caixas marcadas como realizadas pelo controller jurídico
Controladoria jurídica

O papel do Controller Jurídico nos escritórios de advocacia

Cada vez mais os escritórios de advocacia procuram por eficiência em seus processos. Ser estratégico em um mercado tão competitivo é decisivo. Pois é nesse cenário que entra o perfil do controller jurídico. 

Você já ouviu falar nesse profissional? O controller jurídico atua diretamente na controladoria de um escritório com foco em otimizar o trabalho dos advogados e fazer conexões com todas as áreas do negócio. 

Aliás, engana-se quem pensa que o controller jurídico é um profissional que deve estar apenas em grandes escritórios. Sem dúvida, qualquer escritório de advocacia precisa desse perfil para garantir uma experiência completa para os clientes. 

Por causa da importância da atuação desse profissional, esse conteúdo tem como objetivo responder a dúvidas muito comuns sobre o controller jurídico. 

Dessa maneira, se você é um profissional que está pensando em iniciar na carreira de controladoria em escritórios de advocacia ou um gestor que precisa entender mais sobre esse perfil, continue lendo esse conteúdo. 

Vamos abordar temas como:

  • O que é preciso para ser um controller?
  • Quanto ganha um controller jurídico?
  • Posição hierárquica da controladoria jurídica no negócio?
  • Qual a parte mais importante da controladoria jurídica?

O que é preciso para ser um Controller Jurídico?

Em resumo, um profissional que deseja começar a atuar como controller jurídico precisa ter habilidades importantes como:

  • Organização;
  • Gerenciamento de processos;
  • Proatividade;
  • Saber lidar com pessoas;
  • Ter boa comunicação;
  • Entre outros. 

Aliás, para ser um controller jurídico não é necessário ter formação em Direito. Muitas vezes profissionais de outras áreas, como administração ou contabilidade, atuam nesse setor nos escritórios de advocacia. 

Porém, além das habilidades relacionadas à organização e gestão de pessoas, é imprescindível que esse profissional adquira conhecimento na área. 

Fazer treinamentos de controladoria jurídica, cursos na área e estar constantemente atualizado sobre o tema é fundamental. 

Se você está pensando em se profissionalizar na área, ADVBOX, por exemplo, lançou um curso completo de Formação em Controller Jurídico

O conteúdo é voltado para os profissionais que querem ingressar no setor de controladoria. Ou ainda, desejam melhorar seus conhecimentos. 

1. Controller jurídico e a tecnologia

Outro ponto importante sobre o perfil de controller jurídico está relacionado à habilidade com tecnologia. De maneira geral, é praticamente impossível que o profissional atue sem um software como ferramenta de trabalho.

Isso acontece porque o controller jurídico precisa acompanhar com um olhar muito atento a todas as rotinas do escritório de advocacia. 

controladoria jurídica

Ou seja, suas atribuições estão conectadas à gestão de processos, visualização a respeito de prazos e também a produtividade das equipes. Tudo isso realizando uma conexão com as áreas do escritório.

Atendimento, financeiro e área técnica estão unidas por meio do trabalho do controller jurídico. Por essa razão, um serviço de tecnologia para o meio jurídico é tão importante. 

Entendendo que é responsabilidade do controller jurídico verificar se os prazos estão sendo seguidos, imagine como esse profissional poderia fazer o acompanhamento. 

Buscar, de maneira individual, cada advogado do escritório para verificar suas entregas e produtividade seria totalmente contraproducente. Por isso, em síntese, a tecnologia precisa ser considerada a ferramenta principal de um controller jurídico. 

Ao contar com um software planejado para os escritórios de advocacia e suas necessidades, a atuação do controller jurídico torna-se muito mais estratégica. 

Por exemplo, um software como a ADVBOX permite que o controller jurídico tenha a real visualização de tudo que acontece, em tempo real. Conexões com todos os times são feitas a partir de poucos cliques.

Aliás, a otimização do trabalho de um controller jurídico ganha ainda mais velocidade com a possibilidade de gerar relatórios e fazer análises com a ajuda da tecnologia. 

Lista com as características do perfil do controller jurídico
Perfil do controller jurídico

Que posição hierárquica ocupa a controladoria jurídica de uma organização?

Aliás, agora que falamos sobre relatórios, é importante destacar como deve ser o organograma de um escritório de advocacia que tem o papel de um controller jurídico. 

Se você é líder ou responsável pelo negócio, entenda como desenhar esse cenário para o escritório. De maneira geral, podemos dizer que a pessoa designada para ser controller jurídico deve estar conectada diretamente à cúpula do negócio.

Ou seja, é o setor de controladoria que deve auxiliar a diretoria e lideranças na tomada de decisão. Afinal, o controller jurídico tem muitos dados em mãos e, por isso, é ele que pode ser o responsável por fazer os relatórios.

Por outro lado, o controller jurídico não deve estar apenas com o olhar para os cargos mais altos. Como falamos inicialmente, esse profissional precisa circular entre as áreas. 

Além de agir na controladoria e garantir que os processos estão sendo seguidos e acontecendo da melhor forma, o controller jurídico também atua nas atividades essenciais do escritório. 

Por exemplo, é possível que esse setor esteja próximo com relação à:

  • Contratação de correspondentes;
  • Digitalização de documentos;
  • Análise de desempenho da equipe;
  • Dar suporte operacional a todo o time jurídico. 

Todo esse alinhamento com relação perfil de atuação do controller jurídico deve atender às necessidades do seu escritório de advocacia. 

Aliás, esse é um ponto muito importante que também vai dizer diretamente sobre a quantidade de profissionais para o setor da controladoria que deverão ser contratados. 

Tudo isso vai depender da estrutura pensada pelos sócios e quais os objetivos gerais para a existência da controladoria jurídica para o negócio. 

Por isso, como líder, tenha muita clareza a respeito das metas do escritório no momento de designar ou contratar profissionais para atuarem como controller jurídico. 

Quanto ganha um controller jurídico?

Agora que você já compreendeu mais sobre o cenário de atuação de um controller jurídico e onde ele se encaixa no escritório de advocacia, precisamos falar sobre salário.

Em síntese, um controller jurídico pode ganhar a partir de R$ 3.000 e pode ultrapassar os R$ 10 mil, dependendo da estrutura, qualificação do profissional e as atribuições designadas. 

Estima-se que mais de 10 mil vagas devem ser abertas nos próximos anos para atuar como controller em negócios relacionados à advocacia. 

É importante notar que, se você quer ingressar na carreira, a qualificação é essencial para que haja um destaque e, consequentemente, um melhor salário.

Outro ponto muito positivo da carreira de controller jurídico é que muitos escritórios de advocacia abrem essas vagas como trabalho remoto. 

Isso acontece por causa da flexibilidade da atuação do controller jurídico. Principalmente se esse profissional contar com habilidades para fazer todo o gerenciamento das suas funções a partir de um software jurídico.

Aliás, a facilidade com a tecnologia nem é considerada um diferencial: trata-se de um ponto essencial do trabalho. Em muitos escritórios de advocacia é o controller jurídico que faz toda a administração do software que organiza todos os processos do negócio. 

É por isso que, se você quer se destacar na profissão, não deixe de se profissionalizar na área e desenvolver conhecimento no uso de softwares jurídicos. 

Qual a parte mais importante da controladoria jurídica?

Em resumo, podemos afirmar que o seu escritório de advocacia corre um sério risco de colapsar sem o acompanhamento de uma controladoria. 

Sem o acompanhamento de um profissional observando todos os processos, verificando questões relacionadas à segurança de dados e acompanhando a produtividade da equipe, fica muito difícil saber se as metas estabelecidas para o escritório estão sendo cumpridas. 

Antes de mais nada lembre-se que quando não há dados, não há referência de para onde o escritório está caminhando. E é por isso que o controller precisa existir. 

É esse profissional que deverá unir todas as pontas do escritório e permitir que os sócios tenham a visão clara se as ações corretas estão sendo tomadas. 

Além do mais, ao contar com o controller jurídico, o escritório ganha em liberdade para contratar profissionais para atuar a partir de cidades diferentes. 

Afinal, a controladoria garante uma visualização completa sobre a produtividade dos advogados, auxilia ao estabelecer processos eficientes e garante que prazos estão sendo cumpridos. 

1. Cliente no centro da controladoria

O reflexo mais notório de todo esse cenário que apresentamos anteriormente está na satisfação do cliente. Esse deve ser o foco geral do controller . 

Ao garantir um acompanhamento de produtividade, padronização de procedimentos e gestão dos processos, o escritório de advocacia ganha – e muito – na visão do cliente. 

Sabe-se que entre 10% e 20% dos processos perdidos no Brasil acontecem por perda de prazos, erros em pagamentos e petições com problemas. 

Se o seu escritório conta com um setor de controladoria bem estruturado, todas essas questões são zeradas. 

Como consequência, isso reflete na maneira como o atendimento acontece e a satisfação de quem contrata o escritório. Certamente os clientes vão enxergar a excelência do serviço e indicar o seu escritório para outras pessoas. 

É por isso que, se você ainda não conta com um controller atuando no seu escritório, comece a considerar essa contratação. 

E, ao lado dessa decisão, tenha clareza do quanto esse profissional precisará contar com um software jurídico para atuar de maneira efetiva. 

A ADVBOX é a tecnologia que a controladoria jurídica do seu escritório precisa para dar um salto em produtividade, atendimento de qualidade e ganhar destaque frente à concorrência. 

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas