Gestão advocacia: as 3 regras iniciais para ter sucesso

Ter sucesso na área do Direito está conectado a muitos fatores. Entre eles, buscar sempre aprender mais sobre a área que escolheu atuar, fazer um bom atendimento e conhecer bem seus clientes. Esses são só alguns pontos que se conectam a outros tão importantes quanto, ligados à gestão na advocacia.
Fazer a gestão do seu negócio com foco em uma visão de futuro, com crescimento saudável e organizado pode ser um desafio para muitos advogados que estão começando no mercado ou que não têm experiências na condução de uma empresa.
Por mais que na faculdade de Direito esse seja um tema que não recebe tanto aprofundamento, o seu escritório é uma organização completa e precisa ser visto com esse olhar para que funcione da melhor forma.
Dessa maneira, os conceitos que vêm da administração de empresas precisam fazer parte do cotidiano de quem faz a gestão na advocacia. A falta de alinhamentos internos, do estabelecimento de e de um planejamento estratégico podem colocar em risco a saúde e a permanência do escritório no mercado.
Em um universo tão competitivo como o de escritórios de advocacia, deixar de lado a gestão na advocacia pode ser determinante para não alcançar muitos objetivos.
Continue a leitura desse post para descobrir como se organizar para fazer a gestão na advocacia e estruturar processos que funcionam.
Como fazer a gestão na advocacia? A etapa dos processos
A sua estrutura de trabalho precisa ser estabelecida de maneira que todos os profissionais que estão com você no escritório recebam esse conhecimento e estejam aptos a atuar a partir dos processos desenvolvidos.
Essa regra vale para todos os tamanhos de escritórios: não importa se você trabalha sozinho ou se tem uma equipe. Determinar e documentar os processos que vão fazer a empresa acontecer é a primeira etapa da gestão na advocacia.

Para isso, contar com a ajuda de tecnologia para fazer a organização de cada um dos processos vai facilitar tanto no compartilhamento dessas informações quanto no momento que for necessário revisar e aprimorar o que está documentado.
Você pode estabelecer processos para:
- Atendimento aos clientes;
- Organização da área financeira e precificação do trabalho;
- Estratégias de divulgação do escritório (marketing jurídico);
- Entre outros.
Qual a importância de se realizar o gerenciamento de um escritório de advocacia?
A segunda etapa da gestão na advocacia que vamos abordar neste conteúdo trata das questões financeiras de um escritório. É muito mais comum do que se imagina ter empresas jurídicas com um cenário de desorganização quando o assunto é o cuidado com o fluxo de caixa.
Misturar as finanças pessoais com o que é relativo à empresa é um dos erros mais conhecidos e que precisa ser evitado ao máximo. Todo o controle e a gestão na advocacia passam por um acompanhamento rigoroso da área financeira.
Ter acesso seguro e em tempo real sobre como estão as planilhas de gastos e recebimentos do escritório traz uma visão muito mais real sobre como está a empresa. Um software jurídico, como é o caso da ADVBOX, por exemplo, é fundamental para auxiliar nesse acompanhamento.
O módulo financeiro do software permite, por exemplo, que a equipe de gestão tenha acesso aos dados de receitas e despesas do escritório e possa, a partir dessas informações, realizar uma projeção sobre como está a saúde financeira da empresa. Com isso, é possível entender se os objetivos estão sendo alcançados e se é necessário fazer algum ajuste nos processos.
Aqui entra também uma etapa importante de organização de custos. Quando se conhece para onde está indo o dinheiro da empresa e se sabe quais os marcos de crescimento que devem ser alcançados, a equipe que faz a gestão na advocacia pode tomar decisões sobre investimentos mais vantajosos.
Para que serve um software de gestão de escritório de advocacia e qual sua importância?
Um software que vai auxiliar na gestão na advocacia não funciona apenas para fazer o acompanhamento financeiro do escritório. Um bom recurso tecnológico, planejado e desenvolvido exclusivamente com a visão das necessidades da advocacia vai se transformar em um importante aliado para a gestão e acompanhamento de todas as etapas.
Por isso, a terceira dica deste post está conectada ao atendimento aos clientes. É fato que os clientes são o motor que impulsiona o dia a dia de qualquer escritório. Porém, entregar um diferencial para esse serviço pode ser um desafio.
A personalização do atendimento de clientes no escritório precisa fazer parte das preocupações diárias da gestão n
a advocacia. Há uma necessidade cada vez maior das pessoas receberem informações sempre atualizadas e adaptadas à realidade de cada uma delas.
Por isso, é decisivo que o escritório planeje processos que vão manter clientes sempre muito bem informados sobre o andamento dos seus processos. Recursos de inteligência artificial estão cada vez mais comuns e auxiliam, entre outros fatores, a poupar tempo das equipes de advogados.
Muitas reuniões de acompanhamento das ações podem ser evitadas com o simples envio de uma mensagem automatizada sobre o status de um processo. E é esse um dos recursos que a ADVBOX oferece para seus clientes, aumentando a produtividade do escritório e tornando ainda mais efetiva a gestão na advocacia.
De forma geral, empresas jurídicas que colocam a tecnologia no suporte aos clientes ganham em:
- Processos mais ágeis;
- Redução do tempo no atendimento do dia a dia com clientes;
- Comunicação assertiva com mensagens personalizadas e adaptadas a cada realidade;
- Redução de custos;
- Oferecimento de serviços modernos que garantem um diferencial para o escritório.
Se você ainda não conta com o suporte de um software jurídico para fazer a gestão na advocacia e tornar o seu escritório ainda mais competitivo no mercado, não espere mais. Tomar decisões com base em dados e diferenciar-se entre concorrentes estão entre os passos mais importantes para ter sucesso.
Teste a ADVBOX de maneira gratuita durante 7 dias e descubra todas essas vantagens na prática.


Equipe ADVBOX