petições advbox
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Sistema de Pontuação por Tarefas e trabalho intelectual

O trabalho intelectual dos profissionais da advocacia está se adaptando às novas ferramentas tecnológicas e as novas exigências do mercado. Sendo assim, umas profissões mais tradicionais e respeitadas estão se adequando à realidade. 

Dessa forma, é importante ressaltar a respeito da ferramenta da ADVBOX, pontuação por tarefas, um método de metrificação do trabalho intelectual e níveis de esforços que tem a finalidade de obter uma referência de produtividade similar entre os membros do time. 

Com essa ferramenta é possível ter ciência do tempo de duração da realização da tarefa e a complexidade da tarefa. Assim, é possível estabelecer melhor o trabalho intelectual do colaborador. 

Continue a leitura e saiba o que é trabalho intelectual e a relação com a pontuação por tarefas! 

Quais são os tipos de trabalho intelectual?

Na advocacia há vários tipos de trabalho intelectuais, cada um realiza um papel essencial na prestação de serviços jurídicos. Sendo eles: 

  • Criação de documentos jurídicos; 
  • Contencioso; 
  • Consultoria jurídica; 
  • Negociação; 
  • Pesquisa jurídica. 

1. Criação de documentos jurídicos 

A criação de documentos jurídicos consiste em uma parte essencial no trabalho do advogado e engloba a elaboração de petições, contratos, pareceres legais, acordos e entre outros importantes documentos. 

Por essa razão, a automação realiza um papel fundamental nessa área, como o uso de ferramentas tecnológicas para economizar tempo e evitar falhas comuns em documentos legais. 

2. Contencioso 

O contencioso é uma representação de clientes em disputas judiciais, isto é, os advogados precisam apresentar argumentos perante os juízes e júris para a defesa dos interesses do cliente. 

Assim, além deles serem habilitados intelectualmente na apresentação escrita e oral, eles podem recorrer ao uso de um software jurídico para organizar os documentos e monitorar os prazos dentro do escritório

3. Consultoria jurídica 

A consultoria jurídica envolve o fornecimento de orientações jurídicas estratégicas aos clientes e as empresas. Dessa maneira, os advogados devem ser capazes de oferecer insights e análises fundamentadas e capazes de ajudar na resolução dos problemas de seus clientes. 

Sendo assim, o especialista precisa oferecer insights e análises fundamentadas para ajudar seus clientes na tomada de decisões assertivas.. Dessa forma, a gestão de casos jurídicos apresenta um papel importante na organização e no acompanhamento dessas orientações. 

Com o avanço da tecnologia, os advogados  sentem a necessidade de incorporar cada vez mais soluções de softwares jurídicos e ferramentas de análise em seu ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a eficiência de seus resultados e a satisfação dos seus clientes. 

4. Negociação 

Os advogados atuam como importantes mediadores legais e facilitam acordos entre as partes envolvidas durante o processo jurídico. Para conseguir sucesso, os advogados precisam basear suas ações em dados e analisá-los durante o processo, tendo em vista que precisam tomar decisões assertivas. 

Nesse sentido, a negociação é uma habilidade essencial e os advogados precisam se basear em informações e dados para tomar decisões estratégicas durante o processo. O uso de Business Intelligence (bI) é muito útil durante a análise de dados para obter bons insights. 

5. Pesquisa jurídica 

A pesquisa jurídica é essencial nas atividades intelectuais de um advogado, uma vez que a análise detalhada de instruções, disposições legais relacionados aos casos e doutrina da área. 

Isso porque é fundamental para compreender como as leis e os regulamentos são aplicados em cada situação. O avanço da tecnologia é primordial, pois facilita o processo de pesquisa e permite que os advogados construam argumentos sólidos fundamentados em dados atualizados. 

ebook taskscore pontuação por tarefas produtividade

O que é trabalho intelectual e exemplos?

Como foi mencionado, o sistema pontuação por tarefas envolve a complexidade das atividades realizadas no escritório de advocacia. Os especialistas em pedagogia e psicologia tratam o tema com profundidade, e já estipularam classificações validadas pela ciência sobre o nível de esforço para as tarefas. 

Entenda melhor a relação entre trabalho intelectual e níveis de esforços: 

1º nível 

No primeiro nível estão relacionadas as atividades que exigem apenas a lembrança. Assim, é válido mencionar tarefas que envolvem: recordar, listar, resumir, manifestar, utilizar, registrar, cadastrar, anotar, escrever, responder, informar e entre outras. 

2º nível 

O segundo nível apresenta atividades que exigem compreensão, como explicar, compreender, exemplificar, interpretar, deduzir, entender e alinhar. 

3º nível 

Envolvem atividades que exigem a capacidade de aplicação, por exemplo, demonstrar, operar máquina, ensinar a executar, produzir um relatório, resolver problemas, produzir um trabalho pré-definido e adaptar uma única solução a um caso concreto. 

4º nível 

No quarto nível é necessário que o advogado seja capaz de analisar a avaliar opções ou soluções. Assim, envolve a capacidade de resumir, comparar, argumentar, desenhar uma explicação, identificar procedimentos estabelecidos e propor possíveis adaptações. 

5º nível 

O quinto nível envolve atividades que necessitam criar ou sintetizar o conhecimento para descobrir uma solução, como vender, analisar personas, elaborar estratégias, elaborar conteúdo, sintetizar ideias e criar táticas de marketing. 

Saiba que esses níveis são para conhecimento já adquiridos, isto é, já estão acomodados no sistema mental de cada indivíduo. 

Como é o trabalho de um advogado? 

Os advogados realizam um importante trabalho na sociedade, tendo em vista que são os profissionais que buscam proteger os direitos das empresas e organizações. Entretanto, o trabalho desse profissional é desafiador, uma vez que envolve um conjunto de pesquisa, negociação e entre outras atividades. 

Desse modo, é necessário que eles dediquem tempo significativo para compreender as necessidades dos seus clientes, avaliar informações, desenvolver estratégias jurídicas e, em algumas situações, comparecer em audiências ou julgamentos. 

Muitos especialistas têm dificuldade em conseguir mensurar o tempo gastos em cada tarefa, pois o trabalho dos advogados varia em complexidade e duração. Assim, o sistema de pontuação por tarefas é uma importante solução. Veja, a seguir, os benefícios do sistema: 

  • Gestão de tempo;
  • Estabelecimento de metas e bonificações;
  • Medição precisa
  • Transparência e responsabilidade

1. Gestão de tempo

O sistema é capaz de identificar áreas em que o tempo está sendo gasto de maneira excessiva, permitindo possíveis ajustes para melhorar a produtividade.

2. Estabelecimento de metas e bonificações

Com base no desempenho e na pontuação acumulada, é possível determinar metas e bônus para que a equipe atue motivado e empenhado nas tarefas do dia a dia.

3. Medição precisa

Os profissionais podem registrar o tempo gasto em cada atividade com maior exatidão, fator fundamental para a alocação de recursos e para a cobrança de honorários.

4. Transparência e responsabilidade

É necessário destacar que na advocacia na era digital, os especialistas precisam apresentar um conjunto diversificado de características que complementam suas características jurídicas intelectuais. 

Isso porque essas características os tornam eficazes na resolução de questões legais, e os preparam para navegar no ambiente digital. Logo, a habilidade de pesquisa, comunicação clara, pensamento crítico, ética profissional e adaptabilidade tecnológica são cruciais. 

Como vimos, o trabalho intelectual envolve diversas características e é essencial na área da advocacia. O profissional precisa desenvolver diversas habilidades para se destacar no mercado e melhorar seu posicionamento. 

Portanto, o sistema de pontuação da ADVBOX consiste em um importante aliado para o trabalho intelectual do advogado, pois é possível exercer suas atividades conforme seus pontos fortes e conseguir o máximo desempenho durante a sua realização.

Sendo assim, para atuar na área de forma engajada e comprometida com cliente, vale a pena apostar na solução oferecida pela ADVBOX. 

Gostou do artigo que preparamos para você? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas