recurso de apelação
Marketing Jurídico Digital

Estratégias para conquistar mais clientes no Direito Empresarial

Em um mercado competitivo como o da advocacia brasileira, entrar na área corporativa pode ser uma boa escolha para manter a estabilidade da atividade. Mas quais estratégias você pode desenvolver para ganhar relevância no Direito Empresarial?

Por isso, confira algumas dicas importantes para usar tecnologia e estratégias de conteúdo para atrair clientes que precisam de um profissional que atue nesse meio.

Seus clientes vêm de onde?

É muito importante saber por qual meio os clientes encontram seus serviços. Cada vez mais os escritórios têm diferentes fontes de clientes e diferentes formas de como captar clientes na advocacia.

Organizar a origem deles em planilhas ou arquivos digitais pode ser um tanto quanto complicado. Pode ficar difícil encontrar tais informações, principalmente em casos de escritórios ou advogados com uma quantidade maior de clientes (o que costuma ser a realidade na área corporativa).

Sendo assim, a centralização dessas informações em uma plataforma de qualidade e simples de usar ajuda muito no fluxo de trabalho. Isso pode ser feito pela separação dos clientes em diferentes categorias que indicam sua origem.

Exemplos de categorias que podem ser usadas pelos advogados são:

  • Clientes Dativos;
  • Indicação de parceiro (incluir o nome do parceiro também);
  • Indicação de cliente;
  • Indicação família/amigos;
  • Associações e sindicatos;
  • Marketing Digital;
  • Palestras e Eventos;
  • Atendimento no Balcão.

Organizar esses clientes e os dados deles, bem como as informações das ações, é de suma importância. A análise deles permite que você compreenda qual é a sua fonte mais efetiva de aquisição de clientes. A partir disso, terá muita facilidade para desenvolver estratégias para atrair mais clientes.

Banner Setor Comercial

Quem é seu público?

É muito importante definir um público específico para ser atingido. Aliás, com a segmentação, é possível definir perfis aproximados de pessoas que estarão interessadas nos seus serviços. Após isso, basta buscar por eles na internet.

A definição da persona não limita quem pode buscar seus serviços. Mas orienta para quem o seu discurso será direcionado. Já sabemos que, no caso do Direito Empresarial, você estará falando com pessoas que possuem posições de chefia ou gerência. Mas também é importante ter algum direcionamento sobre a idade média dessas pessoas, seus interesses, o tipo de empresa que comandam.

Como definir tudo isso? Através da análise de dados mencionada no item anterior. Essa é a importância de ter os seus dados organizados e centralizados.

O Marketing jurídico digital e a advocacia de resultados, através de dados e métricas, mostra de maneira detalhada o perfil que oferece mais rentabilidade e quais tem mais interesse no seu escritório. E isso pode ser aplicado a qualquer público.

Conteúdo atrativo de Direito Empresarial

O meio para atrair clientes pela internet vai ser, sempre, a qualidade do seu conteúdo e o alinhamento das suas estratégias de marketing digital. Mas é preciso adequar isso à linguagem do cliente.

Não use termos típicos da linguagem jurídica. Lembre-se que você não está se tentando atrair outros advogados. Se você quer atrair clientes, precisa falar o idioma deles.

E no ramo corporativo, não faltam assuntos a serem explorados para atrair a atenção do seu público. Um departamento ou assessoria jurídica é essencial para maioria das empresas.

Fazer um conteúdo com o objetivo de simplificar a alta complexidade das peculiaridades dessa área, sem dúvidas, possui grande potencial para atrair olhares e tornar o seu nome em uma referência para esse tipo de mercado.

O seu conhecimento técnico e teórico faz de você um bom profissional. Mas é a qualidade e a clareza do seu conteúdo que vão fazer com que você ganhe seguidores do seu trabalho. O que resulta no constante acompanhamento do seu conteúdo pelo seu público… Uma poderosa maneira de fechar contratos.

Como o Marketing Jurídico Digital pode ajudar?

O atendimento engloba ter canais de comunicação (inclusive redes sociais) para clientes novos ou antigos localizarem o escritório. Seja para conseguir o endereço, telefone, ou até sanar alguma dúvida via chat.

Direito Empresarial

Já o marketing jurídico digital é uma forma de atrair seus clientes pela internet. Não basta ter presença digital. Você deve ainda estudar e aplicar essas estratégias. É assim que atingirá o público certo, fazendo com que eles busquem não apenas informações, mas informações que venham através de você!

E, com um bom projeto de marketing, você não fica mais preso a barreiras geográficas. Não se prender a um cenário local afasta a preocupação de que faltará oportunidades de mercado.

Você tem alguma rede social? Usa ela como canal de atendimento? Faz marketing digital pela internet? Certifique-se de que seu conteúdo é feito para atrair clientes, não outros advogados!

Se seu escritório ainda não tem redes sociais e site, certamente está nos seus planos esse investimento. Se já tem, como você produz conteúdo?

Com todas as limitações da OAB fica difícil saber o que pode ou não fazer. Assim, é comum que os escritórios produzam conteúdo jurídico a partir de notícias. Ou, ainda, compartilhem decisões e postagens de páginas de tribunais, conselhos ou da própria OAB.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas