Como definir valores de investimento em Marketing Digital?

Se você é advogado, já deve ter ouvido ou lido a respeito dos benefícios de se fazer um bom investimento em marketing digital para o seu escritório.
Como em todas as áreas, um marketing bem feito e direcionado ao público correto pode trazer ótimos resultados ao seu trabalho, com atração de novos clientes e consequente aumento nos rendimentos.
Se você tiver um bom engajamento, produzir textos de qualidade sobre matérias da sua área de atuação com foco em um Marketing de Conteúdo, estudar sobre estratégias de SEO, entre outras coisas, pode já iniciar seu processo de marketing.
Porém, caso você não se sinta totalmente preparado para se dedicar a isto ou se você tiver um crescimento considerável no escritório em função deste marketing iniciado por você, pode vir a necessitar fazer alguns investimentos no seu marketing jurídico.
Seja para pagar alguém qualificado para produzir os conteúdos para você, seja para contratar alguém para fazer o direcionamento correto do seu conteúdo na web.
Você conseguiria definir valores para investir no Marketing Jurídico?
Se a sua resposta foi um não, seguem abaixo dicas valiosas:
- Organize o financeiro do seu escritório
O primeiro passo que você precisa dar é ter um meio de organizar as finanças do seu escritório.
O ideal é que você tenha algum sistema de controle das receitas e despesas que possui, o que permitirá uma análise correta do que você tem disponível para um investimento em marketing jurídico.
2. Defina quanto pode/quer investir
Após verificar o saldo disponível, você pode definir o quanto irá redirecionar para seu marketing, podendo, inclusive, fazer um plano de investimento em mídia anual, incluindo este planejamento no seu orçamento.

3. Escolha a equipe de marketing
Com valores definidos, ficará muito mais fácil você determinar alguns aspectos como:
- Qual equipe você poderá contratar para fomentar a sua visibilidade no mercado;
- Quais estratégias de marketing você poderá aplicar maiores valores;
- Se poderá investir em anúncios em redes sociais para atrair mais visitantes para o site do seu escritório;
- Encontrando sempre um equilíbrio entre o que tem e o que almeja.
4. Defina o público que deseja atingir
Se você possuir uma forma de mensurar qual é o seu público alvo para um direcionamento mais efetivo do seu marketing (como, por exemplo, saber qual é a faixa etária dos seus clientes e o que eles buscam), isso pode fazer seu investimento render muito mais.

5. Análise os resultados
Também é importante que você busque meios de medir se seu investimento em marketing está tendo o retorno desejado. Está se perguntando como você pode fazer isso?
Uma opção é que você tenha um meio de verificar qual é a origem dos cadastros de novos clientes (pesquisa no Google, redes sociais, blog ou site do escritório, etc) e depois medir qual a origem foi mais rentável. Assim, inclusive, você poderá decidir em quais meios seguirá ou não investindo.
Com essas dicas, ficará muito mais fácil você investir em um marketing de qualidade que trará ainda mais rendimentos e clientes para o seu escritório, de uma forma organizada e fazendo valer o seu dinheiro.
Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!


Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.
0 comentário