Um relógio sobre uma mesa de trabalho com livros e computador, representando a produtividade e administração do tempo
Gestão na advocacia

Como fazer a administração do tempo?

Ter noção sobre administração do tempo é fundamental para conseguir fazer as atividades importantes e bater as metas. Diante disso, toda pessoa precisa buscar conhecimento sobre o tema, que serve tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Um mau gerenciamento do tempo pode levar a atrasos, improdutividade e metas não alcançadas. Logo, isso pode ser um grande problema, evitando que se consiga atingir os resultados esperados.

Nesse artigo, você entenderá a importância da administração do tempo e algumas dicas para conseguir se organizar na prática. Acompanhe!

O que é administração do tempo? 

A administração do tempo é a prática de gerenciar a rotina, ter controle do próprio tempo e otimizar recursos e tarefas, de modo a realizá-las com eficiência ao longo do dia a dia.

Embora seja extremamente eficaz para manter a produtividade e o foco, isso não significa que é possível controlar 100% do seu tempo e da sua rotina diária. 

Contudo, a gestão de tempo é uma estratégia cujo objetivo é fazer com que o indivíduo aproveite as suas horas da melhor maneira possível. Trata-se de organizar o tempo de modo a conseguir realizar as atividades que precisa com destreza, em ordem de importância e dentro dos prazos estabelecidos. 

Vale ressaltar que o conceito está interligado com a produtividade, bem como com ser uma pessoa eficiente e com clareza de prioridades. 

Por exemplo, no escritório de advocacia, para gerir o tempo com eficácia, a equipe comercial pode organizar os contatos, qualificá-los, automatizar processos e ter uma lista de prioridades que determina as atividades de cada membro. 

Em suma, a administração do tempo contribui para que os funcionários sejam mais produtivos e fiquem satisfeitos com o trabalho. Isso porque, dessa forma, conseguem ter uma maior clareza do que fazer e uma melhor organização no dia a dia, aumentando a sua qualidade de vida pessoal e profissional. 

Qual é a importância da administração do tempo?

A administração do tempo é fundamental para que as pessoas consigam realizar as suas tarefas e conquistar os seus objetivos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Quando não sabemos gerenciá-lo, dificilmente conseguimos atingir bons resultados. Outrossim, indivíduos que não sabem administrar o tempo geralmente são desorganizados, não possuem foco e não tem clareza do que precisam fazer e priorizar. 

Inclusive, quando não conseguimos bater as nossas metas no trabalho, nos sentimos desanimados e podemos ser repreendidos. Ainda, é normal sentir culpa e frustração.

Por outro lado, com a organização do tempo, podemos realizar as nossas tarefas com excelência e nos prazos corretos. Isso contribui para a nossa sensação de bem-estar e satisfação pessoal. 

Isso significa que a administração do tempo, principalmente em uma sociedade moderna em que temos muitos compromissos e afazeres, é crucial para realizar sonhos, conquistar saúde e bem-estar e obter reconhecimento.

Quer saber como manter as equipes produtivas no escritório? Baixe o ebook e veja como fazer isso com eficiência!

alta produtividade na advocacia

Quais são os benefícios da administração do tempo?

Existem diversos benefícios de se investir na administração do tempo. Veja abaixo alguns dos principais.

Diminui o estresse no dia a dia 

Quando administramos o nosso tempo, conseguimos nos manter organizados em relação aos nossos afazeres. Desse modo, evita-se o estresse no dia a dia, que costuma ocorrer quando não se tem ordem ou clareza de tudo o que se precisa fazer. 

Melhora o foco e aumenta a produtividade

Pessoas que gerenciam o seu tempo conseguem ter mais foco em suas atividades e clareza de metas, objetivos e prioridades. Dessa forma, são mais produtivos, visto que utilizam as suas energias no que realmente importa e não perdem tempo com atividades desnecessárias.

Diminui o retrabalho

O retrabalho é um problema que ocorre em equipes sem foco, clareza de prioridades e principalmente, sem gestão eficiente do tempo. Além de prejudicar o andamento de tarefas, pode tornar o colaborador improdutivo. 

Os funcionários que precisam refazer algum trabalho podem ficar descontentes e insatisfeitos. Ao controlar melhor o tempo, é possível evitar que o retrabalho aconteça. 

Melhora a qualidade de vida 

Conforme mencionado, quando a pessoa consegue realizar todas as tarefas que se propôs, ela se sente mais realizada e fica mais tranquila em relação aos seus deveres. Isso melhora consideravelmente o bem-estar e a qualidade de vida. 

Evita desperdício de tempo

No dia a dia, uma pessoa pode perder tempo com retrabalho, tentando reorganizar a sua agenda e com atividades triviais. Como a administração do tempo contribui para a organização pessoal e da equipe, é menos comum que haja desperdício de tempo com o que não importa. 

Permite mais tempo livre e de lazer 

A administração do tempo também possibilita ter mais tempo livre para atividades pessoais, descanso e lazer. 

Reconhecimento

Por fim, outro benefício é que os funcionários que sabem gerenciar o tempo com eficiência conseguem trazer mais resultados. Logo, podem ser reconhecidos no escritório. 

Está gostando da leitura até esse momento? Aproveite e reserve um tempo para se aprofundar nesse tema com outros artigos abaixo:

Quais são os prejuízos de não se administrar o tempo?

Gestão do tempo na advocacia

Por outro lado, quando não há preocupação com a administração do tempo, alguns prejuízos podem ocorrer. Veja abaixo alguns pontos importantes sobre isso!

Prejudica a harmonia da equipe

Uma equipe desorganizada dificilmente trabalha bem em conjunto. O trabalho em equipe fica comprometido e as metas não são alcançadas. Da mesma forma, quando se tem um integrante que não gerencia bem o tempo, ele acaba prejudicando o andamento do trabalho dos outros colegas. 

Não alcança as metas 

Quem não gerencia bem o tempo, não tem clareza de prioridades e não alcança as suas metas individuais e coletivas. Lembre-se que, para se ter um bom desempenho, é fundamental definir prioridades e organizar a agenda do dia a dia.

Falta de clareza

Do mesmo modo que fica impossível atingir as metas, a falta de administração do tempo prejudica o trabalhador a ter clareza de suas prioridades. Desse modo, ele pode utilizar a energia em atividades que não são importantes. 

Má utilização do tempo com o que não importa

Trabalhadores que não têm clareza de prioridades e não gerenciam o tempo tendem a acreditar que tudo é importante. Ao querer fazer todas as atividades que acredita que tem capacidade para fazer, pode ficar cansado, esgotado fisicamente e emocionalmente e não executar as tarefas que de fato são fundamentais para bater as metas. 

Outrossim, essa falta de clareza pode fazer o trabalhador ter muitas atividades no seu dia a dia, o que pode comprometer a qualidade do seu serviço.

Trabalho em excesso

Por fim, outro problema da falta de administração do tempo é o excesso de trabalho. Por não ter noção do quanto trabalhou, o profissional pode perder mais horas no trabalho, prejudicando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

O excesso de trabalho pode contribuir para problemas mais graves, como a síndrome de Burnout. 

Como fazer a administração do tempo na prática? Veja 9 dicas!

Uma pessoa pode adotar diversas medidas para administrar bem o seu tempo. Quando todos se organizam individualmente, o trabalho coletivo tende a ser mais produtivo e eficiente. Por isso, veja abaixo 9 dicas que todo colaborador pode aplicar para otimizar o seu dia a dia!

1.Liste todos os seus afazeres

O primeiro passo é listar todas as tarefas que possui. Nesse momento, preocupe-se apenas em detalhar tudo o que é seu dever, sem julgar se realmente importam ou não. Todos os colaboradores podem fazer essa listagem individualmente ou o gestor pode realizar isso com a sua equipe para que todos tenham clareza de tudo o que cabe a cada um.

2. Separe as tarefas em importantes e urgentes 

Após verificar todas as tarefas, o passo seguinte é separá-las em importantes e urgentes.

De modo simples, as atividades importantes são aquelas que são fundamentais para alcançar os objetivos. Por outro lado, as urgentes são aquelas que precisam ser executadas o quanto antes, sob o risco de ter algum dano.

Um método de produtividade que pode auxiliar nisso é a Matriz de Eisenhower.  Assim, você pode separar as atividades em quadrantes para saber o que precisa fazer agora e o que pode ser feito em um momento posterior.

3.Elimine e delegue

Ao determinar as tarefas importantes e urgentes, veja também aquelas que podem ser eliminadas ou delegadas. A Matriz de Eisenhower pode contribuir nessa etapa também.

Veja na lista de atividades o que não é importante e elimine. Da mesma forma, se tiver tarefas que podem ser passadas para uma terceira pessoa, delegue-as. 

4.Tenha clareza das prioridades

O segredo para utilizar o tempo com eficiência e ter um bom desempenho é ter clareza das suas prioridades. Isso é fundamental para evitar que você desvie do foco e perca o seu tempo com o que não importa. 

5.Faça uma tarefa de cada vez

Um dos grandes erros dos trabalhadores é acreditarem que ser multitarefas os ajuda a serem produtivos. Isso é um grande engano. Pelo contrário, o multitasking é ruim, pois torna o trabalhador mais improdutivo e o deixa ainda mais cansado, visto que acaba utilizando muito mais energia do que o necessário.

Além disso, prejudica o foco dessas pessoas. Diante disso, lembre-se de sempre realizar uma atividade de cada vez. Esse é o segredo para manter a produtividade em alta. 

6.Elimine o que distrai a atenção

Durante o expediente, os trabalhadores podem lidar com diversos “ladrões” da atenção, como: emails, sites desnecessários, telefonemas, celular, aplicativos de mensagens, excesso de programas e ferramentas, dentre outros.

O ideal é evitar utilizar esses aplicativos enquanto executa atividades importantes. Deixe para usar o celular ou ler mensagens quando estiver no período de descanso ou logo após o término do trabalho.

Além disso, o escritório precisa avaliar se não utiliza ferramentas em excesso. Isso porque, trabalhar com muitos programas pode prejudicar o foco do trabalhador e fazê-lo perder tempo. 

7.Aposte nas ferramentas de organização 

Existem diversas ferramentas de organização que os colaboradores podem adotar individualmente para organizar os seus afazeres. Os aplicativos, como o Trello ou o Google Agenda são boas alternativas para isso.

Em relação ao escritório, o gestor de equipes pode adotar a gestão por tarefas para medir o desempenho dos colaboradores e mantê-los organizados em relação às suas tarefas. Inclusive, o software da ADVBOX possui uma ferramenta eficiente para isso, o sistema de pontuação por tarefas, ou taskscore

8.Tenha clareza de metas

Por fim, não tem como uma pessoa ser produtiva se ela não tem clareza de suas tarefas, funções e metas. As metas servem para guiá-la rumo ao objetivo do escritório. Logo, é fundamental que todos tenham ciência de suas obrigações e o que se espera do trabalho de cada um. Outrossim, lembre-se de definir métricas para medir os resultados. 

9.Aposte nos métodos de produtividade

Os métodos de produtividade têm como objetivo auxiliar as pessoas na administração do tempo e na definição de prioridades. Dessa forma, contribuem para que elas se tornem mais produtivas e tenham mais clareza do que precisam executar.

Existem diversas técnicas. As mais conhecidas são: Pomodoro, Don’t break the chain, KanBan, dentre outras. Cada uma delas tem as suas particularidades. O ideal é avaliar cada uma individualmente e ver qual delas se adequa melhor às necessidades e particularidades da pessoa ou da equipe.

Para ver como algumas dessas técnicas funcionam, confira o vídeo abaixo!

Conclusão

Em síntese, a administração do tempo é crucial para manter a produtividade e alcançar as metas individuais e coletivas. Lembre-se que cada um dos trabalhadores do escritório precisa gerenciar o seu próprio tempo para não prejudicar o trabalho coletivo. Contudo, o próprio escritório precisa buscar meios de garantir o bom desempenho de todos.

Se você ainda não tem o hábito de organizar o seu dia a dia, siga as dicas do artigo e melhore a sua performance!

Gostou da leitura desse artigo? Que tal continuar aprimorando os seus conhecimentos com outros textos da ADVBOX? Confira agora como é possível gerenciar as tarefas de toda a equipe do escritório! 

TRIAL
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas