O Poder dos Blogs Jurídicos

Blogs Jurídicos não crescem o bastante devido ao receio por parte dos gestores em relação às estratégias de marketing.
Muitos advogados desconhecem os benefícios do marketing de conteúdo em blogs e sites de escritórios.
A ideia de que o retorno sobre o investimento (ROI) é baixo e não compensa persiste. Isso ocorre em função de desconhecimentos e suposições superficiais em relação ao potencial que a produção de conteúdo possui.
Acredita-se que o foco no ranqueamento em ferramentas de pesquisa (principalmente o Google) traz mais retorno do que outros recursos. Porém, cada vez mais pessoas vêm reconhecendo a importância da produção de conteúdo online.
Já se tem 88% das empresas Business to Business (B2B) aderindo à ferramenta nos planejamentos de marketing.
Assim, enumeramos 5 motivos que demonstram a importância dessa estratégia para fechar cada vez mais contratos no seu escritório.
Blogs Jurídicos geram muita autoridade
A produção de conteúdo de qualidade é uma maneira muito eficaz de construir respeito e autoridade no mercado.
Com bons produtores de conteúdo é possível ser conhecido cada vez mais e tornar-se referência no mercado.
Isso porque hoje a maioria de nós se utiliza de ferramentas de pesquisa online como principal meio de adquirir informação e solucionar problemas, desde questões domésticas até problemas do dia a dia de trabalho. Ser uma referência para outros escritórios é o caminho para um negócio de sucesso crescente e duradouro.
Além disso, produzir conteúdo atualizado e de qualidade contribui com a sociedade e a melhoria da informação disponível na internet sobre o direito.

A Advocacia que assume o papel de explicar o Direito em geral para as pessoas é mais valorizada e deixa de ser substituída por sites como o Yahoo Respostas, Palpitadores de Facebook ou outros canais que prestam péssimas informações.
2. Aumento na conversão de potenciais clientes
Com um ritmo de publicações constante, em pouco tempo já se adquire um aumento na conversão de leads.
Para isso, é necessário se preocupar com a distribuição e divulgação do site e seus conteúdos. Só assim o tráfego no seu blog ou site cresce, aumentando o relacionamento com clientes interessados.
3. Blogs Jurídicos são eficiente para atrair público
Investir em uma plataforma online para distribuição de conteúdo é um meio de aquisição de clientes muito mais em conta e eficiente para um escritório.
Em comparação com técnicas antigas, como telemarketing ou contratação de vendedores, o custo benefício é bem maior.
A contratação de pessoas é cara e tem bem menos garantia de eficiência comparada aos resultados que se adquirem com conteúdos de qualidade circulando adequadamente nas redes, como já ressaltado em um post anterior.
Os blogs da Koetz Advocacia e da Ingrácio Advocacia por exemplo atingiram a marca de mais de 1 milhão de visualizações mensais com conteúdos orgânicos.
4. Menor gasto e mais facilidade com o treinamento da equipe
Em momentos de treinamento de novos funcionários ou até mesmo na hora de informar a equipe atual, o acervo de conteúdo produzido acaba sendo o meio mais rápido e eficiente.
Isso porque com ele já não precisa-se tirar tempo de trabalho de alguém da equipe para auxiliar novos funcionários ou informar as pessoas da equipe de como realizar novas tarefas.
5. Blogs Jurídicos são garantia de resultados a curto, médio e longo prazo
A opção de anúncios é uma alternativa aos conteúdos com foco em SEO. É verdade que estes anúncios podem acelerar os resultados, mas consomem muito dinheiro ao longo do tempo.
Enquanto artigos jurídicos começam a dar resultados em média 90 dias após a sua publicação e continuam gerando leads por longos anos sem novos investimentos.
Em comparação, se um artigo leva 2 horas para ser produzido por um advogado que tem em média 300,00 reais o valor da hora, este artigo custou R$ 600,00.
Com R$ 600,00 de anúncios na internet, na melhor das possibilidades se gera 200 contatos não qualificados, durante uma semana, o este dinheiro se acaba.
Além disso, é muito melhor investir em trabalho do que em dinheiro, concorda? Assim o dinheiro que já foi ganho fica no seu caixa.
Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!


Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.