função de um controller jurídico
Controladoria jurídica

Perfil do controller jurídico: o que esse profissional precisa ter para atuar com controladoria!

Antes de contratar um responsável pela controladoria jurídica, é fundamental entender o perfil do controller jurídico. Até porque não basta apenas ter formação em Direito para atuar na área. É preciso verificar se a pessoa realmente sabe realizar seu trabalho com eficiência.

O controller jurídico é um profissional muito requisitado em advocacias. Tanto que o ideal é que esse profissional tenha cursos específicos para laborar com controladoria. 

Leia o artigo e entenda um pouco mais sobre essa profissão e qual é o perfil do controller jurídico ideal para o seu escritório!

O que é um controller jurídico?

O controller, também conhecido como gerente de controladoria, é um profissional que atua na gestão de empresas. 

Os escritórios de advocacia também passaram a necessitar de um gerente de controladoria para realizar o gerenciamento de seus negócios. Assim, surgiram os controladores jurídicos, especializados em atuar em advocacias. 

O controller jurídico, portanto, é o profissional que exerce atividades de gestão em um escritório de advocacia. 

Seja em grandes empresas ou em escritórios modestos, esse profissional pode ter atividades de liderança, como:

  • Gerenciamento da equipe;
  • Acompanhamento, orientação e fiscalização de trabalhos;
  • Análise e acompanhamento de resultados para implementar melhorias;
  • Avaliação de desempenho e emissão de relatórios, dentre outros.

Ou seja, trata-se de um profissional indispensável para a gestão do escritório, de maneira geral. Entenda melhor o que um controller jurídico pode fazer no próximo tópico.

O que um controller jurídico faz?

Toda empresa precisa ter uma rotina de trabalho organizada. Em um escritório de advocacia, isso não é diferente. É essa gestão que torna o negócio eficiente. As atividades que um controller jurídico pode realizar estão relacionadas tanto com o suporte técnico quanto com a área jurídica. 

Sendo assim, esse profissional realiza diversos trabalhos administrativos, como cadastros de dados no sistema, contratação de correspondentes, preparo de guias, dentre outras que não se relacionam diretamente com o exercício da advocacia.

controladoria jurídica

O controller e o software jurídico

A utilização de programas específicos para a área jurídica se tornou peça fundamental para a produtividade e organização de escritórios de advocacia. 

Um software jurídico é fundamental para realizar o controle de prazos judiciais, análise de dados, gestão financeira, avaliar o desempenho da sua equipe, dentre diversas outras funcionalidades.

O controller jurídico tem papel fundamental na utilização desse programa de gerenciamento. Muitos escritórios contratam esse profissional para que ele fique responsável pela ferramenta.

Softwares, por mais avançados que possam ser, podem se tornar mais eficientes quando há um profissional qualificado realizando o suporte técnico e administrativo.

Desse modo, o controller executa as atividades relacionadas à gestão do escritório utilizando-se do software para aumentar a eficiência do trabalho de todos os advogados.

Sendo assim, os advogados podem focar seus esforços nas atividades inerentes da advocacia, como: redação de peças processuais, elaboração de teses, atendimento ao cliente, dentre outras.

Como resultado, há um aumento na produtividade do escritório e na qualidade do trabalho em todos os aspectos.

Nos escritórios que contam com esse profissional, os advogados não se preocupam em manter a ferramenta sempre atualizada, cabendo ao controller realizar essa função.

Por que esse profissional é tão requisitado?

Grande parte dos profissionais têm ciência da importância de manter rotinas e processos bem organizados no escritório. Essa ordem é fundamental para o aumento da produtividade, clareza no que deve ser feito e na melhora da qualidade dos serviços prestados. 

Por perceberem que o controller jurídico pode tornar o trabalho e a rotina dos profissionais muito mais ágil e prática, ele passou a ser muito requisitado.

Até porque as demais atividades não inerentes à advocacia – que os advogados precisam se atentar por serem igualmente fundamentais – consomem muito tempo e energia. Assim, esses serviços de back office podem atrapalhar a produtividade e tornar a agenda da semana muito mais extensa.

Nesse sentido, o escritório que conta com um controller jurídico para administrar a gestão pode ter maior controle financeiro, atrair mais clientes e manter os profissionais mais focados em suas tarefas. 

Além disso, ter um gerente também contribui para o escritório entender seus resultados. Dessa maneira, a banca pode se tornar mais produtiva, implementar melhorias e se destacar no mercado. 

Por essas razões que o controller se tornou um profissional fundamental para os escritórios ampliarem suas performances. 

Qual é o perfil do controller jurídico ideal?

Se você se convenceu de que esse profissional é fundamental para seu escritório, deve estar se perguntando “quais habilidades um controller jurídico deve ter para trabalhar nessa área?”. Entenda abaixo qual é o perfil do controller jurídico ideal para o seu negócio!

Qualificação

O controller jurídico, por atuar especificamente em advocacias, precisa ter qualificações como:

  • Formação em Direito (de preferência, ser advogado e com a OAB ativa);
  • Experiência no contencioso ou no consultivo;
  • Capacidade de gerenciamento de equipes;
  • Ter iniciativa;
  • Ser responsável;
  • Experiência com software de gestão de escritórios, dentre outras.

Esses são apenas alguns aspectos que o profissional deve ter. Lembre-se que ele precisa entender sobre a rotina de um escritório e conhecer a fundo a profissão de advogado. Desse modo, ele poderá compreender a cultura organizacional e verificar aspectos que podem ser melhorados. 

É possível encontrar controladores jurídicos que realizaram formação em cursos de gestão e gerenciamento, principalmente com ênfase na área jurídica.

Habilidades de gestão

Esse profissional precisa saber gerenciar pessoas, pois ele terá que instruir funcionários do administrativo, estagiários e auxiliares jurídicos. 

Ou seja, o gerente de controladoria se torna responsável pela atuação de diversos colaboradores, os quais têm seu desempenho totalmente influenciado pelas ações que ele toma. 

Organizado

Imagine o estrago que pode ser feito no seu escritório se o gestor não for organizado. O profissional ficará encarregado do software jurídico, de outros funcionários, dentre diversas outras funções. 

Essa organização é fundamental para que o escritório consiga manter a produtividade e evitar prejuízos pela perda de prazos processuais ou falta de dados de determinados clientes, por exemplo. Por isso, ele deve prezar pela ordem de todo o seu departamento.

Boa comunicação

O gerente de controladoria deve se comunicar com eficiência. Todos precisam entender seus comandos e sugestões. Para que os outros apliquem o que ele sugere, a comunicação precisa ser clara e de fácil compreensão. 

Um escritório pode lidar com pessoas de diferentes formações e realidades sociais. Desse modo, é preciso saber transmitir mensagens tanto para o advogado sênior quanto para o estagiário iniciante.

Perfil de liderança

O controlador jurídico não pode ter medo de se posicionar, dizer o que precisa e dar orientações. O trabalho dele envolve tarefas de liderança. Logo, é essencial saber liderar.

O perfil do controller jurídico, de certo modo, é o de um líder. Esse profissional precisa ter conhecimento jurídico, mas ter experiência em gestão e rotinas administrativas. 

Ele se tornou fundamental para diversos escritórios de advocacia. Quando o trabalho dele é realizado com o apoio do software jurídico, a produtividade e, consequentemente, os lucros, também podem ter uma melhora significativa.

Confira agora como o software jurídico contribui para o marketing jurídico do seu escritório!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas