fbpx

No exercício da advocacia, um dos elementos mais importantes é a qualidade no atendimento jurídico ao cliente. Assim, o compromisso e a empatia presentes na advocacia se ligam diretamente com o relacionamento com o cliente.

Uma advogada realizando Atendimento Jurídico pelo telefone enquanto usa, também, um tablet

E não só isso: o bom atendimento ao cliente impacta diretamente o desenvolvimento financeiro do escritório.

Um problema ignorado até hoje: O atendimento jurídico reativo

O Atendimento reativo é aquele realizado apenas quando o cliente solicita. Isso provoca um estado de preocupação constante e desagradável no cliente, que acaba não recebendo notificações sobre seu processo. Assim, ele é obrigado a contatar o escritório para obter tais informações.

Além de comprometer o sentimento do cliente sobre o escritório, o atendimento reativo gera gastos excessivos com serviços de atendimento. Isso ocorre ainda mais quando estes são efetuados via telefone. A equipe, ou o advogado que atua individualmente, pode perder muito tempo com sistemas de atendimento reativos e manuais.

Nessa publicação falaremos um pouco como evitar os problemas que essa forma de atendimento gera na advocacia.

Uma solução: o atendimento antecipado, comunicando o cliente antes que ele se preocupe.

Para combater os sintomas do atendimento reativo, os escritórios podem utilizar a estratégia do atendimento antecipado. Ela consiste em comunicar ao cliente as informações essenciais sobre causas, processos, contratos, etc. Isso tudo antes mesmo que ele pense em se preocupar com elas. Para colocá-lo em prática, utiliza-se a automação de relacionamento com clientes, que remediará o atendimento reativo.

Com ela é possível programar mensagens para enviar aos clientes via SMS ou e-mail, por exemplo. O uso mais efetivo é a notificação de movimentações nos processos dos clientes ou o compartilhamento de outras informações importantes. Tudo isso é feito com redução de custos e sem acréscimo de tarefas a serem feitas pela equipe do escritório. Inclusive, se constata uma redução da demanda de trabalho de atendimento entre 60% e 80%.

Como dissemos, além da redução de custos e de tarefas, a automação de relacionamento é capaz de eliminar o problema do atendimento reativo. Assim, os clientes ficam muito mais satisfeitos, o que gera mais indicações e novos clientes, e o seu escritório pode concentrar energias em outras tarefas, aumentando a produtividade, a receita, os bons resultados jurídicos e capacidade de fechamento de novos contratos.

Estratégias para se livrar do atendimento jurídico reativo.

1. A digitalização de escritórios e a otimização do atendimento jurídico

Para se livrar das dificuldades que o atendimento reativo impõe, a digitalização de escritórios cai como uma luva. O auxílio da tecnologia possibilita eliminar os problemas mais graves, além de otimizar todo sistema de relacionamento com o cliente.

Os custos e quantidade de tarefas com atendimento ficam bem menores. A equipe não fica sobrecarregada e os serviços de atendimento são realizados com mais facilidade.

2. Usando o escritório digital para atendimento jurídico na advocacia

Atender via web é uma saída parcial que alivia os sintomas da sobrecarga de atendimento. O uso de redes sociais e aplicativos de mensagens certamente é um aliado à melhoria de resultados de atendimento. Além disso, possibilita a expansão de atuação do escritório.

Porém, apenas a digitalização das informações dos escritórios realmente resolve o problema do atendimento reativo. Por mais que o WhatsApp livre o cliente do deslocamento e o advogado do custo com telefonia, a inclinação é que o atendimento continue sendo reativo.

Como ter um atendimento pro-ativo, então?

Através da automação de relacionamento. Com ela, os clientes são automaticamente notificados e cortejados com mensagens, sem gasto de tempo pelo advogado ou secretária e com um grande custo benefício.

Mesmo se tratando de uma automação, a qualidade do serviço não é comprometida. Muito pelo contrário: os clientes ficam mais satisfeitos com a atenção surpreendente e praticidade proporcionadas pelo escritório, sendo assim uma ótima forma de fideliza-los.

3. Melhores resultados sem excesso de tarefas

As estratégias de atendimento via web e automação de relacionamento reduzem bastante a carga de trabalho dos colaboradores. Além disso, através do uso do escritório digital, oferece também ótimos resultados e reduzem a carga de trabalho dos colaboradores.

Com a automação de tarefas de caráter repetitivo é possível se dedicar a trabalhos que exigem maior dedicação pessoal, como atendimentos em casos delicados e complexos, organização e, claro, realização do trabalho jurídico em si.

Todos saem ganhando e o escritório conseguirá atender ainda mais clientes.

Banner para clicar e fazer download gratuito do e-book automação de relacionamento para advogados


Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.