Correspondentes, parceiros fixos e filiais em escritórios
Parcerias e Filiais

Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos

Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos fazem parte do conceito da Advocacia em Rede que se consolidou na produção jurídica brasileira, entenda mais.

A Advocacia em rede remonta já há algumas décadas e já passou por diversos momentos em sua composição.

No Brasil, é possível afirmar que ela começou com as super bancas corporativas. Esses grandes escritórios, ainda na década de 1990, tiveram uma injeção de caixa gigantesco devido à abertura da economia para empresas e bancos multinacionais.

Além disso, a disseminação dos Juizados Especiais Cíveis em todo Brasil também teve papel fundamental e serviu como incentivo à sua estruturação e popularização.

Nesse período, com muito mais dinheiro em caixa do que estavam habituadas até então, essas bancas abriram filiais em quase todas as capitais dos estados brasileiros, contratando, para isso, um número muito maior de advogados e tendo que lidar com enormes folhas de pagamento.

Porém, a situação financeira começou a se modificar nos anos 2000 e os gestores desses escritórios precisaram se adequar a essa nova realidade rapidamente. Com uma entrada de recursos menor do que estavam acostumados até então, foi preciso elaborar estratégias para garantir a continuidade dos serviços prestados.

A fim de reduzir o impacto financeiro, as empresas passaram a pressionar por renegociações de contratos e pela redução dos honorários por processos, além de haver um crescimento imenso da população de advogados em atividade.

O que é advocacia por correspondência?

Também conhecida como advocacia por correspondentes, trata-se da realização de serviços jurídicos em comarcas distantes de onde o escritório está situado por profissionais que não são necessariamente membros da equipe. Ou seja, são advogados contratados ocasionalmente para tarefas específicas.

Devido às condições relatadas anteriormente, e ainda mais outras, surgiu e se desenvolveu a advocacia de correspondência.

Essa modalidade é algo que no resto do mundo é irrelevante ou até mesmo inexistente, mas por aqui, devido a realidade e características específicas do nosso país, tomou proporções imensas e ocupa um lugar fundamental na advocacia brasileira atual.

Como resultado, mais recentemente tem se tornado cada vez mais comum que os escritórios digitais que atuam fora do setor corporativo, e são capazes de prospectar clientes em todo o Brasil, utilizem essa estratégia para viabilizar a advocacia através da internet.

A ADVBOX tornou possível o compartilhamento de processos entre diferentes contas do software. Além disso, nas versões Banca Max e Elite, também se concede aos escritórios contas acessórias gratuitas para gerenciar filiais ou conceder a parceiros permanentes.

O que fazem os advogados correspondentes?

Escritórios grandes e médios têm contratado cada vez mais correspondentes. Além de que mais recentemente, com a hegemonia dos processos eletrônicos, também passaram a contratar freelancers para atuação processual.

Tudo isso a fim de equilibrar a folha de pagamentos com as demandas sob a alçada do escritório.

Com o fim de se manterem saudáveis financeiramente, os escritórios que contratam devem ter como ideal é manter de 30% a 40% da folha terceirizada sob demanda, a depender da área do Direito, podendo ser menos caso a complexidade dos processos em estoque seja maior.

Quais as vantagens para os advogados correspondentes ou freelancers?

Para os advogados correspondentes e freelancers isso é muito vantajoso. Isso porque há total liberdade de organização e de horários, sem exclusividade para um determinado escritório.

Essa flexibilização também permite a atuação em casos próprios. Dessa forma, é possível garantir uma renda fixa e também ter sob sua responsabilidade processos próprios com expectativa de honorários maiores.

Nesses últimos casos, o advogado pode ainda focar sua especialização.

ebook setor comercial correspondentes
O Setor comercial pode se favorecer com a contratação de advogados correspondentes.

Como funcionam os escritórios com filiais?

Escritórios médios estão conseguindo crescer exponencialmente e manter os seus custos controlados com uma estratégia muito simples e eficaz:

O escritório-sede cria uma retaguarda de produção jurídica forte e qualificada, com a controladoria jurídica completa e uma equipe de advogados especializados. Na sede, todos os prazos referentes aos processos de todo o Brasil são administrados e controlados.

Após isso estar estabelecido, abrem-se filiais em diversas outras cidades distribuídas pelo país, a fim de prestar o atendimento aos clientes que preferem o atendimento presencial.

Assim, essas filiais podem focar apenas no relacionamento com clientes e no fechamento de contratos. A despesa necessária para o funcionamento dessas filiais é baixíssima, pois elas não exigem espaço físico e os envolvidos focam nos clientes em tempo integral.

Como facilitar o controle dos processos por filial?

O controle dos processos por filial tende a se tornar complexo e difícil rapidamente, o que é um grande problema.

Mas com a ADVBOX os escritórios tem acesso a um menu exclusivo que permite o gerenciamento das filiais e dos parceiros, compartilhando tarefas e documentos entre contas diferentes.

Antes disso, somente com a contratação de um desenvolvimento próprio os escritórios poderiam ter acesso essa função, o que levaria a custos que ultrapassariam cinquenta mil reais.

Agora, essa tecnologia está disponível a um preço justo.

Como criar uma rede de freelancers e correspondentes?

Os escritórios médios e grandes do Brasil estão construindo cada vez mais redes de profissionais favoritos, mas o gerenciamento dessa rede vem se tornando complexa conforme o tempo passa.

Há hoje no mercado diversas plataformas de contratação de correspondentes que prestam um ótimo serviço, mas com a funcionalidade voltada somente para a tarefa específica.

A atribuição das tarefas, o envio de documentos, o processo de pagamento e a confirmação da conclusão acaba sendo um processo demorado e cansativo.

Saiba mais: Os melhores sites para contratação de correspondentes jurídicos.

Como o fluxo de trabalho pode ser facilitado?

Com os profissionais favoritos e de confiança, os escritórios que utilizam ADVBOX são capazes de compartilhar os processos com apenas um clique.

Além disso, também podem dar acesso aos documentos e aos andamentos internos, facilitando e agilizando em até 140% a produtividade nesse procedimento.

Ou seja, se esse ganho de produtividade for multiplicado por 50, 100 ou até mesmo 200 tarefas por mês, irá representar uma economia de tempo e dinheiro considerável, resultando em um esplêndido retorno financeiro para o escritório.

Assista o vídeo para conhecer também as vantagens que o CRM da ADVBOX traz para o gerenciamento de processos, clientes e até mesmo da própria equipe do seu escritório:

Como ser um dos correspondentes de um escritório de advocacia?

Antes de qualquer coisa, os advogados que pretendem trabalhar como correspondentes precisam conhecer o mercado jurídico e ter conhecimento da área em que estarão dispostos a atuar.

Por mais atraente que esse modelo de atuação seja, e com razão, é sempre importante realizar algum tipo de pesquisa ou investigação antes de adentrá-lo.

Recomendamos para os colegas que se interessam no tema seguir a Maria Fernanda Torrano no perfil Correspondente de Alta Performance no Instagram.

Quais as vantagens financeiras da contratação de correspondentes?

A prestação de serviços de freelancers ou correspondentes é uma ótima fonte de renda para a advocacia, apesar das muitas críticas. A maioria delas provém do conceito de “Quarterização” (sim, a terceirização da terceirização).

O primeiro ponto que demonstra as vantagens desse modelos se dá porque o contratante sabe especificamente o que tem que ser feito e informa a tarefa com detalhamento. Ou seja, não há necessidade de “investir tempo” no atendimento, na manutenção de espaços e no relacionamento com o cliente.

O segundo tem relação com o fato de ser um trabalho com retorno imediato. Isso permite cobrir os custos da advocacia desde o início. Ótima oportunidade para quem quer montar escritório próprio.

Em terceiro lugar, porque mesmo com os processos eletrônicos e audiências virtuais, os escritórios estão contratando cada vez mais o trabalho terceirizado. Isso se dá especialmente por conta dos advogados com baixa maturidade digital e que se complicam com mudanças de plataformas.

As audiências, por exemplo, tem variado do Zoom, para o Meet, Whereby, além de outras plataformas, pois ainda não há uma regulamentação para os tribunais. O mesmo tem acontecido com petições iniciais, diligências remotas e várias outras atividades.

São inúmeras situações que podem trazer ótimos resultados profissionais e financeiros, especialmente se o advogado consegue fechar os contratos diretamente com o escritório, evitando intermediários.

Fale conosco e saiba mais!

TRIAL
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas