fbpx

No universo empresarial e também na gestão de escritórios de advocacia advocacia, a realização dos trabalhos de gestão e empreendedorismo com base em métricas se mostra cada vez mais vantajosa. Ao mesmo tempo, as inovações no âmbito digital contribuem muito para isso. Muitas oportunidades de crescimento dos negócios passam despercebidas sem a devida análise da produção.

Foto de um notebook com um software de Gestão de escritórios de advocacia aberto na tela

Medir a performance do escritório e seus resultados fornece uma série de oportunidades para o seu desenvolvimento. Conheça algumas vantagens de medir a performance do escritório reunindo os dados de produtividade em uma plataforma digital de qualidade.

Maior produtividade na gestão de escritórios de advocacia

A otimização da produtividade da equipe do escritório é capaz de contribuir bastante para o aumento da receita. Isso porque os custos obtidos com a contratação de pessoas para a equipe é um dos investimentos mais significativos do escritório. Ou seja, uma gestão de escritórios de advocacia mal elaborada resulta diretamente na perda de investimentos.

A melhor maneira de otimizar a produtividade da equipe é através da análise da performance individual dos membros do escritório. Isso pode ser feito com plataformas que permitem o cadastramento de tarefas por parte dos colaboradores. Assim, conforme são realizadas as tarefas, são obtidos registros que permitem examinar a produção individual da equipe.

Sem essa organização, é comum passarem despercebidos problemas na produtividade de algum colaborador. Muitas vezes isso gera relações de trabalho desproporcionais na equipe, pois alguns colaboradores irão trabalhar mais em detrimento da improdutividade de outros. Contudo, com um trabalho proporcional para todos os membros, consegue-se eliminar resultados baixos e sobrecargas. Em consequência, se aumenta a produção.

Eliminação de problemas na produtividade

Através da análise detalhada da produtividade em uma plataforma digital eficiente, é possível identificar e eliminar os “furos” na produção do escritório. Tais furos podem estar em algum setor, tipo de processo, membro da equipe ou em algum serviço específico.

Geralmente ocorrem devido à problemas como falta de treinamento da equipe, gasto de tempo com tarefas menos importantes, uso de ferramentas inadequadas, alto índice de improcedência e indeferimento em casos específicos, entre outras causas eventuais.

Medindo a performance do escritório com a ferramenta adequada, fica muito mais fácil identificar e eliminar problemas que impactam a receita do escritório e a qualidade de vida dos advogados.

Melhor organização financeira

Medir a performance interfere diretamente na organização financeira e na projeção de investimentos. Portanto, tais estatísticas são importantíssimas para entender o que a produção da equipe propicia para o caixa do escritório. Através dessa informação, se descobre quanto a equipe produz em determinado tempo (semana, mês, ano).

Tais informações são ótimas para a análise da saúde financeira do escritório, elemento primordial para projetar investimentos sem prejuízos. Em contrapartida, tomar ações de investimento sem uma definição concreta das condições financeiras do escritório, em geral, causa o efeito contrário do esperado.

Aumentando a receita com a análise dos serviços

Outra vantagem de medir a performance é a possibilidade de identificar os serviços que contribuem mais para a receita. Para isso, é necessário medir a porcentagem de receita por serviço. Ou seja, quanto determinado serviço contribui para o escritório gerar de receita.

Não saber quais serviços são responsáveis por determinada porcentagem da receita é desperdiçar chances de aumentar a rentabilidade da produção. Contudo, é possível identificar os serviços que geram mais receita e então direcionar maior atenção e investimentos para eles. Além disso, é possível eliminar gastos desnecessários identificando os serviços que custam caro e trazem pouco retorno.

Software e Análise de métricas de gestão de escritórios de advocacia

Para evitar desgastes e improdutividade, é importante acompanhar as atividades de sócios e/ou colaboradores, além da sua própria. Inclusive, é através da análise de produtividade que você poderá entender de verdade a fonte dos problemas na produção. Sejam eles de baixo engajamento em determinadas tarefas, sobrecarga ou falta de treinamento, fica muito mais fácil de determinar.

Assim, a dificuldade de encontrar a origem da improdutividade do seu escritório é eliminada. Para realizar essa análise, basta registrar as tarefas realizadas para começar a ter mapeados os resultados de produção.

Performando mais, trabalhando menos

Um dos aspectos mais impressionantes do trabalho de gestão de escritórios de advocacia baseado em dados e métricas é a possibilidade de produzir mais trabalhando menos. Assim, ao invés de abarrotar a equipe (ou você mesmo, em caso de advogados que trabalham sozinhos ou apenas com sócios) com tarefas e carga horária, é possível identificar os pontos exatos na performance e otimizar diretamente a produção.

Uma das métricas úteis nesse caso é o percentual de receita por serviço. Sobretudo porque achar os serviços que trazem mais retorno e investir neles gera muito resultado sem aumento de tarefas ou carga horária. Além disso, dificuldades específicas da equipe são facilmente encontradas. Assim, pode-se realizar treinamentos e cursos com mais precisão e menos erros de qualificação, acelerando a resolução de problemas gerenciais e de conhecimento jurídico propriamente dito.

Uma nova realidade pro escritório

Trabalhar com estratégias tecnológicas para o empreendedorismo da advocacia pode levar seu escritório a resultados que você nem mesmo esperava. Inclusive, conforme os resultados crescem, o bem estar individual dos colaboradores, do gestor ou dos sócios, também cresce. Do mesmo modo, as fontes das falhas de produtividade são encontradas com verdadeira facilidade. Aliás, aplicando a análise de métricas de produtividade na gestão, é possível obter retornos em um período de 15 até 30 dias.

Quer saber como colocar em prática? Baixe nosso guia Advocacia de Resultados: Como analisar as métricas do seu escritório e saiba como por em prática hoje mesmo.

Banner para clicar e fazer donwload gratuito do e-book Advocacia de resultados


Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.