Financeiro

Apuração de Resultados por Competência

A apuração de resultados por competência é um documento contábil básico e fundamental na organização financeira de qualquer empresa e também escritórios de advocacia, mas muito simples com ADVBOX.

O que é a Apuração de Resultados por Competência?

A Apuração de Resultados por Competência é um relatório financeiro de importância fundamental e um escritório precisa ter todo mês.

Ele tem as seguintes características:

  1. Não considera se as receitas ou despesas foram pagas ou não;
  2. Considera receitas e despesas referentes à determinada competência mês/ano, mesmo que sejam pagas em atraso fora do mês que deveria;
  3. Serve para ter clareza se mês a mês o escritório está dando lucro ou acumulando dívidas.

Para entender melhor a apuração de resultados, vamos exemplificar:

Os honorários advocatícios, firmado o contrato de prestação de serviços em 10/2019 no valor de R$ 9.000,00 em três parcelas, sendo a primeira à vista e as demais nos meses seguintes.

Para a apuração de resultados, todo o valor será lançado na competência 10/2019, independente de qualquer parcela ser paga com atraso ou não.

Mesmo que o cliente leva meses para pagar as parcelas, a apuração do resultado será considerada integralmente em 10/2019. As datas dos efetivos pagamentos somente terão importância para o Relatório de Receitas e Despesas.

Assim, é possível ter clareza de várias informações importantes, especialmente a Lucratividade do Escritório, e também da Inadimplência e como isso afeta as finanças.

A apuração de resultados mostra diretamente quanto teve de lucro em um mês?

O Lucro é algo subjetivo, que deve ser decidido pelos sócios com a Apuração de Resultados e o Relatório de Receitas e Despesas em mãos.

Mas a apuração de resultados demonstra se o seu escritório está gerando riqueza e se faz sentido continuar com o modelo de negócio ou precisa de adaptações.

De fato, é muito mais claro visualizar se a prospecção de novos negócios está sendo lucrativa comparando com as despesas, e se está de acordo com as expectativas futuras de ganhos dos sócios.

Vamos novamente exemplificar com honorários:

Digamos que a média de todos os custos de um escritório gire em torno de R$ 80.000,00 mensais totalizando R$ 960.000,00, incluindo aqui as provisões anuais distribuídas mensalmente (décimo terceiro, férias, IR, Alvarás, OAB, IPTU).

Se um escritório fechar sessenta contratos de honorários com a média de R$ 50.000,00 em um ano totalizando R$ 3.000.000,00 (três milhões).

Porém, todos são contratos de risco, e apenas 10% desse valor (R$ 300.000,00) é pago no início da ação, é possível visualizar que este escritório foi lucrativo?

Ou é possível afirmar que este escritório teve prejuízo?

Pela Apuração de Resultados teríamos um resultado positivo de R$ 2.040.000,00 mas pelo Relatório de Receitas e Despesas, temos um resultado negativo sobre estes contratos de R$ 660.000,00.

Para aferir o lucro, é preciso fazer uma mediação entre os dois resultados e também adequar ao que havia no caixa antes do ano começar. Sim, porque o histórico financeiro irá possibilitar ou não o pagamento de lucro aos sócios.

Por este motivo que é muito importante ter um Apuração de Resultado por competência. bem  organizado e preciso, mas também é relevante ter o Relatório de Receitas e Despesas emitido com exatidão.

Como eu extraio a Apuração de Resultado por competência na ADVBOX?

Para obter este relatório na ADVBOX é muito simples e você deve extrair mensalmente, na primeira semana do mês.

  1. Acesse o Menu Financeiro;
  2. Abra a Aba Relatórios;
  3. Altere o filtro “data do pagamento” para “competência” e selecione o mês/ano que deseja gerar a apuração;
  4. Abra a aba “Relatórios” e confira se a data de inicio e fim do período estão de acordo com a competência selecionada. Se precisar corrigir, corrija;
  5. Exporte para Excel ou Imprima em PDF;
  6. ADVBOX irá entregar em alguns segundos no seu email de usuário.
apuração de resultados

Se não alterar o período, a ADVBOX irá gerar o relatório do mês atual até o dia da impressão, por isso aconselha-se a fazer o relatório a partir do dia 1 do mês seguinte para fins de análise financeira e histórico.

Se você clicar em “aplicar filtros” o relatório irá aparecer em tela para você.

Layout do Relatório

O Layout do relatório é diferenciado para a versão Banca Jurídica, visando um relatório mais simples e outro, para versões Banca Max e Elite mais completas, para uma administração financeira mais complexas.

Em ambos, o layout do relatório sai com todas as informações do excel. da seguinte maneira:

Apuração de Resultados

Perceba que “Competência” é a informação base para a formação do relatório, tendo em vista que este exemplo se refere a 11/2019.

Para ficar clara a diferença, se você gerar um Relatório de Receitas e Despesas do mesmo mês (11/2019) baseado na data do pagamento, os lançamentos que irão constar na planilha serão totalmente diferentes. O resultado será diverso também.

Nas versões Banca Max e Elite, o relatório conta ainda com o resumo de contas na parte superior, que esclarece instantaneamente as receitas e despesas, dando uma melhor visão para escritórios com grande movimentação de valores. Veja:

apuração de resultados

Esta parte do relatório irá também ser utilizada na geração do Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) e irá economizar várias horas de trabalho da pessoa responsável pelo financeiro.

Além disso, permite uma transparência total na análise do caixa por todos os sócios em tempo real.

Realizando a integração com o ASAAS para a emissão de cobranças em boleto, o financeiro do escritório ficará completamente digital e ágil para facilitar o seu controle.

Gostou do artigo? Esperamos sempre ajudar de alguma forma na gestão financeira de escritórios através do nosso conteúdo.

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Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

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