Formas de captação de clientes no marketing jurídico!
Marketing Jurídico Digital

Marketing jurídico: 10 formas de captação de clientes

Não importa qual o seu segmento de atuação na área jurídica, é fato que, atualmente, é necessário investir em marketing para criar uma forte presença online. Porém, diante de tanta informação, você pode ficar em dúvidas sobre quais as melhores estratégias para o seu escritório de advocacia. 

Portanto, você pode investir em prospecção ativa de clientes, criação de conteúdo relevante e trabalhar na construção de bons relacionamentos a longo prazo. A seguir, explicamos melhor como aplicar essas e outras estratégias para aumentar sua carteira de clientes.

Boa leitura!

Quais as formas de atrair clientes?

Primeiramente é preciso ter em mente que existem diversas formas de captação de clientes e que sua aplicação irá depender muito da realidade de cada empreendimento.

Contudo, no mercado jurídico existem algumas práticas que têm se mostrado muito valiosas.

Confira a seguir!

1. Construa bons relacionamentos com os clientes

Para construir bons relacionamentos com os clientes na advocacia é fundamental estabelecer conexões sólidas baseadas na confiança e na eficiência do trabalho prestado. Dessa forma, antes mesmo de confirmar se seu escritório irá atender determinado cliente, é fundamental registrar os dados durante a prospecção. 

Além disso, ao registrar os dados do cliente, é possível estabelecer um histórico detalhado e completo, permitindo que você conheça melhor as necessidades e preferências de cada cliente em potencial.

Essas informações podem ser valiosas para personalizar o atendimento e oferecer soluções mais direcionadas.

2. Treine sua equipe

Uma forma eficaz de captar leads na advocacia é através da organização da sua equipe. Para isso, estabeleça uma rotina de retorno de ligações, respostas a e-mails e mensagens para garantir um atendimento de qualidade e demonstrar interesse genuíno pelo cliente. 

É evidente que a falta de retorno pode ser interpretada como desinteresse, mas muitas vezes é resultado de uma rotina desorganizada e sem foco no cliente. Uma agenda tumultuada pode levar a atrasos em diversas atividades, inclusive no alinhamento da equipe do escritório. 

Para enfatizar ainda mais a importância desse alinhamento, reflita sobre a experiência que seus clientes potenciais têm atualmente em seu escritório.

Como eles se sentem em relação à qualidade do atendimento oferecido? Existe um padrão de excelência no atendimento ou cada colaborador age de forma independente?

Ao estabelecer um padrão de excelência no atendimento ao cliente, você fortalece a imagem do seu escritório e constrói a confiança dos clientes potenciais. Afinal, um atendimento consistente, personalizado e eficiente estabelece uma base sólida para a fidelização e a recomendação positiva.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

3. Invista em marketing jurídico

O marketing jurídico é um conjunto de estratégias de marketing desenvolvidas conforme as restrições do código de ética da OAB. Com essa abordagem, você pode divulgar seus serviços sem medo de cometer violações éticas.

Dentro do marketing jurídico, existem várias táticas que você pode adotar:

  • Oferecer conteúdos relevantes para posicionar seu site na primeira página do Google a médio e longo prazo;
  • Identificar perguntas que seus potenciais clientes fazem na internet e transformá-las em oportunidades para captar clientes online;
  • Criar boas estratégias de storytelling, contando cases de sucesso que demonstrem o valor do seu trabalho;
  • Aprender a utilizar ferramentas de tração, como as redes sociais, é uma forma de captação de clientes na advocacia.

Além disso, o marketing jurídico inclui a aplicação de técnicas de SEO técnico em seu site, escritório digital ou blog. Isso envolve otimizar o carregamento rápido do seu site, organizar corretamente os títulos e proporcionar uma boa experiência mobile.

4. Faça pesquisa de mercado

A melhor forma de obter as informações necessárias para sua empresa é através de uma pesquisa de mercado. Qualquer negócio exige uma série de esforços, planejamento e, acima de tudo, uma posição sólida no mercado e junto ao público-alvo.

Parte fundamental desse processo é a definição de uma proposta de valor adequada, uma ferramenta estratégica simples, porém capaz de gerar engajamento junto às pessoas interessadas na empresa. 

A proposta de valor é um elemento crucial do marketing que destaca um negócio, posicionando-o como superior à concorrência. O objetivo dessa proposta de valor é reforçar a capacidade da empresa em resolver problemas e necessidades, sendo uma forma de captação de clientes eficaz a longo prazo. 

Em suma, fazer uma pesquisa de mercado é um investimento essencial para qualquer negócio. Sendo que ela proporciona informações valiosas que ajudam a direcionar suas ações, otimizar sua proposta de valor e se destacar no mercado. Portanto, não subestime a importância desse processo.

5. Crie conteúdo relevantes

Uma forma de captação de clientes é oferecer conteúdo relevante e de qualidade que atenda às necessidades do seu público-alvo.

Ao criar um blog em seu site e compartilhar artigos, tutoriais, guias e dicas relacionadas ao seu setor, você não apenas estabelece sua autoridade, mas também atrai potenciais clientes em busca de informações e soluções.

A produção de conteúdo relevante é uma maneira poderosa de se destacar no mercado e se conectar com seu público de maneira autêntica. Ao compartilhar conhecimento e insights valiosos, você constrói confiança e credibilidade, mostrando-se como um especialista em sua área.

6. Trabalhe sua autoridade em diferentes formatos

Quando o assunto é marketing jurídico, você pode optar por diversificar seu conteúdo para atender às preferências e estilos de consumo de informação do seu público.

Isso pode incluir a criação de vídeos explicativos, podcasts informativos, infográficos visualmente atraentes ou até mesmo webinars interativos. 

Ao oferecer diferentes formatos, você amplia seu alcance e torna seu conteúdo mais acessível e envolvente.

7. Construa networking

Se você já possui alguns contatos, aplicar estratégias de networking ajudará a expandir ainda mais sua rede. Networking significa trabalhar ativamente sua rede de contatos e é fundamental no campo jurídico. O famoso “boca a boca” ainda é uma das formas de captação de clientes mais eficazes na área jurídica.

Portanto, o networking envolve ações como:

  • Manter conversas frequentes com seus contatos existentes;
  • Procurar se aproximar de contatos-chave em sua rede;
  • Fazer as perguntas certas, especialmente quando se trata de contatos ocupados;
  • Buscar estar sempre envolvido no meio profissional, tanto presencialmente quanto nas redes sociais, participando de grupos de discussão e interagindo com outros profissionais.

Para construir uma rede de contatos profissionais, é importante ir a lugares onde os profissionais da sua área de atuação estão presentes e desenvolver boas estratégias de comunicação. 

Formas de captação de clientes no marketing jurídico!

8. Analise seus resultados

A análise dos resultados são etapas fundamentais para o sucesso das suas estratégias de marketing. Ao analisar os dados, você obtém insights valiosos sobre o desempenho das suas ações promocionais.

Um dos maiores benefícios dessa análise é a capacidade de identificar quais estratégias estão gerando os melhores resultados para a sua empresa.

Ao ter clareza sobre o retorno que cada estratégia proporciona, você pode direcionar seus investimentos de forma mais eficiente, priorizando as táticas que estão trazendo os maiores resultados.

É recomendado utilizar ferramentas de análise e monitoramento, como o Google Analytics, para obter dados precisos e em tempo real.

Essas ferramentas fornecem insights detalhados sobre o desempenho das suas campanhas e ajudam a identificar tendências e padrões que podem influenciar suas estratégias futuras.

9. Invista em tráfego pago

Nos dias de hoje, em meio à competição acirrada no ambiente digital, investir em estratégias de tráfego pago é importante para impulsionar o alcance e a visibilidade do seu negócio.

O tráfego pago consiste em utilizar anúncios publicitários em plataformas de redes sociais para direcionar acessos para o seu site, loja online ou landing page. 

É importante ressaltar que essa abordagem difere do tráfego orgânico, pois requer o uso de estratégias de marketing digital e um investimento financeiro para obter resultados significativos.

Ao optar pelo tráfego pago, você tem o poder de direcionar seu anúncio para o público-alvo desejado e aumentar a probabilidade de atrair visitantes qualificados. Além disso, você pode definir os parâmetros demográficos, interesses e comportamentos específicos do seu público ideal, assim, suas campanhas se tornam mais efetivas e segmentadas.

10. Conte com um software jurídico 

Atualmente a falta de tempo e organização podem afetar a produtividade em escritórios de advocacia. Esse cenário acaba afastando o negócio de aplicar formas de captação de clientes eficazes.

Nesse sentido, contar com um bom software jurídico é um passo importante para solucionar essas questões e conquistar mais clientes.

O software jurídico facilita ao máximo o armazenamento, a consulta e a integração de todas as informações importantes.

Assim, você tem sempre à mão todas as ferramentas necessárias para conquistar novos clientes. Portanto, o software jurídico oferece diversas funcionalidades que podem otimizar o trabalho diário do advogado.

Como captar clientes online na advocacia?

Para construir uma presença sólida online e captar novos clientes, você pode abordar uma série de estratégias de marketing jurídico. Pensando nisso, um site profissional é capaz de transmitir confiança aos clientes e aumentar sua autoridade em determinado segmento. 

Para isso, invista em um design atraente e crie conteúdos relevantes, que destaquem informações sobre o escritório e nicho de atuação. Outra forma de conquistar clientes de forma eficiente é através de depoimentos positivos, que possam reforçar a credibilidade do escritório. 

Por fim, não deixe de trabalhar sua autoridade com tráfego orgânico em diferentes canais, como também criar campanhas e investir em tráfego pago, para alcançar mais pessoas.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas