Marketing jurídico: TUDO o que você precisa saber!

O marketing jurídico se tornou fundamental para os escritórios de advocacia se destacarem e conquistarem clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, aparecer e se diferenciar é essencial para a sobrevivência de um negócio.
Embora a advocacia tenha regras específicas que restringem certos atos, a verdade é que muitas estratégias de marketing podem ser utilizadas sem medo de ter punições pela OAB.
Nesse artigo, você verá tudo sobre marketing jurídico, o que os advogados podem fazer para se destacar e como utilizá-lo na prática!
O que é o marketing jurídico?
Marketing jurídico pode ser considerado como uma estratégia de posicionamento no mercado voltado para advogados e escritórios de advocacia.
Ao selecionar e colocar em prática algumas estratégias de marketing, o advogado consegue mostrar ao mundo (e principalmente ao seu público-alvo) a sua especialidade e os serviços que oferece. Dessa maneira, o profissional consegue atrair os clientes ideais e que realmente estão interessados na solução dele.
O marketing é utilizado em todos os mercados e áreas de conhecimento. Na advocacia, ele também existe e é importante. Ao contrário do que muitos pensam, o marketing jurídico não é tão limitado assim.
Contudo, é sempre bom verificar o que é permitido e o que é vedado pelas regras de Publicidade da OAB. Felizmente, é muito simples entender o que pode e o que não pode no momento de fazer o marketing jurídico. Você verá mais sobre isso em um momento posterior do artigo.
O marketing jurídico é permitido?
Sim! O marketing jurídico é permitido e também muito importante. Muitos advogados pensam que não podem utilizar-se dessa estratégia, o que é um grande erro. O marketing não é proibido, apenas algumas práticas são vedadas, principalmente as que mercantilizam a advocacia.
Qual é a importância do marketing jurídico?

O marketing jurídico é fundamental e traz diversos benefícios para os escritórios que investem nisso. Veja abaixo a importância dele para os advogados!
Atrai mais clientes
As estratégias de marketing servem justamente para atrair mais clientes. Uma estratégia bem elaborada deve ser capaz de encantar o público, conquistando a confiança e a admiração dele.
Além de atrair novos clientes, ele serve para fidelizar os atuais. Isso porque o marketing faz com que seu escritório permaneça presente na vida das pessoas, principalmente se a estratégia envolve entregar valor para elas, ou seja, conteúdos que sejam voltados para as dúvidas e interesses delas.
Aumenta a visibilidade
Lembra da frase: “quem não é visto, não é lembrado”? Então, o marketing jurídico faz com que o seu escritório seja visto pelo público. Boas práticas permitem aumentar a visibilidade do escritório, inclusive em âmbito nacional e até internacional. Dessa forma, você pode conquistar clientes do país inteiro e até atender brasileiros no exterior, por exemplo.
Torna o seu escritório mais competitivo
O marketing é importante para o posicionamento de mercado. Os escritórios que investem nessa estratégia conseguem se tornar mais competitivos, atraindo mais a atenção do público.
Melhora a percepção de autoridade
Quanto mais uma pessoa ou empresa entrega conteúdos de qualidade e ensina o seu público, maior é a percepção do público sobre a autoridade dela. Isso significa que o marketing jurídico pode aumentar a autoridade do seu escritório no nicho em que ele atua.
O que é permitido no marketing jurídico?
Na prática, muitos advogados têm medo de utilizar estratégias de marketing jurídico para os seus escritórios pelo medo de serem punidos. Entretanto, esse medo desaparece conforme adquirem mais informações sobre o assunto.
As regras impostas pelo Código de Ética não prejudicam os profissionais. Logo, muita coisa é permitida. Confira abaixo o que pode ser feito pelos advogados para divulgarem o seu trabalho!
Entrevistas em TV, rádios, jornais e revistas
As entrevistas são permitidas, desde que tenham objetivos educacionais. Promover o escritório não é permitido.
Materiais de papelaria
Materiais como pastas, canetas, papéis e cartões de visita também são considerados meios lícitos de publicidade, desde que contenham informações objetivas sobre o escritório ou o profissional.
Divulgação de eventos
O profissional pode divulgar palestras e eventos que participou como ouvinte ou palestrante, por exemplo.
Revistas e jornais
Revistas, boletins, jornais e outros tipos de escritos podem ser utilizados pelos advogados, desde que com fins educacionais.
Currículo e informações do escritório
Divulgar informações objetivas sobre a formação e a área de atuação do advogado, bem como do escritório também é permitido.
Anúncios em jornais e revistas não jurídicas
É permitido fazer publicidade do escritório em meios de comunicação escrita que não são da área jurídica, desde que a propaganda seja moderada, meramente informativa e não mercantilize a profissão.
Anúncios em redes sociais e mídia paga
Anunciar nas redes sociais e na internet, inclusive por Ads, também é permitido. No entanto, não podem ter o objetivo de captação de clientela. Por exemplo, escrever no anúncio “agende já uma consulta grátis” ou “ligue agora”, dentre outras parecidas, violam o Código de Ética.
Entregar conteúdos
Ter um blog e perfil nas redes sociais para entregar conteúdos educativos sobre a sua área de atuação e serviços que oferece também é permitido.
Inclusive, essa é considerada a estratégia mais eficiente da atualidade para atrair clientes, conseguir ser visto na internet e passar autoridade para o público. Chamado de marketing de conteúdo, você verá sobre isso em um momento posterior no artigo.
O Novo Provimento da OAB trouxe alguns esclarecimentos sobre a publicidade na advocacia. Para saber mais, veja a live do #FomeDeSaber sobre o tema!
O que é proibido fazer no marketing jurídico?
Além de saber o que pode ser feito, é primordial se atentar ao que é vedado pelas regras impostas sobre a publicidade para advogados. Existem diversas práticas que podem resultar em punição. Conforme as regras, é proibido:
- Divulgar clientes e demandas que o escritório possui;
- Demonstrar serviços gratuitos ou a forma de pagamento;
- Veicular a advocacia com outra atividade;
- Passar informações enganosas ou equivocadas;
- Divulgar títulos não reconhecidos;
- Fotografias, marcas ou símbolos que não são compatíveis com a advocacia;
- Prometer resultados nas ações;
- Utilizar meios promocionais comuns no meio mercantil (por exemplo: “entre em contato com o nosso escritório e ganhe uma consulta grátis”);
- Divulgar serviços na rádio, televisão, cinema, carros de som, dentre outros;
- Usar outdoors e painéis luminosos;
- Fazer propaganda do escritório ou fornecer contato pessoal em entrevistas;
- Incluir fotografia nos cartões de visita;
- Distribuir panfletos ou utilizar mala direta, dentre outros.
Essas são algumas das práticas proibidas na advocacia. Para não ficar com dúvidas e saber o que pode e o que não pode, pense nessa regra: tudo o que você faz para ensinar sem influenciar o telespectador/internauta, é permitido. Por outro lado, se parecer que você está vendendo, muito provavelmente é proibido.
Lembre-se: entregar conteúdos e ensinar é permitido. O que não pode é a mercantilização.
Marketing offline e marketing digital: qual é a diferença?
Quanto pensam em publicidade e marketing, alguns advogados ainda se restringem à distribuição de cartão de visitas, boca-a-boca e em uma placa para o escritório. Tudo isso tem a ver com o marketing offline.
Esse tipo de marketing envolve estratégias fora da internet. Em outros segmentos que permitem a mercantilização, as práticas mais comuns são: outdoors, panfletagem, propagandas na televisão, dentre outras.
Embora tenha os seus benefícios, o marketing digital se mostra mais promissor por diversos motivos. A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. Os internautas utilizam-na para encontrar soluções para os seus problemas, conteúdos para sanar suas dúvidas e principalmente, serviços e produtos que desejam consumir.
Por esse motivo, estar na internet é fundamental. O marketing digital envolve a utilização de diversas ferramentas, como blog e redes sociais, para aumentar a visibilidade e atrair clientes. Ademais, ele permite mensurar se a estratégia funciona e segmentar o público ideal para o seu negócio, o que é difícil de conseguir com o marketing offline.
Outra vantagem do marketing digital é que ele pode ser muito mais econômico. Uma empresa que faz propaganda na televisão gasta muito mais do que uma que foca em um blog e nas redes sociais.
O advogado pode se utilizar dos dois tipos, com as restrições mencionadas. No entanto, se for apostar e focar em apenas um deles, deve-se escolher o marketing digital.
O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é talvez a estratégia mais utilizada atualmente por empresas e profissionais que desejam aumentar a visibilidade e conseguir clientes. Utilizado em todos os segmentos, é muito promissor na advocacia, além de ser permitido pelo Código de Ética.
Considerado por muitos como a moeda de troca do século XXI, o marketing de conteúdo consiste em entregar conteúdos de valor e que realmente sejam interessantes para o seu público.
Os conteúdos podem ser entregues em diferentes formatos, como: vídeos, artigos, imagens, pequenos textos, áudio (podcast), dentre outros. Quanto mais conteúdo de valor entregar e mais variados forem os formatos, maiores as chances de ser encontrado e ter influência.
Nesse sentido, é primordial possuir canais para entregá-los e estabelecer uma relação com o público do negócio.
Bons conteúdos são capazes de construir uma audiência fiel e encantar o internauta, atraindo-o para o seu negócio. Ademais, a entrega de conteúdo é decisiva para conquistá-lo, visto que um conteúdo ruim e que não gera conexão pode fazê-lo procurar pelo seu concorrente.
Por isso, apostar nessa estratégia é fundamental. Porém, antes de tudo, conhecer bem o seu público, as dores dele e o que ele mais deseja e precisa é essencial.
Blog para advogados: por que é importante?
Ao elaborar uma estratégia de marketing jurídico, é essencial pensar no blog do seu escritório. Você pode utilizar outras práticas e entregar conteúdos em diversos formatos. Contudo, o blog é muito eficiente, sendo uma das práticas mais utilizadas. Ademais, o custo dele pode ser até menor do que o de um canal no YouTube, por exemplo.
Por esse motivo, veja alguns motivos para você apostar em um blog e tê-lo como o primeiro canal para entregar conteúdos!
Atrai pessoas para o seu site
As pessoas pesquisam por conteúdos que tragam respostas para as dúvidas delas. Dessa forma, elas encontram o site do profissional ou da empresa que oferece o produto ou serviço que ela precisa.
Na grande maioria das vezes, os usuários não pesquisam diretamente por um advogado ou um serviço jurídico, mas sim por termos e frases que expressam a dúvida jurídica que possuem.
Aumenta a visibilidade do escritório
Quanto mais conteúdos você publicar, maiores as chances de aumentar a sua visibilidade na internet. Artigos bem escritos, com a aplicação de técnicas de SEO são capazes de fazer o blog aparecer na primeira página de pesquisas dos buscadores.
Cria conexão
Artigos escritos com a linguagem do seu público e que aborda o que ele deseja são capazes de criar conexão e fidelizá-los, transformando-os em leitores fiéis. Assim, sempre que o usuário precisar sanar alguma dúvida sobre a sua área de atuação, ele poderá utilizar o seu blog como consulta.
Ajuda o público a entender melhor sobre o escritório
O blog é um espaço para entregar artigos educativos. Contudo, você também pode utilizá-lo para explicar mais sobre os serviços que oferece e as vantagens de contar com ajuda profissional.
Por exemplo, um advogado que trabalha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode escrever artigos que demonstram a importância de contar com um advogado no momento de adequar as empresas à LGPD e as vantagens de ter ajuda profissional nesses momentos
Aumenta os contatos
Um site sem um blog aparenta ser menos amigável do que o que possui essa ferramenta. Ao entrar no site e ver que o seu escritório também possui um blog, o usuário pode ver os conteúdos que você disponibilizou e assim, criar confiança para entrar em contato.
Aproveite para ver abaixo um vídeo sobre as vantagens de ter um blog para a sua advocacia!
Redes sociais para advogados: por que utilizá-las?
As redes sociais também se tornaram fundamentais em uma estratégia de marketing jurídico. Embora possa parecer simples utilizá-las, a verdade é que exigem uma estratégia bem elaborada.
Elas possuem um engajamento maior, onde o advogado pode conversar de forma mais direta com o seu público. Como devem oferecer conteúdos mais diretos e curtos, a resposta do público pode ser imediata. Por isso, essas mídias costumam trazer resultados um pouco menos demorados, se comparar com o blog.
Cada uma precisa de uma estratégia diferente. O seu escritório não precisa ter presença em todas elas. Inclusive, o ideal é não focar em todas, pois isso só trará estresse e tempo perdido.
No entanto, é importante ter uma estratégia que envolva as principais e principalmente, as que o seu público mais utiliza. Veja abaixo como funciona cada uma delas!
O Instagram é considerado por muitos como a rede social mais promissora e que mais cresce no momento. O conteúdo precisa ser visualmente atraente para chamar a atenção das pessoas.
O feed deve ser organizado e as postagens precisam ter uma identidade visual coerente com a sua marca. Ademais, você pode utilizar essa rede para publicar pequenos textos educativos, fazer lives, responder perguntas, postar fotos do dia a dia de trabalho e até publicar memes para engajar.
Essa rede perdeu um pouco do seu prestígio e muitos consideram que não vale mais a pena utilizá-la. Contudo, ela ainda possui um grande número de usuários. Dependendo do seu público, ela pode ser muito eficiente.
No Facebook, você pode criar uma página profissional para o seu escritório e postar conteúdos mais simples e objetivos, divulgar artigos do seu blog, fazer lives e até postar enquetes para o público interagir, por exemplo.
O LinkedIn é uma rede profissional. Logo, possui um objetivo completamente distinto das duas anteriores. Pode ser eficiente para fazer networking com outros colegas para parcerias.
Os negócios podem fazer uma página profissional na rede e divulgar conteúdos, inclusive do blog. O LinkedIn também pode ser eficaz para atrair clientes, dependendo do público do escritório.
TikTok
Essa rede social é muito utilizada pelos jovens. Ela também pode ser interessante para criar conteúdos divertidos e que engajam. Afinal de contas, nem sempre você precisa postar conteúdos sérios. Ter um pouco de diversão é bom para o engajamento.
A rede é utilizada por diversas marcas e ganhou muitos usuários. Dependendo do público, ter um perfil no TikTok pode ser uma boa estratégia.
Essa rede social é pouco utilizada pelos advogados. No entanto, ela pode ser eficiente para levar tráfego para o seu blog, site e outras redes sociais. Trata-se de uma mídia muito visual. Logo, o foco deve ser em criar bons pins para atrair a atenção das pessoas e fazê-las clicar no link delas.
YouTube
O YouTube também tem capacidade de atrair fãs e seguidores, tanto que muitos advogados e escritórios já possuem um canal nessa plataforma. Os advogados podem fazer vídeos educativos para explicar sobre assuntos importantes sobre a área de atuação do escritório e responder as dúvidas dos internautas.
Os conteúdos em vídeo podem dar um pouco mais de trabalho para serem elaborados. Contudo, pode valer muito a pena investir nesse formato, visto que é um dos mais procurados atualmente.
Como fazer um bom marketing jurídico?

Para fazer um bom marketing jurídico, é essencial pensar em um planejamento eficiente. Veja abaixo como se planejar e fazer uma excelente estratégia!
Defina a sua persona
Todo mundo fala que ter um público-alvo é fundamental. Porém, estabelecer uma persona para o seu negócio pode auxiliar a pensar em estratégias mais eficazes para atrair o cliente certo para o escritório.
A persona é um personagem semi-fictício criado com base em dados e comportamentos reais que a empresa possui sobre o cliente. Ela representa o cliente ideal da companhia. Ao contrário do público-alvo, a persona oferece informações mais completas, como: estado civil, hábitos, costumes, redes sociais que mais utiliza, dentre outros.
Ela ajuda no planejamento da estratégia de conteúdo e de marketing digital da empresa.
Toda estratégia de marketing jurídico precisa ter uma persona. É por meio dela que seu escritório passará a ter uma visão completa sobre o cliente ideal, o que contribui para planejar estratégias eficientes para atraí-la e fidelizá-la.
Quanto mais informações tiver e mais completo for o perfil da persona, maiores podem ser as chances de conseguir atraí-la.
Escritório que possuem informações dos clientes pode criar o perfil de sua persona com base nelas. Caso o escritório seja novo, o advogado pode buscar o auxílio de outros profissionais do mesmo ramo que possuem clientes ou até criar uma com base na imaginação. Conforme for conseguindo clientes e dados, o perfil pode ser melhorado.
Determine a sua área de atuação
Quem deseja atrair a todos, no final não atrai ninguém. Por isso, é importante delimitar a área de atuação do escritório. Escolha um nicho para prestar serviços. Caso trabalhe em mais de um segmento, escolha o que mais deseja atrair clientes ou o mais promissor.
Isso é importante para delimitar o público, encontrar o que ele precisa e elaborar uma estratégia de conteúdo eficiente.
Escolha os canais que serão utilizados
Para o marketing jurídico funcionar, é essencial determinar os canais que serão utilizados. Além do blog, defina as redes sociais que farão parte da estratégia e os tipos de conteúdos que você deseja entregar.
Por exemplo, se você escolher fazer um podcast, deverá escolher as plataformas em que eles serão hospedados, como o Spotify, Deezer, Google Podcast e até o YouTube.
Defina as estratégias
O que deve ser feito também precisa estar no planejamento do marketing jurídico do escritório. Destaque as atividades que devem ser realizadas, defina as responsabilidades e fixe prazos para a execução de cada uma delas.
A constância é fundamental para a estratégia dar resultados. Por isso, é importante pensar nesse aspecto e ser organizado com a frequência de postagens.
Estabeleça um orçamento
Toda estratégia, independente se for de marketing jurídico ou não, precisa de um orçamento. Ele deve prever desde a criação do blog e do site até a contratação de freelancers para a produção de conteúdo, por exemplo. Considere o marketing jurídico como um investimento, e não uma despesa.
Defina metas
Talvez uma das primeiras etapas, a definição de um objetivo e das metas é essencial. Por isso, trace os objetivos da estratégia de marketing jurídico, definindo os resultados que deseja e quando pretende obtê-los.
As metas podem ser divididas. Por exemplo, em vez de estabelecer que deseja fechar 1000 contratos no decorrer de um ano, é mais fácil estabelecer uma média de 85 clientes por mês, não acha?
Por fim, lembre-se que elas precisam ser inteligentes, mensuráveis e possíveis. Não defina o que é impossível de alcançar.
Metrifique os resultados
Por fim, toda estratégia de marketing jurídico precisa ser avaliada para definir se os resultados obtidos foram satisfatórios. Caso algo não tenha saído conforme o esperado, é possível modificar os planos. Esse controle é essencial para mudar a rota caso seja necessário.
Como começar no marketing jurídico? Veja na prática!
Depois de tudo o que foi abordado, está na hora de entender o que fazer para começar na prática com o marketing jurídico. Veja abaixo algumas dicas!
Faça um site
O primeiro passo é montar um site para o seu escritório. Ele precisa ser atraente e profissional. Ademais, ele deve ser responsivo e rápido, pois sites lentos fazem o usuário sair dele antes de que a página seja carregada.
Invista em um site eficiente e que esteja de acordo com a imagem que o escritório deseja passar.
Comece com o blog
O segundo passo é fazer um blog. Ele precisa ser fácil de usar. Pode ser feito em conjunto com o site. Vale a pena contar com ajuda profissional nesses momentos.
Além disso, pense em uma estratégia de conteúdo para elaborar os artigos e publicá-los com frequência. Baseie-se no que o seu público pergunta na internet, e não no que você acredita que é importante. Marketing de conteúdo é sobre o seu cliente, não sobre você.
Você consegue utilizar o próprio Google para descobrir o que as pessoas pesquisam sobre os seus serviços ou área de atuação. Outras ferramentas são: Google Trends, Google Ads, Ubersuggest, dentre outras.
Por fim, vale lembrar que todos os artigos precisam ser escritos e otimizados para o SEO. O Search Engine Optimization envolve a utilização de técnicas para fazer o artigo ser ranqueado pelos mecanismos de busca, como o Google.
Comece uma estratégia nas redes sociais
Estude o seu público e determine as redes sociais que serão utilizadas para entregar conteúdos e conversar com as pessoas. Lembre-se: você não precisa ter perfil em todas as redes sociais!
Essas mídias exigem frequência de postagem e uma maior interação com o público. Por isso, pode ser uma boa ideia delegar esse trabalho para um profissional especialista no ramo.
Utilize-se do tráfego pago
Enquanto as estratégias de SEO no blog são importantes para conseguir tráfego orgânico (gratuito), as ferramentas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads são as de tráfego pago.
A verdade é que uma estratégia de SEO demora. Logo, escritórios não podem contar somente com ela. Fazer anúncios nessas plataformas traz resultados mais rápidos e podem contribuir para atrair pessoas para o escritório.
O marketing jurídico é essencial para todo escritório que deseja se manter forte e bem posicionado no mercado. Por isso, se você ainda não elaborou estratégias de marketing, comece o quanto antes para não perder espaço!
E se você gostou desse artigo, aproveite e entenda o impacto do escritório digital na saúde financeira da empresa!


É jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político.
Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados 2018 pela Resultados Digitais.
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