Pacto Global ONU
ADVBOX

ADVBOX PASSA A INTEGRAR O PACTO GLOBAL DA ONU PELA SUSTENTABILIDADE

Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU)

A ADVBOX acaba de ingressar na A MAIOR INICIATIVA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DO MUNDO, a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção de 10 princípios nas áreas de Direitos Humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Esta é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. 

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que acreditava que as soluções para a pobreza, a degradação ambiental e outros desafios não poderiam ser encontradas se o setor privado não estivesse envolvido.

Annan criou a iniciativa para incentivar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Os 10 princípios adotados pelas empresas derivam da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. São eles:

  • Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  • Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;
  • Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  • Abolir o trabalho infantil;
  • Eliminar a discriminação no emprego;
  • Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  • Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
  • Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

As empresas que integram a rede também contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

m 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas,  193 países aprovaram a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Trata-se de um plano de ação global, de 15 anos, para o alcance de 169 metas até o ano de 2030. 

Pacto Global ONU Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS

As 17 metas de desenvolvimento sustentável são:

Meta 1: Sem Pobreza
Meta 2: Fome Zero
Meta 3: Boa saúde e bem-estar
Meta 4: Educação de qualidade
Meta 5: Igualdade de gênero
Meta 6: Água Limpa e Saneamento
Meta 7: Energia Limpa e Acessível
Meta 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Meta 10: Desigualdades reduzidas
Meta 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
Meta 12: Consumo e Produção Responsáveis
Meta 13: Ação Climática
Meta 14: Vida abaixo da água
Meta 15: Vida na Terra
Meta16: Paz, Justiça e Instituições Fortes

Meta 17: Parcerias para as metas

Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1100 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Os membros têm acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da empresa com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área.

Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. 

Para a ADVBOX se tornar signatária de tal iniciativa foi um caminho natural visto que nossa missão como empresa é conectar as pessoas aos seus direitos. Por meio da otimização do tempo, da comunicação e da organização dos escritórios de advocacia, promovemos maior eficácia no trabalho e qualidade de vida aos advogados. 

Com a implementação da autogestão e os esforços para a construção de uma ambiente integral de trabalho na ADVBOX, a empresa busca dar maior autonomia ao seu colaborador, evitando qualquer tipo de trabalho forçado ou descriminação.

Além disso, promove responsabilidade ambiental ao optar pelo trabalho remoto e contribui com o princípio de incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis, propiciando, por meio do seu software, que os escritórios operem de forma remota, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa que contribuem para a crise climática que estamos vivendo. 

Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos 10 princípios e estimular a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade na ADVBOX.

Nosso objetivo é aproximar os escritórios de advocacia de práticas e iniciativas de sustentabilidade corporativa, como o Pacto Global, por meio da divulgação de ações, campanhas e políticas que podem ser adotadas para a contribuição no alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), assumindo assim nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

As empresas que tiverem interesse em fazer parte da iniciativa e se reconhecerem como uma força estratégica no alcance das ODS podem encontrar mais informações nos nossos canais e em www.pactoglobal.org.br 

Que tal conhecer o software jurídico ADVBOX? Acesse o teste gratuito e visualize todos os benefícios para seu escritório!

Software jurídico ADVBOX
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas