advocacia na prática

Usucapião ordinário

Confira o modelo de usucapião ordinário atualizado e leia sobre como manter um banco de modelos de petições atualizado e organizado.

Com o software jurídico ADVBOX você consegue aproveitar o máximo da advocacia digital. Além de implantar recursos como o uso de CRM, controladoria jurídica e seu Escritório passa a ter total controle de prazos, garantia de qualidade no atendimento, otimização e facilitação de todas as etapas da produção jurídica.

E com este Ebook preparado pela ADVBOX você já consegue extrair dicas para colocar em prática essa incrível metodologia.

Ação de usucapião

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara Cível

Comarca de ………..

…….(nome)…., …. (qualificação e residência).., por seu advogado infra-assinado vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência para, com fundamentos nos arts. 941 a 945, do Código de Processo Civil, e art. 550 do Código Civil, requerer a presente ação de usucapião, do imóvel urbano, pelos seguintes fatos e fundamentos:

1. O imóvel usucapiendo localiza-se na…., sendo composto de prédio e respectivo terreno que mede ….e que no Registro de imóveis figura em nome de ……….., residente na Rua…………

2. Aludido imóvel confronta do lado direito com…., residente na…., do lado esquerdo, com …..residente na …. e, nos fundos, com….. residente na …., achando-se transcrito no Registro de imóveis, sob n° …., Livro …., fls. …., em nome de …., residente em local ignorado (ou se for o caso, não se achando transcrito no Registro de Imóveis, conforme prova a certidão negativa anexa).

3. O Requerente há mais de 20 anos vem possuindo, mansa e pacificamente, sem interrupção, nem oposição, o imóvel acima caracterizado e, não tendo título de domínio, quer obtê-lo, por via desta ação, nos termos do art. 550, do Código Civil.

Em face do exposto e juntando a planta do imóvel, requer:

a) a citação de …….., em nome do qual encontra-se registrado o imóvel usucapiendo, bem como dos confinantes e, por edital, dos eventuais interessados, observado quanto ao prazo o disposto no inciso IV do art.232;

b) a intimação, por via postal, dos representantes da Fazenda Pública da União, do Estado e do Município, para que manifestem interesse na causa; 

c) a intimação do representante do Ministério Público, para intervir em todos os atos do processo;

d) a procedência da demanda, para o fim de ser declarado, por sentença, o domínio do Requerente sobre a área usucapienda, com a condenação da parte que vier a contestar a ação no pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios 

Para os efeitos legais e fiscais, dá-se à presente o valor de R$ ….

Termos em que

E. Deferimento.

…………., …..de …………… de 19……..

Assinatura do(a) advogado(a)

_________________

N.B. – 1) Aconselha-se fazer uma petição sucinta, a fim de evitar vultosas despesas com a publicação dos editais; 2) Idêntica petição poderá ser feita para o usucapião de coisas móveis, com as devidas adaptações.

Artigos jurídicos recentes

Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX