A imagem de um celular com o logo do Instagram na tela, representando a possibilidade de usar o Instagram na advocacia
Marketing Jurídico Digital

Instagram para advogados: alcance mais clientes com estratégias de marketing

Com seus cerca de 2 bilhões de usuários, atrair clientes no Instagram tornou-se algo comum no universo do marketing digital. Para advogados, a presença no Instagram também é uma oportunidade de criar networking e construir uma marca sólida.

Além disso, por meio de conteúdos relevantes e estratégias eficazes é possível manter o engajamento com a audiência e fidelizar clientes. Neste artigo, você entenderá como o algoritmo do Instagram molda o conteúdo, destacando estratégias valiosas no marketing jurídico. 

Além de descobrir quais as estratégias e elementos necessários para criar conteúdo de valor e aumentar o engajamento no Instagram. Confira! 

Como funciona o marketing digital do Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, com cerca de 2 bilhões de usuários. O aplicativo da meta já teve seu foco em fotos e interação entre amigos, mas passou por diversas modificações ao longo dos anos. 

Nesse sentido, com o aumento das empresas no digital a rede social ganhou um caráter profissional. Por isso, quando se trata em contratar um serviço ou produto, antes de tomar qualquer decisão os potenciais clientes buscam os respectivos perfis no Instagram. 

Por isso, é extremamente importante que advogados se posicionem corretamente para atrair novos clientes Instagram. 

1. O algoritmo do Instagram

Você já se perguntou como o Instagram parece conhecer tão bem os seus gostos e interesses? A resposta está no seu algoritmo inteligente, que trabalha nos bastidores para entregar o conteúdo mais relevante para você. 

Cada vez que um usuário rolar o feed, curtir uma foto, assistir a um vídeo, deixar um comentário ou compartilhar uma história, o algoritmo receberá informações. Isso quer dizer que, com o passar do tempo, as interações ganham um papel crucial na determinação do que aparece no feed. 

Sendo assim, quanto mais uma pessoa se envolve com um perfil ou assunto, mais provável que o Instagram entregue postagens relacionadas no feed e no explorar. 

Por isso, no marketing para advogados, criar conteúdo de valor tende a aumentar o engajamento e atrair novos clientes no Instagram. Afinal, as publicações serão entregues para outras pessoas que estão interessadas no assunto. 

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como fazer marketing digital com Instagram?

O Instagram é uma rede social em constante crescimento e quando se trata do mundo jurídico isso não é diferente. Sendo assim, por lá é possível compartilhar conteúdos de qualidade, criar uma audiência sólida e prospectar clientes. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, crescer no Instagram e ter engajamento não é algo difícil. Na verdade, o mais importante é ter consistência e estratégias sólidas para alcançar resultados a curto e longo prazo.

A seguir, confira 5 estratégias valiosas para criar conteúdos relevantes para sua audiência e atrair clientes no Instagram.

  • Defina sua linha editorial;
  • Crie um calendário editorial;
  • Faça Reels;
  • Busque palavras-chave;
  • Não se esqueça da CTA.

1. Defina sua linha editorial

Se você já posta conteúdo jurídico no instagram, mas ainda não definiu sua linha editorial, volte 5 passos. Afinal, a linha editorial é o que vai definir quais os tipos de conteúdo serão criados. Assim, fica muito mais fácil partir para a estratégia de criação de conteúdo e acertar. 

O conceito de “linha editorial” não é algo novo e tem suas raízes no campo do jornalismo. Nesse sentido, sua finalidade é proporcionar transparência e engajamento tanto para o público quanto para os profissionais que trabalham com comunicação. 

Esse termo permite entender os princípios que guiam a seleção dos tópicos e a abordagem utilizada para tratar cada conteúdo. Isso quer dizer que, antes de escrever qualquer conteúdo, é necessário definir quais são os assuntos mais relevantes para o nicho, pesquisar os concorrentes e analisar o que já funciona.   

2. Crie um calendário editorial

Você já ouviu falar em calendário editorial? Dentro da criação de conteúdo essa estratégia vem logo após a definição da linha editorial e pode gerar muita confusão. Afinal, muitos profissionais, seja no marketing ou não, confundem calendário editorial com linha editorial.

Por isso, vale dizer que, apesar de serem semelhantes, são dois conceitos distintos. Sendo assim, a linha editorial está ligada a definição da estratégia, objetivo e formato, ou seja, o conteúdo será um reels, carrossel, foto e qual o objetivo do post. 

Já o calendário editorial, com base na linha editorial criada anteriormente, define quais os temas serão abordados e sua frequência. Para isso, ferramentas gratuitas como Trello, Notion, Google Sheets, entre outras são usadas para definir uma estrutura e garantir a organização e constância de posts.

Afinal, é extremamente importante manter a frequência de conteúdos, para que a audiência se mantenha engajada. Como também para atrair clientes no Instagram que ainda não conhecem o perfil. É aquela famosa frase “Quem não é visto, não é lembrado”. 

Portanto, defina os dias de postagem, formatos e temas, assim fica muito mais fácil conseguir manter a frequência a longo prazo.   

3. Faça Reels

No Instagram ou em outras redes sociais, os vídeos curtos estão cada vez mais populares. Afinal, é um conteúdo rápido que prende a atenção dos usuários. Nesse sentido, investir tempo para criar reels é uma estratégia que tende a aumentar o alcance no nicho jurídico e atrair mais clientes

Nesse sentido, vídeos de 5 a 11 segundos ou de 40 a 60 segundos são recomendados, uma sugestão é fazer Reels com conteúdos escritos na tela. Esses vídeos retém a atenção dos usuários, que muitas vezes precisam rever o conteúdo para entendê-lo. 

Fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo nos vídeos mostra ao algoritmo que o conteúdo é relevante. Assim, os posts são entregues para mais usuários. Outra opção é trazer o conteúdo na legenda e através do vídeo chamar atenção dos usuários para o texto, com isso, cria-se expectativa e desejo.   

4. Busque palavras-chave

O Instagram, assim como o YouTube, por exemplo, utiliza o SEO para encontrar um público segmentado e engajado. A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca. 

Isso quer dizer que utilizar as estratégias certas permite que os usuários encontrem seu perfil mais facilmente. Confira quais pontos necessário para ter um bom SEO no Instagram:

  • Busque palavras-chave relevantes no seu nicho;
  • Adicione sua especialidade no título do perfil;
  • Crie um nome de usuário relacionado ao seu segmento;
  • Utilize palavras estratégias do seu nicho na biografia;
  • Escreva as legendas do posts e inclua as palavras-chave;
  • Adicione hashtags aos conteúdos.

Todos esses pontos ajudam o seu perfil a ser encontrado através dos mecanismos de busca. Portanto, não deixe de aplicá-los no seu perfil para atrair clientes no Instagram. 

5. Não se esqueça da CTA

Seja no Instagram ou qualquer outro canal de distribuição de conteúdo, o CTA, call to action, é essencial para que o usuário tome uma ação específica. Nesse sentido, na maioria das vezes, o CTA é encontrado no final, mas isso não é uma regra. 

Inclusive, no Instagram, o call to action tem sido adicionado no começo de legendas e reels para chamar a atenção do usuário, para tomar uma ação imediata logo no início. Afinal, os primeiros segundos do vídeo ou as primeiras linhas são cruciais para prender a atenção. 

Sendo assim, para saber qual a melhor forma de utilizar o CTA, vale a pena testar diferentes estruturas e chamadas para ação. Veja alguns exemplo: 

  • Gostou do conteúdo? Salve esse post para acessar sempre que quiser;
  • Compartilhe esse post para chegar a mais pessoas;
  • Compartilhe com alguém que vai se beneficiar deste conteúdo;
  • Quer saber mais? Clique no link na nossa bio; 
  • Siga o meu perfil para mais conteúdos como esse. 

Qual a diferença de tráfego pago e tráfego orgânico?

Se você chegou até aqui, conseguiu perceber que, para obter resultados e atrair clientes no Instagram, basta aplicar estratégias e manter a frequência nos posts. Esse tipo de estratégia é conhecida como Tráfego Orgânico. 

Porém, o tráfego orgânico não é a única forma de crescer o perfil e atrair clientes no Instagram. Outra estratégia muito popular é o tráfego pago, que consiste em investir determinado valor para impulsionar os conteúdos e atingir mais pessoas. 

Vale lembrar que uma estratégia não exclui a outra, e o recomendado é fazer tanto o tráfego pago como o orgânico. Por outro lado, para quem deseja captar novos clientes sem investir em tráfego pago, o orgânico pode trazer muito resultado, principalmente a longo prazo. 

O que fazer para atrair clientes no Instagram?

Para atrair clientes no Instagram como advogado, é crucial adotar estratégias específicas para o seu nicho. Sendo assim, construir uma sólida linha editorial e um calendário de publicações garante consistência, enquanto a criação de Reels cativantes amplia o alcance. 

Como também, a otimização com palavras-chave aprimora a visibilidade do perfil, e a inclusão de CTAs estratégicos, seja no início ou final das postagens, incentiva ação imediata dos seguidores. Além disso, vale dizer que a frequência de conteúdos é essencial para manter a audiência engajada. 

Portanto, com essas táticas, o Instagram se transforma em uma poderosa ferramenta para atrair e reter clientes. Assim, as oportunidades são maximizadas no cenário digital em constante crescimento.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas