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Marketing Jurídico Digital

Advocacia Previdenciária: como conseguir clientes?

O uso de ferramentas digitais e de estratégias de marketing jurídico digital são caminhos já provados como muito eficientes para alcançar esses objetivos.

A área previdenciária é um grande mercado na advocacia brasileira. Mas com tanta concorrência e com um público tão específico, como conseguir mais clientes na advocacia previdenciária?

Confira algumas dicas práticas de alto impacto para aumentar sua atração de clientes na advocacia previdenciária

Fontes de clientes

Cada vez mais os escritórios têm diferentes fontes de clientes e diferentes formas de como captar clientes na advocacia previdenciária. Organizar a origem deles em planilhas ou arquivos digitais pode ser um tanto quanto complicado. Pode ficar difícil encontrar tais informações, principalmente em casos de escritórios ou advogados com uma quantidade maior de clientes.

A centralização dessas informações em uma plataforma de qualidade e simples de usar ajuda muito no fluxo de trabalho. Isso pode ser feito pela separação dos clientes em diferentes categorias que indicam sua origem.

Exemplos de categorias que podem ser usadas pelos advogados são:

  • Clientes Dativos;
  • Indicação de parceiro (incluir o nome do parceiro também);
  • Indicação de cliente;
  • Indicação família/amigos;
  • Associações e sindicatos;
  • Marketing Digital;
  • Palestras e Eventos;
  • Atendimento no Balcão.

É o caso do advogado Daniel Lage Carvalho, que usa a plataforma ADVBOX para organização dos processos que recebe de diferentes fontes: pelo escritório no qual ele trabalha (Escritório Cavalcante Pereira) , processos iniciados por indicação e processos dativos.

Uma importante tarefa que faz parte do trabalho de gestão é a organização de dados dos clientes cadastrados. Por mais que isso não pareça importante para alguns, esse dado é indispensável para conquista de novos clientes. Afinal, só assim você saberá qual é a sua melhor fonte de clientes para investir ainda mais nela.

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Definição do público alvo

Contudo, nesse contexto é muito importante definir um público específico para ser atingido. Com a segmentação é possível definir perfis hipotéticos de pessoas que estarão diretamente interessadas no seu serviço.

Após a definição de tais perfis, basta buscar por eles na internet. Você pode atingir pessoas com o mesmo perfil em vários lugares do país, ou até mesmo prestar atendimento para brasileiros erradicados no exterior.

Quando se trata da área previdenciária, surgem diversas inseguranças em relação à maturidade digital dos propensos clientes. Pessoas que estão em busca de aposentadoria possuem familiaridade e confiam na internet?

Surpreendentemente, sim!

Inclusive, o primeiro escritório de advocacia 100% digital do Brasil atua exclusivamente em Direito Previdenciário.

O Marketing jurídico digital e a advocacia de resultados, através de dados e métricas, mostra de maneira detalhada o perfil que oferece mais rentabilidade e quais tem mais interesse no seu escritório. E isso pode ser aplicado a qualquer público.

Conteúdo previdenciário traz resultado?

O meio para atrair clientes pela internet vai ser, sempre, a qualidade do seu conteúdo e o alinhamento das suas estratégias de marketing digital. Mas é preciso adequar isso à linguagem do cliente.

Seu cliente entende o que é uma jurisprudência? Ou ainda, seu cliente entende o que na prática quer dizer a alteração em alguma legislação?

Você precisa “traduzir” o juridiquês para que seu cliente realmente entenda a implicância prática do direito em sua vida. Vocês precisam falar o mesmo idioma!

Dito isso, não faltam assuntos para abordar. O funcionamento da previdência brasileira é algo muito vago no conhecimento dos brasileiros. Não é algo que se ensina nas escolas.

Basicamente, o que as pessoas sabem é que precisam trabalhar durante uma quantidade de tempo para, depois de algumas décadas, receberem um dinheiro e parar de trabalhar.

Se você atua em previdenciário, já percebeu o quão problemática é essa falta de conhecimentos mais profundos, correto? Consegue imaginar quantas pessoas trabalham mais que o necessário ou encaminham a aposentadoria de forma errada e recebem bem menos do que deveriam?

Seu conteúdo será fantástico se você assumir a missão de educar as pessoas a respeito disso. Principalmente em um momento onde o tema é tão debatido. É através de um conteúdo simples de entender e com informações corretas que você pode se tornar uma referência no assunto, atraindo o interesse de muitas pessoas.

A importância da empatia nessa área

Seu conhecimento técnico enquanto advogado não será medido pelo cliente com notícias que ele não entende, nem por palavras rebuscadas. O cliente quer ter a segurança de que você sabe e que vai estar ali para lhe explicar o que ele quiser saber, ficando seguro de que pode confiar em seu profissional.

Ele quer sentir que você entende a dor que ele está passando e que está empenhado em buscar uma solução. Para que isso aconteça é necessário falar a língua do cliente e atrair sua atenção com leituras que são realmente válidas para ele.

Isso também é relevante em cidades pequenas?

É muito mais desafiador aumentar sua base de clientes e receita se você mora em uma cidade pequena. As barreiras geográficas impedem o crescimento da sua atividade. Nacionalmente a advocacia já é um mercado competitivo, por que seria diferente em esfera municipal?

Esse problema não é impossível de ser superado, mesmo em casos de escritórios pequenos. Você não deve se sentir estagnado ou de mãos atadas frente a isso.

Ampliar a atuação para além da região local do escritório é uma ótima maneira de sair dessa difícil situação. É justamente nisso que o marketing jurídico digital se destaca.

Como o Marketing Jurídico Digital pode ajudar na advocacia previdenciária?

Para começar, lembramos novamente que o primeiro escritório digital do Brasil atua na área previdenciária. Como isso foi possível? Através do marketing jurídico digital.

Advocacia previdenciária

Atender além da própria cidade pode ser uma solução incrível, pois não se tem mais uma limitação da quantidade de clientes na região. Como o marketing pode fazer isso?

A primeira diferenciação que temos que fazer é marketing digital e atendimento. Ambos podem se dar por mídias digitais, mas são coisas distintas.

O atendimento engloba ter canais de comunicação (inclusive redes sociais) para clientes novos ou antigos localizarem o escritório. Seja para conseguir o endereço, telefone, ou até sanar alguma dúvida via chat.

Já o marketing jurídico digital é uma forma de atrair seus clientes pela internet. Não basta ter presença digital.

Você deve ainda estudar e aplicar essas estratégias. É assim que atingirá o público certo, fazendo com que eles busquem não apenas informações, mas informações que venham através de você!

Você tem alguma rede social? Usa ela como canal de atendimento? Faz marketing digital pela internet? Certifique-se de que seu conteúdo é feito para atrair clientes, não outros advogados!

Se seu escritório ainda não tem redes sociais e site, certamente está nos seus planos esse investimento. Se já tem, como você produz conteúdo? Com todas as limitações da OAB fica difícil saber o que pode ou não fazer.

Assim, é comum que os escritórios produzam conteúdo jurídico a partir de notícias. Ou, ainda, compartilhem decisões e postagens de páginas de tribunais, conselhos ou da própria OAB.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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