7 Motivos para Criar um Blog Jurídico Vinculado ao seu Escritório

Com a inovação tecnológica e a evolução da área jurídica, os escritórios de advocacia precisam se adequar. O marketing de conteúdo e a criação de um blog jurídico são ótimas maneiras de fazer isso.
Além de buscar novas formas de desenvolver seu trabalho, otimizando tempo e produção, advogados precisam também adequar a forma de fazer o marketing dos escritórios, e o Marketing Digital é uma excelente estratégia para este fim.
Dentre as diversas vertentes do marketing existentes, está o marketing de conteúdo. Ele está presente em plataformas digitais de comunicação com o usuário, como sites, redes sociais e blogs.
Entenda quais são os motivos que fazem com que a criação de um blog jurídico para o seu escritório de advocacia seja uma ferramenta poderosa:
-
Posicione-se como referência na área em que atua:
Publicando material informativo em um blog jurídico, você contribui para sua identidade profissional. Ajuda também a validar sua especialidade. o que dará maior visibilidade ao seu trabalho e diferenciará seu escritório dos demais no concorrido mercado da advocacia. Além disso, fornece gratuitamente informações úteis para clientes e potenciais clientes.
-
Aproxime-se dos clientes que já possui e capte novos:
Postagens periódicas em um blog jurídico ajudarão você a desenvolver um bom relacionamento com os clientes. Outro ponto positivo deste canal de comunicação é a demonstração de conhecimento e domínio dos assuntos jurídicos. Isso dá aos clientes a sensação de segurança em relação à capacitação do advogado, ao mesmo tempo em que pode torná-lo referência profissional para aqueles que buscam um escritório de qualidade para lhes representar.
-
Compartilhe informação de forma democrática:
Por ser um meio informal de comunicação, um blog jurídico possibilita escrever de forma descomplicada sobre assuntos técnicos do Direito. O público geral necessita consumir e compreender melhor esse tipo de conteúdo. Isso cria uma oportunidade de interação com atuais e futuros clientes, reduzindo barreiras existentes entre leigo e especialista. Isso contribui para criar uma sensação de confiança, credibilidade e gratidão entre o leitor e você.
-
Tenha um espaço para comunicados e divulgação de participações em eventos jurídicos:
Compartilhar e divulgar assuntos tratados em eventos da área jurídica é bastante positivo. Isso porque os leitores podem fazer comentários e tirar dúvidas sobre as matérias publicadas, o que lhe permite conhecer melhor o público e suas demandas. Assim você também reafirma posicionamento no mercado oportunizando convites para outros eventos do meio, bem como aumenta a visibilidade do trabalho desenvolvido pelo seu escritório.
-
Viabilize parcerias:
Exposição do domínio de conhecimento do escritório também cria oportunidade de fazer parcerias . Com parceiros de outros setores do Direito você pode receber ações que não teria condições de atender. Seja por não ter domínio da matéria, seja por não poder lidar com a alta demanda, ou ser prospector de ações de sua especialidade. Isso permite abranger uma maior quantidade de serviços jurídicos, gerando lucro e crescimento para o escritório.
-
Ganhe visibilidade nos sites de busca:
Produzindo conteúdo de qualidade sobre assuntos pertinentes ao público, com palavras-chave bem determinadas e gerando muitos acessos, a sua página ganhará destaque em sites de busca como o Google , por exemplo. Isso é extremamente
relevante, pois faz com que seu escritório seja facilmente encontrado, deixando você à frente de concorrentes quando alguém buscar informações sobre matérias ou serviços prestados na sua área. -
Garanta alcance por baixo custo:
O marketing de conteúdo tem baixo custo e alto potencial de alcance. É possível atrair milhares de usuários com anúncios patrocinados e pouco emprego de capital, gerando tráfego para o site do escritório e promoção do engajamento com a marca na internet.
Em comparação à mídia tradicional, o marketing digital além de ser mais barato, permite a comparação de resultados e o melhoramento de estratégias, fazendo valer seu investimento.
E se você tem dúvidas sobre a possibilidade de utilizar o marketing de conteúdo para promover seu escritório, não se preocupe. O Tribunal de Ética da OAB/SP já se posicionou favoravelmente ao uso deste tipo de canal por advogados, desde que respeitado o Código de Ética profissional.
Crie um blog corporativo e comece agora a compartilhar com milhares de pessoas o potencial do seu escritório!
Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.