Dicas para melhorar o atendimento no escritório e receber menos ligações
Setor Comercial

Atendimento Jurídico em redes sociais e e-mail

Grande parte dos trabalhadores do ramos jurídico já se deu conta da importância que a internet tem para sua atuação profissional nos dias atuais. Mas o que muitos não percebem é quão significativo é prestar atenção ao atendimento jurídico.

Inegavelmente, elaborar estratégias para captação de novos clientes é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer escritório. Entretanto, não se pode perder de vista que só ela não é capaz de trazer todos os resultados esperados.

A fim de se manter uma estratégia de gestão financeira rotativa é necessário focar no atendimento jurídico posterior à assinatura do contrato por parte do cliente. Tão importante quanto conquistar um novo cliente é ter certeza que ele voltará quando precisar.

Dessa forma, a utilização inteligente das redes sociais se mostra de suma importância nos dois pontos do processo. Ou seja, podem auxiliar tanto na conquista do novo cliente quanto na manutenção dos mais antigos.

Mas antes de falar sobre a importância das redes sociais esse processo, vamos entender o que é o atendimento jurídico.

O que é atendimento jurídico?

O atendimento jurídico nada mais é que a ação tomada pelo escritório a fim de responder dúvidas e prestar informação tanto a clientes quanto a quem possa vir a se tornar cliente no futuro.

Ainda que isso possa parecer algo banal, e é por esse motivo que muitos escritórios não investem suficiente nesse aspecto, ele é de suma importância para escritórios bem sucedidos. Toda grande banca de advocacia dá atenção a esse aspecto.

Pense na seguinte situação: alguém precisa contratar um advogado e decide entrar em contato com dois escritórios diferentes. No primeiro ela é atendida por uma secretaria que não tem as informações necessárias e avisa que alguém entrará em contato para sanar suas dúvidas.

Já o segundo escritório montou uma estratégia otimizada de atendimento jurídico. Assim que a pessoa entra em contato é capaz de tirar todas as suas dúvidas e prestar todas as informações necessárias. É fácil saber qual será sua escolha, não é mesmo?

Além disso, pense também que o primeiro escritório tinha apenas o telefone como meio de contato enquanto o outro também utiliza as redes sociais para esse fim.

É provável que o segundo escritório seja capaz de abarcar um número maior de atendimento, afinal nem todo mundo ainda usa o telefone hoje em dia.

A internet já é protagonista no dia a dia da maior parte da população e todos aqueles que fazem parte do mercado jurídico precisam se atentar a esse fato. Quanto mais meios existirem para se chegar até o escritório, maiores as chances de uma captação efetiva.

Onde conseguir atendimento jurídico gratuito?

Dentre os órgãos público, a Defensoria Pública se destaca no que diz respeito ao atendimento jurídico e prestação de defesa aos menos favorecidos.

Contudo, é importante frisar a relevância de escritórios de advogado também prestarem atendimento jurídico sem cobranças. Mesmo que seja de praxe cobrar por consultas jurídicas, é necessário dar muita atenção ao primeiro contato do cliente com o escritório.

Muitas vezes é esse primeiro contato, e consequentemente primeira impressão, que irá definir a assinatura ou não por parte do possível cliente que está sendo atendido. Como exemplificado antes é essencial que a equipe do escritório saiba atender as suas necessidades.

Entretanto, não são só os novos clientes que importam. É muito importante pensar também em formas práticas e econômicas de manter contato com os clientes que você já tem.

O atendimento jurídico cumpre também a função de manter o engajamento daqueles que já são clientes do escritório. Se o cliente sente que os advogados responsáveis pelo seu caso estão dando a atenção devida a ele, tende a ficar satisfeito com a atuação jurídica.

Assim sendo, essa questão desemboca em mais dois pontos cruciais.

O primeiro é entender que responder dúvidas dos clientes é a maneira mais eficaz de conquistar sua satisfação. Se toda vez que ele se sentir inseguro quanto ao seu processo for atendido de maneira eficaz vai compreender que o necessário está sendo realizado e ficará tranquilo quanto à questão.

O segundo ponto é compreender que um cliente satisfeito tem uma chance muito alta de contratar novamente os serviços do escritório quando for necessário. Com efeito, devido à satisfação gerada isso pode ocorrer mesmo que a causa anterior não tenha sido ganha.

Como fazer um atendimento jurídico?

Acolhimento e informação são as palavras-chave para um atendimento jurídico de sucesso.

Por causa de todo o stress a que o cliente está submetido durante o andamento de uma causa é preciso estar atento à forma como se dá o atendimento jurídico. Evitar rispidez e buscar compreender a situação da pessoa com quem se fala é fundamental.

Em outras palavras, nem todos entendem os meandros do sistema jurídico e por isso é comum que fiquem ansiosos durante o andamento da ação. Desse modo, cabe à pessoa responsável pelo atendimento dar o acolhimento necessário para que essa pessoa se tranquilize.

Mostrar que o processo está em boas mãos é uma ótima maneira de conseguir isso.

Além disso, é imprescindível que, durante o atendimento jurídico, todas as informações estejam disponíveis caso sejam solicitadas. Nada quebra mais a confiança de um cliente do que a incerteza perante a dúvida.

Se a pessoa responsável pelo atendimento jurídico não tiver as informações puder dar as informações requisitadas assim que elas forem questionadas há  uma chance enorme de o cliente duvidar da capacidade do escritório de dar conta da sua causa.

Em virtude disso, mesmo que o trabalho realizado seja excepcional, a confiança do cliente estará perdida e todo o esforço irá por água abaixo.

Qual é a melhor rede social para advogados?

A resposta para essa pergunta irá depender muito do perfil dos clientes do escritório de advocacia e da estratégia utilizada para o atendimento jurídico. Contudo, de forma ampla, é possível dizer que todas as redes sociais devem ser exploradas.

Dessa forma, ao explorá-las de forma cuidados, o advogado terá condições de compreender melhor a dinâmica de cada uma delas e como ela pode auxiliar para o bom atendimento jurídico.

Como já explicitado anteriormente, todo profissional jurídico sabe o quanto o cliente fica ansioso por novidades relacionadas aos seus processos. Como resultado disso, é comum que o cliente vá até o escritório para saber notícias.

Entretanto, é importante notar que essa atitude não é nada econômico nem para ele mesmo, que precisa fazer este deslocamento, e nem para você que vai precisar despender de tempo para atendê-lo. Além disso, é algo impensável se o escritório se dispõe a ser um escritório digital.

Mas então qual seria a saída para esse problema?

O que o advogado pode publicar nas redes sociais?

O advogado pode anunciar seus serviços nas redes sociais, desde que maneira discreta e moderada. Ou seja, isso não é um impeditivo para as ações nas redes sociais.

Com a internet assumindo uma importância em nosso dia a dia que era inimaginável até poucos anos atrás é compreensível que a solução passe por ela.

Por consequência disso é preciso compreender que os meios de comunicação propiciados por ela trouxeram várias opções para que qualquer advogado possa manter contato e fazer o atendimento Jurídico almejado por todos.

Nesse sentido, a utilização das redes sociais para o atendimento dos clientes é uma ótima maneira de cumprir com essa função sem que nem a equipe do escritório nem o cliente necessitem sair do lugar.

Dito isso, traremos a seguir a lista de algumas das redes sociais mais utilizadas no atendimento jurídico atualmente e explicaremos suas vantagens.

Confira a seguir:

1. Whatsapp

Hoje em dia, como forma alternativa ao contato presencial ou telefônico, este aplicativo de mensagens é um dos mais utilizados como meio imediato de comunicação. Por ser tão disseminado, ele é um dos aplicativos mais descomplicados para se manter contato com alguém pela internet.

Se você dispuser de um número de telefone celular para este fim, basta divulgá-lo para que seus clientes possam entrar em contato pelo próprio aplicativo para obter informações de seus processos.

Atualmente, com a versão Business do Whatsapp, você pode ainda dar um atendimento diferenciado para seus clientes, de forma mais ágil e satisfatória.

2. Facebook

Sim! Dentre outros benefícios, o Facebook pode ser utilizado como uma forte ferramenta de contato com seus clientes.

Mas é claro que o ideal é que você crie uma página para o seu escritório de advocacia para este fim. Com isso, você pode até mesmo delegar, para sua secretária ou algum outro colaborador, a função de responder os clientes pelo chat da página do escritório no Facebook.

Dessa forma, seu cliente poderá buscar facilmente pelas informações que precisa sem que você precise, necessariamente, dispor de tempo para isso.

Se sua equipe estiver bem preparada para fazer um bom atendimento jurídico em redes sociais e se eles tiverem fácil acesso, por meio de um sistema do escritório, às informações dos processos em andamento, este contato poderá ser feito de forma muito fácil e rápida, deixando seu cliente satisfeito.

3. Software de gestão do escritório

Só com essas duas opções você já tem ótimas alternativas de atendimento jurídico em redes sociais, concorda? Mas e se você pudesse não só dar um retorno de forma descomplicada e econômica aos seus clientes, mas também prevenir que a necessidade deste contato surgisse? Seria interessante?

É claro que sim!

E para que isso seja possível, basta que você disponha de um software de gestão por meio do qual você, além de ter todas as informações relacionadas aos seus processos organizadas e de fácil acesso, também possa enviar mensagens e/ou e-mails para os seus clientes de forma automatizada com informações das movimentações de seus próprios processos.

Assim, com o cliente já sabendo as novidades sobre o processo, ele nem precisará entrar em contato com você e sua equipe.

O efeito disso é que você e sua equipe tem mais tempo disponível para focar em outras atividades, ao mesmo tempo em que seu cliente fica extremamente satisfeito com o atendimento e menos ansioso por novidades, ciente de que, quando as houverem, ele as receberá sem que seja necessário buscar por elas.

Proporcionar diversos canais de atendimento através da internet, seja de forma preventiva ou reativa, pode trazer economia de tempo e de dinheiro para o escritório e para o cliente. Então faça bom uso dessas dicas e mude o seu atendimento para melhor!

Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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