Close de cena onde aparece o personagem Mike Ross, do seriado Suits
Gestão na advocacia

O que Mike Ross pode ensinar aos jovens operadores de Direito?

Mike Ross é um personagem do seriado Suits que possui uma mente sensacional. Sua habilidade de memorização fotográfica o faz conseguir tirar notas excelentes, chegando a estudar Direito na Universidade de Harvard.

Porém, ao vender uma prova de matemática para uma aluna, Mike não contava que ela fosse filha do reitor. A autoridade acadêmica então descobre a venda ilegal pouco tempo depois e expulsa Mike Ross da faculdade.

Afastado, Mike passou a realizar provas para outras pessoas em troca de dinheiro, abandonando seu sonho de ser advogado. Esse período é encerrado quando Harvey Specter, um dos melhores advogados de Nova York, decide contratá-lo.

A contratação acontece após uma entrevista acidental e extremamente inusitada de Mike com Harvey, impressionando o renomado advogado com sua inteligência e interesse pela advocacia.

Pearson & Hardman, empresa pela qual Harvey trabalha, possui uma forte política, aceitando apenas ex-alunos da Escola de Direito de Harvard. Tendo em vista que jamais encontraria outro associado com as mesmas capacidades de Mike, ambos decidem mentir que Mike é um graduado de Harvard.

Mas o que podemos aprender com Mike Ross?

1. Advocacia social

Mike faz questão de ajudar aqueles que não possuem renda suficiente para a contratação de um advogado, especialmente os que são injustiçados por empresas de grande porte. Algo indispensável para construção do personagem que cativa tantas pessoas.

Banner Setor Comercial

2. Ética

Embora ele tenha agido fora da lei advogando sem registro, Mike age de acordo com a sua moral, criando soluções diferentes das ordens de Harvey quando está em pauta fazer algo antiético.

3. Ser comprometido

Engajamento no trabalho era uma característica visível de Mike Ross, pois ele não se importava em ficar até de madrugada para conseguir achar soluções para seus casos. O empenho que ele tinha para realizar atividades para que o escritório se destacasse entre os outros de Nova York era notável.

4. Acreditar em si mesmo

Se tinha algo em que Mike acreditava era em seu potencial. Quando acreditamos em nós mesmos, promovemos o crescimento e desenvolvimento individual. É a partir dessa autoconfiança que podemos nos arriscar muito mais, pois quando nos julgamos incapazes de fazer algo, recuamos.

As pessoas que não são autoconfiantes ficam apenas na zona de conforto e nunca exploram nada novo.

Esses são os ensinamentos que Mike Ross nos passa no seriado.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas