colaboradores
Controladoria jurídica

Controladoria jurídica tradicional: como deixar o setor ainda mais automatizado?

A controladoria jurídica tradicional ainda está muito presente nos escritórios de advocacia, mas está com os dias contados. O avanço das tecnologias está praticamente obrigando os escritórios e as controladorias a se atualizarem.

Esse setor estratégico, embora essencial para a advocacia crescer e se tornar competitiva, pode melhorar seu desempenho e o de todos aderindo às novidades existentes no mercado.

Mas, o que é controladoria jurídica tradicional? Por que ela precisa se atualizar? Acompanhe a leitura e confira as respostas para esses questionamentos!

O que é controladoria jurídica tradicional?

A controladoria jurídica é um setor estratégico que atua com funções de controle e organização dentro de um escritório de advocacia.

Ela existe para realizar atividades essenciais, como: contratação de correspondentes, digitalização de documentos, análise de dados, análise de desempenho dos colaboradores, controle de prazos judiciais, dentre diversas outras.  Ou seja, trata-se de um departamento que realiza tarefas de back office. 

A controladoria jurídica tradicional é aquela formada por uma equipe que trabalha presencialmente no escritório. Geralmente, estão presentes em bancas com pensamento tradicional e com atuação conservadora, mesmo que seja pouco.

Essas advocacias podem apresentar características como: vício em papéis, pouca atuação no digital, baixa adesão às novas tecnologias, dentre outras.

controladoria jurídica

Sendo assim, a controladoria jurídica tradicional acaba realizando seus trabalhos com poucas ferramentas. Desse modo, podem produzir menos. A atuação da banca também pode ser pouco produtiva, comparando com as que aderem às ferramentas mais atualizadas do mercado.

Controladoria jurídica e a união com a tecnologia

A controladoria jurídica precisa se atualizar urgentemente em relação às tecnologias. Desse modo, ela consegue produzir mais e melhorar os resultados da banca.

Esse setor, quando bem equipado com um software jurídico de qualidade e uma equipe aberta às inovações, consegue trazer diversos benefícios para o escritório. Veja alguns abaixo:

  • Melhora a organização do escritório;
  • Auxilia os advogados em seus serviços;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Possibilita a análise do desempenho de todos;
  • Permite implementar melhorias por meio da análise dos dados;
  • Melhora a organização dos prazos processuais e dos compromissos do escritório;
  • Impede problemas futuros, inclusive financeiros;
  • Auxilia na obtenção de informações valiosas sobre o escritório.

Em outras palavras, ferramentas inteligentes conseguem aprimorar a gestão do escritório. Elas podem trazer informações relevantes e de forma rápida, auxiliando na tomada de decisões.

Além disso, elas impedem os erros humanos em diversas atividades, as quais podem ser delegadas para a máquina e automatizadas por ela.

Sendo assim, uma controladoria jurídica que utiliza programas adequados consegue estabelecer uma atuação mais otimizada, melhorando a produtividade e os resultados dos outros setores. 

O que é controladoria jurídica digital?

A controladoria jurídica digital exerce as mesmas funções que a tradicional. A diferença está no fato de utilizarem um software atualizado e eficiente, além de ter uma forte adesão à tecnologia.

Muitas controladorias jurídicas digitais atuam de forma completamente remota. Ou seja, elas operam o programa virtualmente e realizam suas funções completamente pela internet.

Controladoria jurídica tradicional

Sendo assim, a controladoria jurídica digital pode ser considerada o avanço da tradicional, com uma atuação muito mais otimizada. Isso porque ela segue os novos padrões exigidos pela sociedade atualmente, que está cada vez mais exigindo agilidade e eficiência nos serviços.

Qual é a diferença entre a controladoria tradicional e a controladoria digital?

Ambas exercem as mesmas funções e tarefas em um escritório de advocacia. Sendo assim, qual seria a distinção entre a controladoria jurídica tradicional e a digital?

Basicamente, a diferença está no modo de atuação. Enquanto a tradicional pode ainda exercer algumas tarefas manualmente, a digital busca automatizar tudo o que for possível, melhorando a produtividade e a otimização dos resultados. 

Sendo assim, a atuação de uma controladoria jurídica tradicional pode ser menos eficiente e ágil. A digital, por outro lado, busca sempre se adequar às atualizações, procurando maneiras de melhorar seu desempenho e a do escritório. 

Além disso, para o trabalho da controladoria digital ser promissor, o escritório precisa adotar um software jurídico eficiente, que seja atualizado constantemente. 

A controladoria jurídica tradicional funciona apenas em bancas que ainda adotam processos manuais ou não se adequaram totalmente às novas tendências. Por outro lado, a digital funciona perfeitamente tanto para os escritórios que atendem presencialmente quanto os adeptos da advocacia digital. 

Quais as vantagens da controladoria jurídica digital?

Existem certas vantagens da controladoria jurídica digital, se comparado com a tradicional. Uma delas se dá em relação à melhora na produtividade da equipe..

Além disso, um software reduz a probabilidade de erros que ocorrem em processos manuais. Desse modo, a controladoria pode cometer menos equívocos. Por fim, vale comentar que a controladoria jurídica digital pode reduzir custos, principalmente se os seus colaboradores atuarem remotamente. 

Como realizar a transição da controladoria jurídica tradicional para a digital?

Realizar a transição da controladoria jurídica tradicional para a digital exige certos cuidados. O primeiro passo é treinar os encarregados desse setor para que aprendam a utilizar ferramentas tecnológicas eficientes e saibam trabalhar remotamente.

Como a controladoria jurídica digital precisa contar com um bom software, certifique-se de escolher um que permita que todos atuem de forma digital. Além disso, a ferramenta deve dar suporte para que o escritório consiga escalar o negócio. Essa transição não é difícil, mas é fundamental observar esses dois requisitos. 

Vale mencionar que existem diversos treinamentos no mercado sobre controladoria jurídica digital, além de cursos para capacitar profissionais para atuar nesse cargo. Um deles é a Formação de Controller Jurídico, criado pela ADVBOX.

Como funciona o ADVBOX?

O software jurídico da ADVBOX é uma ferramenta completa que permite que advogados realizem uma gestão completa do escritório. Além disso, possibilita aos profissionais automatizar certas tarefas importantes, mas que são repetitivas.

Dentre as funcionalidades dele, podem ser citadas: controle de prazos judiciais, organização da carteira de clientes, entendimento do perfil da persona do negócio, gestão financeira, dentre diversas outras.

É provavelmente a ferramenta mais completa para auxiliar os escritórios de advocacia a crescerem e se tornarem produtivos. 

Criado com o propósito de dar condições materiais para escritórios digitais em escala, o programa da ADVBOX está apto a estabelecer procedimentos avançados e de melhor desempenho para gerenciar equipes remotas. 

Por isso, nossa ferramenta pode ser a solução para implementar a controladoria jurídica no seu escritório e auxiliá-lo a escalar seu negócio!

Se você deseja entender mais sobre controladoria jurídica digital e as vantagens dela, confira o artigo: O que é controladoria jurídica e como funciona.

A controladoria jurídica tradicional precisa evoluir para atender aos anseios da sociedade. Aderindo às novas tecnologias, ela pode auxiliar o escritório a se tornar um negócio altamente competitivo no mercado. 

Lembre-se que empresas que se atualizam tendem a atrair mais clientes. Portanto, não deixe de avaliar as vantagens da controladoria jurídica digital e realize essa transição para deixar o setor e toda a organização mais otimizada!

Gostou desse artigo? Então aprenda mais sobre controladoria jurídica e veja o que um profissional precisa ter para atuar como controller jurídico!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas