Centralizar informações de clientes para melhoria dos serviços não é uma prática exclusiva de hoje, sendo praticada já há décadas. A advocacia não fica de fora desse contexto. Inclusive, pode aproveitar muitas vantagens da centralização de informações para o trabalho de marketing jurídico.

Um advogado mostrando para outro alguns dados em um tablet, prática comum no marketing jurídico

Tais vantagens são importantes para mais de um setor do escritório, principalmente para questões de relacionamento com o cliente. Por isso, falaremos aqui sobre algumas dessas vantagens.

1. Otimização do atendimento

Organizar os documentos apenas em pastas físicas pode tornar o atendimento muito lento, de tal forma que a secretária acaba dependendo dos advogados para obter certas informações dos clientes, o que atrapalha bastante o seu serviço e também do advogado responsável.

Com a centralização das informações em uma plataforma digital, é possível acessar facilmente qualquer informação dos clientes através do computador. Assim, se economiza tempo da secretária, gastos com atendimento e proporciona muito mais satisfação para o cliente, além de ser uma estratégia incrível do marketing jurídico digital.

2.Segmentação de público para o Marketing Jurídico

Segmentar o público do seu escritório é de grande importância para garantir bons resultados com recorrência. Inclusive, sem esse planejamento, é provável que as ações para adquirir e fidelizar não acertem o cliente certo.

Através da coleta de informações de clientes (tais como idade, sexo, canais de comunicação usados, profissão, entre outros), se consegue formular uma segmentação bem mais detalhada. Assim, é possível tomar ações que ajudam em vários setores do escritório.

Uma tática muito interessante que pode ser feita com tais informações é a criação de personas para estratégias de relacionamento através de uma compreensão mais profunda do perfil de cada cliente. Isso ajuda em vários aspectos, como por exemplo: a identificação de nichos específicos, melhoria nas estratégias de marketing jurídico e na identificação de quais serviços são mais importantes para a sustentabilidade financeira do escritório.

3.Estratégias de CRM

A coleta de informações dos clientes também dá a possibilidade de trabalhar com estratégias de CRM. Através delas, o relacionamento com o cliente pode ser bem melhor gestionado e otimizado de acordo com suas necessidades identificadas ao longo dos atendimentos, além de possibilitar a identificação de clientes que trazem mais retorno.

Outra vantagem em se usar táticas de CRM é a possibilidade de otimização do funil de fechamentos de contratos. Organizando os dados sobre interações dos clientes com o escritório, é possível identificar e eliminar problemas em cada etapa do funil.

4.Automação de relacionamento

A automação de relacionamento com o cliente é uma das ferramentas mais impressionantes que a centralização de informações proporciona. É possível enviar mensagens com informações específicas para determinado tipo de cliente. Definindo os perfis dos clientes com a centralização de dados, você pode notificá-los automaticamente, sem gastar tempo com atendimento.

A prática reduz custos de atendimento e proporciona geração de receita a partir dele.

As mensagens podem ser a respeito de prazos de audiências e compromissos com o cliente, movimentações processuais ou mudanças nos casos e conteúdo informativo. Uma prática bastante comum e não menos importante é o envio de mensagens em datas comemorativas.
Cortejar a clientela com mensagens positivas em datas como natal, dias das mães, ano novo, etc, pode contribuir bastante com o relacionamento ao cliente. Mas como colocar isso em prática em meio a centenas de demandas jurídicas?

A automação de relacionamento tem se mostrado uma resposta impressionante para esse problema.

5.Fidelização do cliente

Aplicando corretamente as estratégias aqui referidas, os problemas de atendimento do seu escritório com certeza diminuirão. Consequentemente, se consegue a fidelização da clientela, bem como uma maior probabilidade de indicações. Isso porque tais estratégias ajudam a compreender as necessidades e preferências do seu público.

Assim, fica muito mais fácil de manter a qualidade do atendimento, garantir a satisfação do cliente e obter mais indicações.

Banner para clicar e fazer download gratuito do e-book automação de relacionamento para advogados


Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *