Baixa produtividade nos escritórios: O segredo para identificar!

Fato relevante na administração de pessoal em escritórios de advocacia é medir a produtividade pessoal de cada membro da equipe, mas como fazer isso? Como evitar a baixa produtividade nos escritórios de advocacia?
O acompanhamento através do horário de trabalho com a observação que podemos analogicamente chamar de “observação à olho nu” da baixa produtividade nos escritórios, em que o gestor fica monitorando o controle de horários pela chega, saída e o tempo que os funcionários não estão “tomando cafezinho” é altamente ilusório e insuficiente, sendo cada vez menos adotado.
Por vezes também gera grandes injustiças e distorções nos escritórios, pois acabam por incentivar que a agilidade na realização de tarefas fique como uma questão secundária, já que quanto mais tempo demorar para realizar uma tarefa, menos trabalho o colaborador terá que assumir.

Como melhorar a baixa produtividade nos escritórios?
O grande segredo para mudar esse quadro é a alteração do modo de controle da produtividade, tirando o foco em horários e passando para o foco em tarefas.
A produtividade com foco em tarefas não exclui o controle de horários e jornada diária e semanal, mas permite uma grande flexibilização, excluindo a baixa produtividade nos escritórios.
Isso porque, o colaborador que está entregando a suas tarefas em um volume adequado, e criando uma condição ideal para que todo restante da equipe desenvolva as tarefas dependentes dele, e adaptando a sua jornada de trabalho a vida pessoal é o que realmente importa, e não parado na frente do computador.

A produtividade por tarefas permite a banca visualizar que, muitas vezes, o colaborador que parece que está toda hora “matando tempo no cafezinho” é o que mais produz, e que faz as tarefas de forma ágil e eficiente, e por outro lado, o colaborador que está sempre na frente do computador, muitas vezes está se amarrando para resolver as tarefas.
Para implantar a Gestão por produtividade focada em tarefas existe uma “Mentoria de Gestão por Tarefas e Produtividade em Escritórios” da ADVBOX, a qual ensina como aplicar ao seu escritório, onde nossos consultores farão um treinamento, mais um acompanhamento de implantação por 3 meses, além de uma cartilha explicativa e uma vídeo-aula sobre o tema.
Nesta mentoria, também é ensinada a implantação do Home Office no seu escritório, com a manutenção da produtividade em alta.
Se você acredita que está com problemas de produtividade no seu escritório ou se quer aumentar a produtividade da sua equipe, entre em contato com um dos nossos consultores por aqui.
Fale conosco e saiba mais!


Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.