gráfco em ascenção da Controladoria
Controladoria jurídica

Controladoria: adapte-se às necessidades do mercado jurídico

O mercado jurídico exige uma readequação completa dos escritórios de advocacia. Nesse cenário tão competitivo, uma área torna-se essencial: a controladoria

Mas na prática, você sabe como a controladoria pode ser decisiva para que o seu negócio tenha um diferencial frente aos outros escritórios? 

Se você nunca trabalhou com essa estrutura, imagine que o seu escritório passa a contar com uma área que acompanha todas as regras, riscos e burocracias que envolvem o dia a dia dos advogados. 

Escritórios que têm uma controladoria jurídica dão um passo importantíssimo quando se pensa em oferecer um atendimento e uma experiência de excelência para os clientes e todas as pessoas ligadas ao processo de atuação do negócio. 

Se você ficou curioso para entender mais como o fato de estabelecer uma controladoria pode ser decisivo para o seu sucesso na advocacia, continue lendo esse conteúdo. 

Nós vamos responder perguntas como:

  • a função da controladoria;
  • quem atua nesse setor;
  • o foco da controladoria em um escritório jurídico.

Qual é a função da controladoria?

O maior risco de um negócio na área jurídica é deixar de tomar decisões acertadas que poderão levar o escritório à falência. É fato que estruturas eficientes de negócios contam, de forma geral, com uma área que tenha um olhar voltado ao controle.

Esse acompanhamento tão minucioso é a função da controladoria. Em um escritório de advocacia, o papel das pessoas que fazem parte da controladoria está em fazer toda a gestão do que acontece nos processos. 

O controller, ou seja, a pessoa que está responsável pela controladoria tem como foco otimizar e acompanhar o trabalho dos advogados. 

É por isso que a sua função é tão importante. Afinal, de forma prática, contar com um setor de controladoria garante vantagens econômicas muito importantes para o escritório. 

Por exemplo, negócios jurídicos que contam com o setor têm um aumento de eficiência que chega a, ao menos, 130%. 

Nessa mesma linha, a produtividade também aumenta como consequência direta. Isso significa que o escritório pode ganhar mais de 70% com relação à produtividade.

Esse cenário de crescimento nos indicadores de desempenho de todo o escritório só acontece porque métricas são acompanhadas e os advogados conseguem se concentrar exclusivamente no seu trabalho de atuação nas causas. 

Produtividade em um escritório advocacia

Antes de continuar esse conteúdo falando sobre controladoria, é importante destacar a relevância de se falar sobre produtividade em escritórios de advocacia

Esse é um tema que, cada vez mais, ganha força e precisa ser debatido entre os profissionais que atuam na área. 

Muitas vezes, até mesmo pela formação dos advogados, esse assunto passa despercebido em meio a tantas questões jurídicas importantes. Porém, a produtividade está ligada diretamente às questões de desempenho e relevância de um escritório. 

E, atualmente, não há mais como desconectar a produtividade de um acompanhamento em tempo real das tarefas do escritório de advocacia. 

Para que isso aconteça é determinante contar com o auxílio da tecnologia. Afinal, ter uma visão completa de todas as atividades e o que cada advogado está desempenhando faz a diferença no momento de definir os pilares de produtividade.

É por isso que uma metodologia de acompanhamento de produtividade é tão importante. E, acima de tudo, decisiva para o trabalho dos profissionais que estão à frente da controladoria. 

Metodologia para escritórios de advocacia

Clientes da ADVBOX, por exemplo, têm à disposição a TaskScore, uma metodologia que considera uma pontuação para cada tarefa e permite uma visualização completa de tudo que está sendo realizado no escritório.

Todas as atividades dos setores são listadas no software e ganham uma pontuação específica. Com isso, toda a equipe sabe o que é prioridade para o escritório. 

Aliás, essa definição de pontos ajuda muito para que as pessoas envolvidas na controladoria consigam enxergar se, o que está sendo realizado, vai de encontro ao que é mais importante para o andamento do negócio.

Uma metodologia completa, como é o caso da Taskscore, oferece ganhos para todos os perfis de atuação em um escritório de advocacia. Entenda:

  • Os advogados sabem o que é prioridade e, por meio da pontuação, recebem benefícios a partir das suas entregas;
  • O time de controladoria enxerga tudo o que acontece e tem em mãos indicadores de produtividade confiáveis. Além disso, o controller pode acompanhar se prazos e outros acordos estão sendo cumpridos com foco no melhor atendimento e experiência do cliente;
  • As lideranças do escritório sabem exatamente se as metas e objetivos traçados para o escritório estão no caminho e se há necessidade de ajustes. 

Quem atua na controladoria?

Agora que você já entende mais sobre o papel da controladoria e a importância de um escritório de advocacia olhar para a produtividade da equipe, vamos compreender como o time de controllers é formado. 

Mas antes de falar sobre o perfil do controller, é importante destacar que essa é uma função que tem atraído muitos profissionais.

E uma das razões para isso é que os salários oferecidos às pessoas que atuam na controladoria são muito atrativos. A remuneração pode começar em R$ 3.000 e passar dos R$ 10.000, dependendo muito da estrutura e responsabilidades. 

Aliás, esse é um ponto muito importante: você sabe qual a qualificação esperada para uma pessoa que atua na controladoria?

Primeiramente, esse profissional não precisa – necessariamente – ser advogado. Ou seja, ter OAB não é um pré-requisito para atuar na controladoria de um escritório de advocacia. 

É por isso que não é incomum encontrar no setor profissionais formados em administração, contabilidade e, até mesmo de áreas mais conectadas às humanas. 

Bacharéis em advocacia também podem desenvolver o perfil para atuar na controladoria. 

Mas, de forma geral, é fundamental que esse profissional busque profissionalização. Cursos de controller jurídico precisam estar qualificados para atuar no setor. 

A ADVBOX, por exemplo, lançou um curso completo de Formação em Controller Jurídico, voltado para os profissionais que querem atuar nessa área. 

Questões relacionadas à organização, procedimentos e gestão de dados estão contempladas no curso e são essenciais no dia a dia de um bom controller. 

Perfil organizado e detalhista

Além da profissionalização e formação em controladoria jurídica, é importante destacar que o profissional que decide atuar no setor precisa ter características como:

  • Ser organizado e atento aos detalhes. A controladoria exige muita organização e um olhar minucioso a cada etapa dos processos. Afinal, é responsabilidade da controladoria garantir que todas as etapas estão sendo cumpridas com excelência;
  • Facilidade em se comunicar. O controller precisa ter habilidades de comunicação muito bem desenvolvidas. Afinal, esse profissional precisa circular entre todas as áreas do escritório, desde a área técnica, até o atendimento, financeiro e entre os sócios. Por isso é importante que as pessoas envolvidas nesse time tenham facilidade em se comunicar e saber conectar os pontos e processos de todo o escritório;
  • Ter facilidade com o uso de ferramentas tecnológicas. O trabalho do time de controladoria está ligado à apresentação de resultados. Hoje não é mais possível pensar em um escritório de advocacia sem o acompanhamento minucioso com o suporte de um software jurídico. Dados sobre processos, prazos, pagamentos e tarefas devem ser centralizados em um único ambiente e é papel do controller fazer essa metrificação do que acontece no escritório;
  • Ter um perfil autônomo e responsável. Uma pessoa que decide atuar na controladoria precisa desenvolver sua autonomia para tomada de decisões e, consequentemente, ser detalhista e responsável no acompanhamento dos processos para que possa fazer as melhores entregas e entregar uma visão de resultados para as lideranças do escritório. 
Lista com o perfil do controller jurídico para a controladoria controladoria
Perfil do profissional da controladoria

Qual é o foco da controladoria?

Agora que já passamos pelo cenário geral sobre a controladoria, podemos resumir que o foco do setor precisa estar no controle e na gestão de todos os processos do escritório de advocacia. 

Como mencionamos no início deste texto, chegar ao detalhe da atuação do controller é decisivo para que o negócio jurídico ganhe força e competitividade no mercado. 

É por essa razão que a controladoria jurídica não pode atuar sem o suporte da tecnologia. Um software pensado para o setor permite ao profissional uma organização muito mais eficiente. 

Aliás, é responsabilidade do controller acompanhar questões como:

  • protocolos de documentos;
  • emissão de guias;
  • garantir que os cadastros dos clientes estão padronizados no sistema;
  • analisar o desempenho da equipe;
  • controlar prazos judiciais;
  • verificar se os compromissos do escritório estão sendo cumpridos;
  • entre outras tarefas.

Imagine realizar todas essas tarefas sem o suporte da tecnologia. É praticamente impossível que a equipe da controladoria seja eficiente sem recursos tecnológicos.

O trabalho da controladoria ganha muito mais eficiência e comprova resultados de produtividade com métricas reais, baseadas no que realmente acontece no escritório.

É nesse cenário que a ADVBOX se torna estratégica para a sua controladoria jurídica. Nosso software foi pensado para atender às necessidades dos escritórios de advocacia.

Além disso, a ADVBOX está em constante evolução, fazendo com que seus clientes ganhem ainda mais notoriedade e evoluam no mercado. 

O seu escritório pode fazer o teste gratuito durante 7 dias da nossa ferramenta. Dessa maneira você e seu setor de controladoria podem entender, na prática, como essa verdadeira revolução de análise e organização de dados acontece. 

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas