fbpx

Marketing jurídico digital (e estratégias de propaganda em geral) para escritórios de advocacia sempre foi algo delicado de se discutir. Até por causa dos fundamentos da profissão e da função do advogado na sociedade. Ainda hoje, existem objeções e maus entendimentos a respeito do assunto entre advogados e profissionais do direito, que em sua maior parte possuem uma visão equivocada sobre o que de fato é o marketing jurídico digital e suas consequências na sociedade civil.

Quando se amplia o alcance da advocacia, não são só os advogados e donos de escritório que ganham benefícios. Mas também seus clientes, que são membros ativos da sociedade civil e que possuem o direito para tal. Além disso, muitos profissionais da área já compreendem a função positiva do marketing jurídico e conhecem os fundamentos de sua legalidade definidos pelo código de ética da OAB, que restringe campanhas tendenciosas de propaganda no âmbito advocatício, tema de muito debate e discussão nos últimos anos.

Tendo em vista todos esses fatores, elaboramos um post com 5 táticas eficazes de marketing jurídico digital totalmente alinhadas com os termos do código de ética da OAB e que podem ser aplicadas facilmente tanto em pequenos quanto em grandes escritórios.

Marketing Jurídico Digital Compatível com Código de Ética da OAB

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado na produção e divulgação de material informativo na internet, tanto em forma de posts, vídeos, entrevistas, etc. É com certeza uma das táticas mais interessantes empreendidas atualmente e possuem um valor significativo pelo fato de se tratar da produção e da distribuição de conteúdo útil e relevante de graça, sem cobrar por isso.

2. Inbound Marketing

O assim chamado marketing de atração é uma das maiores tendências do marketing digital na última década e vem revolucionando a realidade de empresas dos mais variados segmentos através da ampliação do alcance do escritório no meio digital, tanto de empresas maiores quanto de pequenos negócios. A advocacia também aderiu a essa tendência, até por que se trata de uma captação e prospecção de clientes gradativa e muito mais inteligente, sem ser invasiva e inconveniente.

É baseada em etapas sucessivas (Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar) que direcionam as pessoas até o momento de contratação desde o primeiro contato com sua empresa, mesmo sem haver interesse direto por parte do contratante. Inclusive, é o que mais se constata nos momentos de fechamento, com uma estatística de apenas 3% do mercado potencial se mostrando disposto a comprar o seu produto em um primeiro momento. Daí a necessidade de atrair o cliente até o estágio de compra.

3. Marketing de Relacionamento

No Marketing de relacionamento o grande objetivo é a projeção da marca, a geração de autoridade no mercado e a fidelização de clientes. Sua implementação pode ser feita de diferentes maneiras, tanto pela concessão de benefícios para clientes quanto pela produção de conteúdo e pelo inbound marketing como um todo. Automações de marketing e e-mail marketing também cumprem um papel importante no marketing de relacionamento.

4. Marketing de Eventos

Divulgar e participar de eventos relacionados com direito e advocacia podem trazer ótimos resultados em termos de propaganda e promoção do seu escritório e não apresenta nenhuma infração em relação ao código de ética da OAB. Com essa estratégia, é possível aumentar a autoridade do seu escritório no mercado e estabelecer relações com outros profissionais da área. A divulgação dos eventos em plataformas online (como em redes sociais e sites) apresenta resultados impressionantes.

5. Marketing de Influenciadores

Consolidar relações com bons influenciadores é de grande ajuda para a projeção e ampliação do seu escritório no mercado. Parcerias com outros escritórios no contexto do marketing jurídico digital podem ser feitas através da divulgação mútua de um escritório pelo outro em suas plataformas na internet, tanto nas redes sociais (Facebook e Instagram) quanto no site ou no blog dos escritórios. O ideal é conseguir influenciadores fortes na internet e que sejam escritórios bem inseridos nas redes sociais para que se obtenha um resultado relevante.

Com essas 5 dicas você já possui uma boa base para começar a aumentar o alcance do seu escritório de diferentes formas. Fique ligado no blog ADVBOX e aproveite mais do nosso conteúdo para advogados inovadores.

Banner para clicar e fazer download do guia gratuito Marketing Digital para Advogados


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *