Foco e produtividade: qual é a relação? Descubra aqui!
Gestão na advocacia

Qual é a relação entre foco e produtividade? Aprenda nesse artigo!

Existe uma grande relação entre foco e produtividade. Sendo assim, trabalhar o primeiro é uma excelente forma de aumentar o desempenho e realizar um trabalho com melhor qualidade. 

Atualmente, estamos em uma sociedade na qual o excesso de informações atrapalha. Como resultado, as pessoas estão cada vez mais distraídas e com dificuldade de prestar atenção em apenas uma única coisa.

Por isso, é fundamental falar de foco e produtividade para impedir que o seu escritório tenha esse problema. Acompanhe a leitura e aprenda sobre esse assunto!

O que é foco e produtividade?

Primeiramente, foco e produtividade são dois conceitos totalmente diferentes. É importante conceituar cada um para depois entender a relação entre eles. 

A produtividade é a capacidade de produzir, criar, fazer ou fabricar mais em menos tempo. Ela não se relaciona apenas com a quantidade de trabalho, mas principalmente com a qualidade dele.

Logo, ser produtivo é conseguir fazer mais no tempo disponível (ou menos disso) e ainda garantir que o trabalho realizado manteve a qualidade. Além disso, a pessoa produtiva sabe gerenciar muito bem o seu tempo e focar somente no que realmente importa para conseguir os resultados que almeja.

Por outro lado, o foco é o estado mental em que uma pessoa consegue manter a total atenção em uma atividade, abstraindo-se das distrações. Em outras palavras, é a capacidade de se concentrar em algo e utilizar todo o seu tempo e energia nele.

Qual é a relação entre foco e produtividade?

Foco e produtividade estão diretamente ligados, visto que esta última só ocorre se existir o outro. 

Nesse sentido, para garantir um alto desempenho dos seus colaboradores, é preciso que eles estejam focados na atividade que precisam fazer. 

Ao contrário do que muitos imaginam, ser multitarefa, ou seja, fazer diversas atividades ao mesmo tempo, não contribui para que os trabalhadores produzam mais. Pelo contrário, isso apenas prejudica a atenção e compromete a qualidade. 

Logo, o segredo para continuar produzindo mais e com qualidade é focar em uma atividade de cada vez. 

O foco evita que eles se distraiam com o que não importa e trabalhem em direção aos objetivos do negócio. Isso aumenta a produtividade da equipe e principalmente, contribui para que o profissional utilize bem o seu tempo, direcionando os seus esforços somente no que importa para conseguir os resultados que deseja.

Em síntese, para ser produtivo, é preciso ter foco para garantir que as tarefas diárias sejam feitas em tempo hábil e com qualidade. Assim, o trabalhador entrega as suas obrigações no prazo correto e termina o seu expediente com a certeza de que fez um excelente trabalho.

Aprenda a deixar as equipes jurídicas do seu escritório produtivas! Baixe o ebook e veja como: 

produtividade na advocacia

Por que é importante manter o foco e produtividade no trabalho?

Foco e produtividade são dois fatores que todo gestor precisa garantir nas equipes. Embora manter-se focado caiba apenas a cada um dos membros do time, o líder pode dar direcionamentos e dicas para que a falta de atenção não atrapalhe o trabalho em conjunto e as entregas individuais. 

Conforme mencionado, manter o foco é fundamental para garantir um bom desempenho e assegurar que as tarefas sejam feitas com qualidade. Dessa forma, a produtividade do trabalhador aumenta, podendo até entregar mais do que o esperado.

Entretanto, de nada adianta ter um trabalhador focado se os outros colegas não estão e ficam interrompendo-o. É preciso que todos pratiquem a capacidade de se concentrar para não prejudicar os outros integrantes da equipe e o trabalho coletivo.

Foco e produtividade: qual é a relação? Descubra aqui!
Foco e produtividade: qual é a relação?

O que causa a falta de foco e prejudica a produtividade?

De antemão, é preciso entender que existem diversos fatores, externos e internos, que podem causar a falta de foco e assim, prejudicar a produtividade. Veja abaixo alguns dos maiores causadores da falta de foco e produtividade no trabalho!

Agenda lotada

Uma das principais causas de falta de foco é o excesso de trabalho. Estar com a agenda lotada pode causar ansiedade e deixar os trabalhadores confusos, sem saber no que focar e por onde iniciar as suas tarefas. 

Ambiente de trabalho desconfortável ou barulhento

Os escritórios de advocacia que ainda atuam com parte ou toda a equipe de forma presencial precisa se atentar a esse ponto. O ambiente de trabalho precisa ser harmônico e possibilitar que o trabalhador consiga produzir.

Locais barulhentos, agitados, com muitas interrupções ou com má estrutura física (falta de iluminação ou espaço para todos, por exemplo) podem dificultar que as pessoas apresentem um bom desempenho. 

Estar sempre conectado a internet

Outro grande problema que prejudica o foco e produtividade é o fato dos trabalhadores estarem sempre conectados a internet. Entenda que a internet em si não é o problema, mas sim a falta de auto policiamento no momento de utilizar redes sociais, sites e aplicativos de mensagens, por exemplo. 

Excesso de informação

O excesso de informação talvez seja um dos maiores problemas do século, que se agrava conforme a tecnologia avança. A todo instante, somos bombardeados com notícias e conteúdos dos mais variados tipos. Logicamente, no ambiente de trabalho isso também acontece.

Sendo assim, ela pode tirar o foco das pessoas em diversos momentos, prejudicando o andamento das tarefas e em casos mais graves, o atraso delas. 

Falta de rotina e planejamento

Infelizmente, muitos colaboradores não possuem uma rotina e um planejamento. Não ter noção do que precisa fazer dificulta o foco, resulta em desorganização e pode resultar em procrastinação. 

Ambiente desorganizado

Os escritórios que atuam com as equipes em home office precisam alertar os colaboradores para evitarem trabalhar em um ambiente desorganizado. Isso porque a pessoa pode perder muito tempo procurando por algo e perder a atenção com o excesso de informações no local, ocasionando a falta de foco e produtividade. 

Da mesma forma, é preciso garantir que o ambiente de trabalho no escritório também esteja em ordem, caso haja funcionários atuando presencialmente. 

Saúde debilitada

A ausência de foco e produtividade pode ocorrer pelo fato de o colaborador estar com algum problema de saúde. Diversos podem ser os óbices. 

Trabalhar muito tempo sentado e não se exercitar, por exemplo, pode causar dores, tensões e incômodos. Problemas psicológicos e mentais, como depressão e ansiedade também podem prejudicar e precisam ser tratados com a devida seriedade.

Além disso, a falta de sono ou de uma alimentação saudável reflete negativamente no trabalho das pessoas. Logo, é fundamental garantir uma boa noite de sono, uma alimentação saudável e se exercitar durante o dia. 

Está gostando da leitura? Veja abaixo outros artigos que complementam esse post:

Quais são os pontos importantes para manter o foco e produtividade?

Em primeiro lugar, é importante entender que é possível aprender e exercitar a capacidade de ter foco e ser produtivo. Contudo, é fundamental haver mudanças de hábitos e de rotina para conseguir alcançar esse objetivo.

Veja abaixo o que é preciso para manter o foco e produtividade!

Organização

Não é possível ter foco e produtividade sem organização. Por isso, é importante organizar o ambiente de trabalho e a agenda, sempre deixando-a pronta no dia anterior. 

Assim, torna-se possível ter clareza do que se deve fazer, evitando-se, assim, a procrastinação e esquecimentos.

Momentos de pausa

Manter o foco e trabalhar de forma constante pode levar ao esgotamento. Os momentos de pausa, inclusive no trabalho, são importantes para recuperar as energias e conseguir focar na próxima atividade. 

Nosso cérebro precisa de pausas, pois ele perde a concentração depois de muito tempo focado em algo.

Hábitos saudáveis

Conforme você verificou, é importante manter hábitos saudáveis para conseguir ser produtivo e focado. Isso porque uma rotina sem eles reflete negativamente no desempenho que uma pessoa tem durante o dia.

Logo, busque ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, dormir a quantidade de horas que necessita para se sentir bem, dentre outros aspectos.

Rotina 

Criar uma rotina também ajuda no foco e produtividade. Isso porque ela nos auxilia a entender o que é preciso fazer durante o dia e o que é importante. 

Além disso, incluir hábitos saudáveis na rotina também contribui para que a nossa sensação de bem estar e autocontrole aumente. 

Eliminar distrações

Durante determinadas atividades, busque eliminar distrações e práticas que tomem muito o seu tempo. Enquanto está trabalhando, por exemplo, evite utilizar as redes sociais e responder e-mails a todo momento. 

As distrações ocorrem a todo instante. O ideal é eliminar todo tipo de prática que tire a sua atenção em todas as atividades importantes, como: trabalho, exercícios, estudos, dentre outros. 

Prioridades 

Foco e produtividade tem relação direta com a definição de prioridades. Ou seja, é focar no que realmente importa e traz resultados e não perder tempo com tarefas e atividades desnecessárias. Assim, você gerencia melhor o seu tempo e não desperdiça energia à toa.

Pensamento no longo prazo

Foco e produtividade também dependem da determinação. Logo, é preciso ter o pensamento sempre voltado para o longo prazo. Pense no que você conseguirá se conseguir bater as suas metas até a data planejada. 

Divisão de tarefas

As pessoas têm diversas tarefas para executar durante o dia. No trabalho, isso também é comum. Dividir as tarefas por grau de prioridade ou complexidade contribui para melhorar o foco e produtividade. Dessa forma, é possível gerenciar melhor o tempo e entregar tudo no prazo estabelecido. 

Aprenda a realizar uma gestão por tarefas eficiente para medir o grau de produtividade da sua equipe no trabalho remoto! Assista ao vídeo abaixo e veja como:

Como aumentar o foco e a produtividade?

Existem diversas maneiras de manter e aumentar o foco e a produtividade. Veja abaixo algumas sugestões que podem contribuir para melhorar esse aspecto na sua vida! 

Aprenda a dizer não

Para ter foco e ser produtivo, é importante saber dizer “não” para o que não interessa. Diga “sim” apenas ao que realmente importa.

Dizer “não” é difícil para muitas pessoas. Contudo, é fundamental para evitar a sobrecarga de informações e afazeres. Por isso, é importante exercitar essa prática.

Não seja multitarefa

Mesmo que você tenha muitas tarefas para realizar, certifique-se de focar em uma de cada vez. De modo algum pratique o multitasking, pois isso apenas prejudicará o seu desempenho e a qualidade do seu trabalho.

Lembre-se: a chave para o sucesso está em fazer uma atividade de cada vez.

Prepare o seu ambiente

O ambiente em que você trabalha deve propiciar um bom desempenho. Logo, deixe a sua mesa organizada, elimine o excesso de informações (papéis, decoração, itens desnecessários, por exemplo) e deixe-o o mais minimalista e limpo possível.

Caso trabalhe de forma remota sem ser no home office, o ideal é escolher um local confortável e que não seja barulhento para trabalhar, como uma biblioteca ou uma cafeteria. 

Defina metas diárias

Uma maneira de manter-se sempre focado e produtivo é definir metas diárias. Dessa forma, todos os membros da equipe podem determinar metas individuais e coletivas, se desejarem, para conseguir um alto desempenho.

Aplicar isso no dia a dia, seja no trabalho ou em outros aspectos da vida pessoal, contribui para a sensação de bem estar, fazendo com que a pessoa termine o dia satisfeita pelo fato de ter utilizado bem o tempo e de ter conseguido bater todas as metas que se propôs. 

Não procrastine

A procrastinação é inimiga do foco e produtividade. Ela deve ser eliminada, pois pode prejudicar a organização das suas atividades e causar acúmulo de tarefas. Por isso, sempre que pensar em deixar algo para depois, lembre-se do acúmulo de atividades que você pode ter depois. 

Organize a sua agenda 

Tenha o hábito de sempre deixar a sua agenda do dia pronta na noite anterior. Você pode, no dia anterior, anotar tudo o que precisa fazer no dia seguinte e definir o que é prioridade. Isso lhe ajudará a ser mais organizado. 

Elimine as distrações 

Aprenda a trabalhar e fazer outras atividades importantes sem estar conectado às redes sociais. Se possível, deixe o celular no modo silencioso e fora de vista. 

Quando precisar focar em alguma tarefa, avise os outros membros da sua equipe que você não visualizará e responderá mensagens de ninguém. 

Treine o seu cérebro

Outra dica para manter e aumentar o foco e a produtividade é treinando o seu cérebro. Adquira o hábito de ter atenção total em uma atividade de cada vez e não ceder às interrupções. 

Use métodos de produtividade  

Por fim, uma última dica que pode ajudar é aprender algum dos métodos de produtividade. Existem diversos deles, como KanBan, Pomodoro, Matriz Eisenhower, dentre outros. 

O ideal é conhecer alguns deles e escolher o que mais lhe agradar para auxiliar na definição de prioridades. 

O que aumenta o foco? 

Diversas práticas podem aumentar o foco de uma pessoa em suas atividades, sejam profissionais ou pessoais. Por exemplo, eliminar distrações e organizar a agenda com antecedência são algumas delas. 

Além disso, práticas como a meditação, mindfulness e os exercícios físicos também podem contribuir para melhorar o foco. 

Em conclusão, você pode ver que foco e produtividade estão relacionados. Por isso, é fundamental praticar a concentração para garantir um desempenho melhor. As dicas desse artigo servem tanto para melhorar a produtividade no trabalho quanto em outros aspectos, inclusive da vida pessoal. Por isso, recorra a ele sempre que precisar consultar alguma informação.

E se esse artigo lhe pareceu interessante, compartilhe-o com outras pessoas!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas