Capital de Giro
Financeiro

Como funciona o capital de Giro e CCC na advocacia?

Vídeo descritivo do Capital de Giro e CCC (Ciclo de Conversão de Caixa) na Advocacia em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Você sabe quanto o seu escritório aguenta crescer? Já ouviu a frase: “Não tente dar o passo maior que a perna?”.

O que é Ciclo de Conversão de Caixa?

Nós da ADVBOX já ouvimos muitas vezes e, por isso, decidimos estudar a fundo a questão e entender o que é de fato o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa).

Em resumo, Ciclo de Conversão de Caixa é o tempo que o dinheiro que você investe leva para retornar para o seu caixa.

Sendo assim, são 3 ciclos em um escritório de advocacia:

  1. Ciclo de Prospecção;
  2. Ciclo de Produção;
  3. Ciclo de Execução.

Como calcular o CCC?

Se o escritório recebe todos os honorários no final da ação, é preciso um capital de giro investido muito robusto, capaz de pagar as contas durante todos os três ciclos.

Por outro lado, se o escritório recebe todos os honorários no final do primeiro ciclo, ou seja, quando fecha o contrato com o cliente, o CCC é muito menor, bem como o capital de giro investido.

Exemplo de cálculo do CCC

Por exemplo: Comparamos um advogado trabalhista que cobra os seus honorários ao final da ação com um advogado de família que cobra no início. Ambos profissionais demoram 2 meses para prospectar um caso desde o momento que investem seu dinheiro ou tempo na prospecção, bem como ambos levam 12 meses para instruir o processo e mais 10 meses para executar o processo.

Da mesma forma, para os dois advogados o investimento para conquistar um cliente é de 500 reais e o custo total do processo é de 1000 reais, totalizando 1.500 reais.

Para o advogado trabalhista, o ciclo de conversão de caixa é de 24 meses, isto é, 2 anos, e ele terá que fazer retornar ao caixa o valor de 1.500 reais.

Durante todo esse tempo, o advogado trabalhista não irá presenciar nenhum valor entrando no seu caixa e precisa disponibilizar esse valor do dinheiro obtido com outras ações, consumindo do caixa do escritório. Tal fato impede que durante todo esse tempo o advogado possa investir mais em prospecção de clientes.

Para você compreender, se o advogado trabalhista prospectar 10 casos por mês terá que ter capital de giro para sustentar 240 casos sem ganhar nada. No exemplo, isso corresponderia a 360 mil reais.

No entanto, para o advogado de família, o CCC é de 2 meses e ele terá que retornar os mesmos 1.500 reais. Todavia, não precisa adiantar valores tão pesados do seu caixa. Nesse caso, só precisa dispor de capital para financiar o ciclo de prospecção de clientes. No exemplo, apenas 2 meses.

Seguindo a mesma ideia, para prospectar 10 casos por mês necessita de capital de giro para sustentar apenas 20 casos sem ganhar nada. No exemplo, corresponde a 30 mil reais.

Sim, são 12 vezes menos capital investido em um escritório.

Como saber qual o CCC do meu escritório?

Sendo assim, responda algumas perguntas:

  • Você sabe qual é o CCC do seu escritório?
  • Você sabe quanto tempo, em média, demoram as principais ações que você atua?
  • Você sabe qual é a média de honorários e de custos em cada uma delas?

Se você não sabe e quer ter esses dados à mão, precisa conhecer a ADVBOX e o Business Intelligence que ela oferece. Você irá subir de nível a sua gestão jurídica.

Vale salientar que existem várias formas de lidar com o CCC na advocacia e melhorar o fluxo de caixa do escritório. No entanto, um conselho que fica é: não importa a sua área, sempre cobre honorários iniciais, nem que sejam poucos. Sem eles, seu escritório irá sofrer muito financeiramente e ter sérias dificuldades para crescer.

Capital de Giro e CCC (Ciclo de Conversão de Caixa) na Advocacia

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Para assistir este episódio basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

capital de giro
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas