Jornada de trabalho na advocacia: por que você deve apostar na produtividade?

Gestores de escritórios de advocacia têm em suas mãos grandes desafios e, entre eles, está a necessidade de controlar a jornada de trabalho da equipe e garantir, por consequência, que a produtividade dos times seja alta.
A legislação aponta que a jornada de trabalho máxima de um advogado é de quatro horas diárias ou 20 horas semanais. Entretanto, existem exceções no caso de acordos, convenções coletivas ou, ainda, quando há dedicação exclusiva.
No caso de exclusividade, o artigo 12 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, define que serão remuneradas as horas trabalhadas que excederem a jornada de 8 horas diárias.
Mais do que destacar a questão legal sobre a jornada de trabalho de advogados, este post tem como objetivo auxiliar gestores e áreas de controladoria dos escritórios de advocacia a compreender como utilizar o período de trabalho dos colaboradores da melhor forma.
Nos últimos anos, as tendências na administração de negócios e recursos humanos têm ganhado outras vertentes. E uma delas é o incentivo aos colaboradores a considerar as entregas mais valiosas do que propriamente a quantidade de horas trabalhadas.
Em um cenário em que o trabalho pode acontecer em qualquer lugar do mundo e temas como a produtividade estão em alta, é decisivo que o seu escritório comece a olhar para possibilidades como a metodologia de trabalho que leva em consideração as entregas do time e não somente as horas da jornada de trabalho.
Quer entender como operacionalizar um escritório de advocacia que prioriza a mensuração do trabalho intelectual é a grande chave deste post.
Continue a leitura para compreender como fazer com a ajuda da tecnologia.
Qual a jornada de trabalho?
A jornada de trabalho de um escritório de advocacia que considera uma metodologia de produtividade é diferente se comparada com um negócio que busca basicamente o cumprimento das horas trabalhadas.
Ao estimular a realização das atividades por meio de um sistema de pontuação (que logo vamos explicar como pode ser feito) os gestores permitem que a equipe tenha mais autonomia e flexibilidade de horários.
Além disso, o método garante mais rendimento e facilidade no controle da equipe sem que as lideranças tenham que ser invasivas.
Agora vamos entender como funciona a metodologia por pontuação de tarefas e como ela se destaca em relação ao acompanhamento tradicional, feito por horas da jornada de trabalho.
Metodologia Taskscore
Um estudo da ADVBOX confirmou que, em média, um processo judicial pode ser dividido entre 30 e 70 tarefas.
Na prática isso significa que, ao aplicar uma metodologia que considera a pontuação por atividades, esse processo será dividido de forma que cada uma das 30 a 70 tarefas receba um peso diferente.
Ao realizar o cadastro do processo em um software jurídico como a ADVBOX – que já conta com essa metodologia – a pessoa responsável por essa atividade no escritório de advocacia poderá fazer a divisão das tarefas. E, dessa maneira, cada uma das ações recebe uma pontuação.
O peso dado para cada uma das atividades leva em consideração a dificuldade para completar, importância, tempo que levará para ser realizada ou, ainda, outro KPI que o escritório definir.
A partir da pontuação estabelecida e os processos cadastrados inicia-se a verdadeira gestão feita por meio da metodologia Taskscore.
A jornada de trabalho do advogado com Taskscore
Do ponto de vista do advogado, o profissional passa a ter a sua jornada de trabalho acompanhada por meio da entrega das suas tarefas – ou seja, por meio de produtividade.

Na advocacia, quando o controle da jornada de trabalho é feito de forma exclusiva pelo tempo, a produtividade cai.
Isso acontece porque, dessa forma, os advogados são limitados ao horário e não têm chances de aumentar seus ganhos com entregas feitas de acordo com a importância e relevância do trabalho.
Na divisão por tarefas o advogado tem benefícios como:
- Conhecer exatamente o volume de trabalho que terá em determinado período;
- Receber recompensas a partir da entrega das tarefas. Ao atingir determinada pontuação o advogado pode receber benefícios como folgas, horários flexíveis de trabalho e até a realização de cursos ou participação em eventos;
- Motivação para manter a produtividade em alta e receber reconhecimentos pelas entregas bem-sucedidas.
Benefícios de acompanhar a jornada de trabalho por Taskscore: visão de gestores
Para gestores, acompanhar a jornada de trabalho por meio da metodologia de Taskscore também traz inúmeros benefícios.
Como falamos no início deste texto, o fato de poder dividir as atividades entre todos os advogados e saber exatamente o que cada profissional precisa fazer permite um acompanhamento pontual, sem ser invasivo.

Além disso, em uma era em que os dados são valiosíssimos, ter informações precisas sobre como está o andamento de cada uma das ações é fundamental para gestores e pessoas responsáveis pela controladoria dos escritórios.
Com a metodologia de Taskscore, gestores evitam que prazos sejam perdidos, conseguem responder às dúvidas de clientes, além de evitar a sobrecarga de colaboradores.
Ao contar com o software da ADVBOX, advogados e gestores podem realizar o acompanhamento de todas as tarefas e suas pontuações em um único dashboard que é atualizado em tempo real e de fácil entendimento.
Para começar a utilizar os benefícios da tecnologia é simples: basta solicitar o teste de 7 dias gratuitos para compreender como a ADVBOX pode transformar a maneira como seu escritório lida com as atividades e a jornada de trabalho dos colaboradores.


Equipe ADVBOX