos segmentos do Direito ou assuntos específicos de uma área. Ter um escritório virtual com uma equipe que atue remotamente não apenas implica em redução de custos com estrutura física, mas pode resultar em aumento da eficiência e produtividade dos profissionais.  

As parcerias na advocacia digital podem ser benéficas tanto para o advogado que atua de forma remota quanto para os escritórios físicos que precisam prestar serviços online e para os virtuais que gostariam de crescer. Portanto, não deixe de ter parceiros no digital e faça uma advocacia virtual cada vez mais eficiente!

Preparado para ser um advogado 4.0 e se diferenciar no mercado? Entenda como começar na advocacia digital!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas