Gestão de intimações e prazos

O controle de intimações e prazos é sem dúvida a grande dor que a Controladoria Jurídica resolve, e isso pode ser feito com ainda mais eficiência remotamente.

A gestão de intimações e prazos se dá através de uma metodologia pré-definida e mundialmente utilizada, de prazos finais e prazos fatais.

Qual a importância que um estagiário ou um assistente recém contratado dará para um prazo recursal, por exemplo? E outros advogados? Porque teriam a mesma atenção se o gestor é que vai responder, já que não há nenhuma forma de comprovar que era ele que estava responsável por aquele prazo?

É para suprir essas lacunas que o sistema de controle de prazos sob responsabilidade da Controladoria Jurídica é relevante. Afinal, ele tem como principal objetivo:

Um sistema de controle de prazos muito utilizado nos escritórios de advocacia como a utilização de prazos finais e prazos fatais.

Quais são os tipos de prazos?

Prazos finais ocorrem entre 5 e10 dias após o recebimento da tarefa que possui prazo judicial para cumprimento e deve ser cumprido com o máximo de antecedência, pois é muito importante haver tempo para revisão ou pesquisa.

Já o prazo fatal é uma data que se relaciona com o prazo judicial, alguns escritórios utilizam até mesmo a própria data que o prazo judicial encerra. Contudo, um dos sistemas de controle mais utilizado no mundo é o D-1, ou Dia menos um.

Entretanto, é possível também estabelecer padrões mais rígidos e que visam maior segurança para o cumprimento dos prazos.

1. Padrão Dia menos um (D-1):

image

Ainda assim, é importante frisar que a criação de um sistema de prazos eficiente exige que o escritório possua um bom sistema eletrônico de controle de prazos e leitura de diários oficiais.

Com a ADVBOX, a Controladoria Jurídica tem automatização do aviso de todos:

  • Prazos fatais por email para o controlador;
  • Aviso por email para o responsável de cada intimação individualmente;
  • Aviso por email para todos os gestores da conta ADVBOX.

Essa automatização garante plena segurança, eliminando qualquer possibilidade de perdas de prazos. Os gestores podem criar uma pasta no seu e-mail para separar este controle se quiserem.

Por este motivo não se deve usar o campo PRAZO FATAL para nenhuma outra tarefa que não seja um prazo judicial a ser cumprido, pois atrapalha o sistema de controle.

image


Baixe o passo a passo completo para implantar D-1 no seu Escritório

2. Conferência nos sistemas dos tribunais

A recomendação, entretanto, é que se confiram as intimações diretamente nos sites dos tribunais e nos sistemas de processos eletrônicos semanalmente.

Isso porque os tribunais eventualmente realizam mudanças no site, barrando, dessa forma, o acesso de robôs de captura, o que pode barrar o acesso momentaneamente.

Contudo, a ADVBOX tem um sistema de alerta de mudanças e verifica as alterações, corrigindo e capturando retroativamente em no máximo de 72 horas úteis.

Cumpre ressaltar que, em processos eletrônicos, a única forma de perda da integração é através da mudança de senha do usuário do advogado nos sistemas eproc, esaj, pje, projudi e similares, o que inviabiliza o acesso pelo robô da ADVBOX e suspende as entregas de prazo.

Assim, é indispensável que qualquer mudança de senha no processo eletrônico seja realizada também na ADVBOX.

Poucas empresas possuem tecnologia capaz de fornecer a intimação antes mesmo de que se publique a nota de expediente com a exatidão que a ADVBOX é capaz.

Com um sistema de prazo fatal bem ajustado, os escritórios conseguem estabelecer as condições necessárias para seu crescimento com segurança.

Não importa se o escritório atende contencioso de massa ou mesmo a população em massa. Independente da forma e do volume de ações, a ADVBOX fornece um serviço de excelência mundialmente inigualável.

Perfeccionismo é a características que um bom advogado e uma banca jurídica precisa ter para estabelecer um excelente sistema de prazos fatais, e este mesmo perfeccionismo é o mínimo que precisa exigir da empresa que fornece suas intimações.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.