arte de episódio sobre reunião operacional com advogado segurando paletó
Gestão na advocacia

Reunião Operacional

Vídeo descritivo sobre Reunião Operacional, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Quais são os tipos de reuniões de trabalho?

A partir de hoje você não irá mais fazer uma reunião sem planejamento, tirar vários colaboradores do trabalho só porque precisa fazer uma reunião.

Existem modelos de reuniões prontos para cada objetivo do escritório. Por isso, acompanhe esta analogia:

No final de semana você pode ter objetivos diferentes: se o objetivo é sair com o seu amor, curtir um momento a dois em prol da relação, irá levá-lo a um restaurante bacana, por exemplo, e não irá levar todos os amigos. Por outro lado, se o objetivo é se divertir mais, alta adrenalina e curtição, você irá procurar um show, uma balada, ou seja, outro modelo de programação.

Com as reuniões de trabalho também funciona assim. Você precisa conhecer esses modelos para evitar constrangimentos e tempo perdido.

O que é Reunião Operacional?

Por isso, acompanhe este artigo para conhecer o primeiro modelo de reuniões: Reunião Operacional.

A reunião operacional é a reunião mais ágil de todas, sendo dividida em três etapas: Métricas, Projetos e Tensões.

Ela serve para o setor bater as métricas do mês que foi concluído e definir os resultados esperados do mês que se inicia, sendo concluída em torno de 10 minutos.

É papel do Líder Operacional conduzir essa reunião, fazendo uma rápida rodada de check in, depois passar diretamente para a leitura das métricas, as quais já devem ter sido anotadas na Planilha Operacional antes da reunião.

Sendo assim, não se discute nem se julga se o resultado foi bom ou ruim, pois essa reunião é apenas informativa, todos da equipe são capazes de entender o resultado.

Após este momento, é aberto para que cada um apresente tensões operacionais que tenha e esteja impedindo ou atrasando o seu trabalho.

Ainda, após listar essas tensões, é feita uma rodada de sincronia e resolução destas.

Para que serve uma Planilha Operacional?

A ferramenta condutora dessa reunião é a Planilha Operacional. Um modelo básico inclui uma aba para as métricas, outra para os projetos e outra para as tensões, já servindo como uma espécie de livro ata para o círculo, porém muito mais ágil e de fácil visualização.

Assim sendo, é possível ver como esta reunião é rápida e eficiente.

Para encerrar, é válido lembrar que existem gestores que são verbais e lideram melhor conversando com o time todos os dias de manhã.

Para que serve o Day Meeting?

Esses gestores fazem uma espécie de day meeting, realizando diariamente reuniões de 20 minutos para alinhar as tarefas do dia.

Nós da ADVBOX consideramos tal procedimento improdutivo, pois se o time possui 10 pessoas e cada uma recebe 2 minutos de atenção, o gestor está tirando 18 minutos de cada, o que representa 162 minutos perdidos por dia da sua equipe e em média 54 horas de trabalho em um mês.

No entanto, existem muitos gestores que admiramos e que funcionam muito bem dessa forma, é particular de cada escritório, assim como para projetos complexos e com ritmo muito intenso em que as situações são sempre novas e precisam ser entendidas com rapidez.

Reunião Operacional

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

botão para se inscrever no canal com foto de homem em episódio de matriz de habilidades
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas