Controle financeiro em escritórios de advocacia
Financeiro

Controle financeiro em escritórios de advocacia: como fazer?

Enxergar o escritório como uma empresa pode ser um desafio para muitos profissionais que estão no mercado. Ter um controle financeiro dos escritórios de advocacia também.

É fato que a ausência de disciplinas focadas em empreendedorismo nas faculdades de Direito fazem falta, principalmente no início da carreira.

Por isso, entre os pontos que mais devem receber atenção está a importância de um controle financeiro. Sem os cuidados com as finanças, sua empresa pode ficar em risco. 

Um escritório de advocacia que não conta com um bom gerenciamento das finanças reflete uma desorganização que pode ser decisiva para que a empresa se mantenha saudável.

É imprescindível ter controle sobre contas a pagar, contas a receber e entender quais os gastos recorrentes e contar com uma reserva para imprevistos. 

E mesmo que você não tenha uma equipe e trabalhe sozinho no escritório, não pense que isso elimina a necessidade de realizar um controle financeiro da empresa. Esse, a propósito, é um dos grandes erros de quem está começando.

Sem controlar o fluxo de caixa do escritório, é comum que muitos advogados misturem o “dinheiro pessoal” do “dinheiro da empresa”. A falta de organização financeira pode impedir que você tenha uma noção clara se o escritório está dando lucros, quais os principais gastos e para onde está indo o seu dinheiro.

Como iniciar um controle financeiro?

Organização é a palavra-chave para um controle financeiro do seu escritório de advocacia.

Como comentamos anteriormente, um bom primeiro passo é ter clareza sobre o que é o fluxo de caixa da sua empresa. 

Registre com muita disciplina informações como:

  • Quais os gastos de manutenção do escritório;
  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;
  • Honorários que já venceram e aqueles que estão por vencer;
  • Folha de pagamento (sim, inclua um salário para você caso trabalhe sozinho).

São muitos detalhes que não podem passar despercebidos e, como você pode imaginar, fazer isso sem o auxílio de uma ferramenta pode levar muito tempo. Por isso, aqui vai nossa segunda dica: conte com a tecnologia para fazer o seu controle financeiro. 

Como ter o controle do seu dinheiro?

Sim, você precisa que o seu tempo seja dedicado para o acompanhamento das ações de seus clientes e também prospectando novas pessoas que contratem o escritório.

Por isso, a sua ferramenta de controle financeiro deve ser de fácil gestão. 

E mesmo que você conte com uma equipe para o cuidado das finanças da empresa, esses dados devem ser armazenados em um ambiente seguro. E é aqui que entra a tecnologia. 

Contar com uma plataforma que facilite a gestão e o controle financeiro de maneira eficaz é o meio ideal para simplificar uma área que é complexa.

Por isso, anote três pontos específicos sobre o menu financeiro da ADVBOX. 

Vantagens na cobrança digital dos honorários

Ao utilizar a ADVBOX você pode gerar boletos para seus clientes diretamente nos software.

A fatura para pagamento é enviada para o e-mail da pessoa que já está associado ao perfil dela no sistema.

Os boletos enviados para o cliente podem ser pagos em caixas eletrônicos ou por meio de internet banking. 

Aqui a principal vantagem é que seu cliente ficará muito mais confortável com relação às questões de pagamentos e você não precisa trazer esse assunto de forma tão direta. 

Controle financeiro

Dessa maneira, seu relacionamento com o cliente se torna muito mais saudável. 

Ele jamais vai associar sua imagem com a de alguém que só está preocupado com o momento do pagamento. Em caso de inadimplência, o sistema também vai gerar um alerta e a cobrança pode ser feita por alguém da sua equipe.

Previsões e o controle financeiro em escritórios de advocacia

Você tem uma visão atual sobre quais os ganhos previstos para os próximos três meses no seu escritório? Essa previsão de rendimentos também é determinante para que o controle financeiro aconteça. 

Utilizando um software como a ADVBOX você visualiza em gráficos de simples compreensão quais serão os ganhos futuros.

Para isso, basta cadastrar no menu financeiro as informações de seus processos, incluindo valores, honorários e prazos. De maneira automatizada a plataforma mostrará um gráfico com todas as informações. 

Dessa forma você tem uma visão detalhada de como está a saúde financeira da empresa e conseguirá entender se os valores previstos estão dentro do esperado para que o escritório mantenha o fluxo de caixa.

Você saberá, por exemplo, se precisará ter uma rotina de trabalho mais intensa para correr atrás dos objetivos ou se pode se recompensar com um descanso.

Lembre-se de planejar sempre com base no que tem previsto e evite ao máximo contrair dívidas, contando com empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Quando essas atitudes se tornam constantes, você pode perder o controle financeiro e tornar as dívidas uma grande bola de neve.

Controle de custos e aumento de honorários

Vale reforçar que a organização é o começo para o controle financeiro do seu escritório de advocacia. Você precisa ter em sua lista de atividades o tempo para lançar na plataforma todos os gastos e investimentos do escritório.

Somente dessa forma é que será possível saber qual o custo mensal de cada atividade realizada. 

Com isso você saberá se existem gastos exagerados ou, ainda, vai entender onde poderia haver mais investimento.

Talvez você esteja pensando que não tem recursos para investir em algo que poderia fazer seu escritório crescer, mas não consegue visualizar se existem gastos supérfluos que poderiam ser evitados.

Ou seja, você está deixando de aumentar sua receita por causa de um custo maior que o necessário.

O menu financeiro da ADVBOX é um dos mais completos do Brasil e uma das funcionalidades do software que mais recebe elogios dos usuários.

Em um teste gratuito nos 7 primeiros dias de uso você poderá colocar em prática a organização do seu controle financeiro. 

trial
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas