Nome de escritório de advocacia - foto de um computador mostrando um nome de um escritório

Nome de escritório de advocacia: 6 dicas para escolher!

Definir um nome de escritório de advocacia nem sempre é simples. Isso porque é preciso pensar muito bem em algo que seja simples, que faça sentido para o profissional e seus sócios e que possa ser gravado pelo público.

Ademais, os escritórios de advocacia precisam se atentar às regras sobre a escolha de um nome empresarial, visto que há limitações e regramentos que se aplicam especificamente às advocacias.

Está iniciando e não sabe como escolher um nome de escritório de advocacia ou deseja reformular o seu? Veio ao artigo certo! Continue sua leitura e aprenda como fazer uma escolha segura e que lhe agrade!

Qual é a importância de um bom nome de escritório de advocacia?

O nome de escritório de advocacia deve ser muito bem elaborado. Se o profissional atua sozinho, essa tarefa pode ser mais simples. Contudo, se o escritório for grande e contar com vários sócios, o indicado é que todos pensem no nome em conjunto para não haver desavenças. 

Embora alguns imaginem que se trata apenas de um nome, engana-se quem pensa que essa parte não tem importância. Veja abaixo alguns benefícios de ter um nome para a sua advocacia!

Ajuda no reconhecimento de marca

O nome de escritório de advocacia faz parte da marca da banca ou do profissional. Ele deve ser utilizado em ações de branding, brand-awareness e marketing, por exemplo. 

Tenha em mente que um escritório e seu nome são uma marca e precisam ser tratados como tal. 

Outra vantagem é que o nome torna o escritório mais profissional e atrai mais a atenção das pessoas. Quer um exemplo?

Em muitas cidades, existem diversos escritórios com placas apenas dizendo “Escritório de advocacia”. Além deles, existem as bancas que possuem um nome, uma marca bem estabelecida.

Qual deles chamaria mais a sua atenção e passaria mais confiança: o escritório com apenas uma placa indicando que se trata de uma advocacia ou aquele que tem um nome como “Santana & Gutierrez Advogados Associados”, por exemplo? Pense nisso.

Sendo assim, é preciso definir um nome que passe credibilidade para o público.

Ajuda nas ações de marketing

O escritório de advocacia que utiliza estratégias de marketing jurídico precisa ter um nome forte e bem definido para que ele seja lembrado pelo público. O marketing jurídico é fundamental para os escritórios de advocacia sobreviverem a um mercado altamente competitivo. Contudo, de nada adianta utilizá-lo se a banca não definiu um nome que seja lembrado pelo público.

Em se tratando de internet, lembre-se que os internautas se deparam diariamente com diversos escritórios de advocacia. Por isso, o nome de escritório de advocacia deve ser bem pensado para ficar gravado na memória dessas pessoas.

Auxilia as pessoas a lembrarem do seu negócio

As pessoas lembram do nome das marcas e das empresas das quais já consumiram. Ter um nome de escritório de advocacia fará o público lembrar que já viu a sua advocacia, seja na rua, no site ou nas redes sociais. Isso auxilia elas a tomarem uma decisão caso precisem dos serviços que o seu negócio oferece.

Se o nome do seu escritório de advocacia for marcante e simples de lembrar, mais fácil pode ser para a pessoa procurar pelo seu negócio, principalmente na internet.

Como escolher um nome de escritório de advocacia? Veja 6 dicas!

Nome de escritório de advocacia - como escolher

No momento de pensar em um nome de escritório de advocacia, seguir algumas dicas pode tornar esse processo mais simples e lhe ajudar a escolher um que você goste e lhe passe confiança. Veja abaixo 6 dicas para defini-lo com segurança!

1.Escolha um nome simples de lembrar

Lembre-se do ditado: menos é mais. Ou seja, um nome simples pode ser muito mais fácil de ser lembrado do que um que seja espalhafatoso e difícil de pronunciar. 

Muitos querem ter uma advocacia com um nome bonito, luxuoso e chamativo. Contudo, nomes muito complicados torna a compreensão mais difícil e, consequentemente, as pessoas dificilmente lembrarão dele. Por isso, pense em um nome simples.

2.Evite nomes difíceis de entender

Nomes difíceis de entender e soletrar também não são fáceis de serem gravados. Na prática, existem muitas pessoas com sobrenomes de origem germânica ou eslava, por exemplo. 

Esses sobrenomes, se for possível, devem ser evitados, a menos que você atue somente em uma região em que eles sejam comuns.

Pense no seguinte: no momento de digitar o nome do seu escritório de advocacia na internet, qual é a chance da pessoa errá-lo? Se a possibilidade for grande, saiba que esse nome deve ser evitado.

3.Aposte em nomes curtos

Além de nomes simples que sejam fáceis de serem lembrados, essa é outra dica que ajuda no momento de pensar em algo que seja facilmente assimilado pelo público. 

Não é incomum ver nomes de escritórios de advocacia que sejam compridos, com 4 ou mais sobrenomes. Na prática, fica muito difícil lembrar. 

As pessoas podem não saber como procurar o seu escritório na internet também. Se o nome é muito comprido, já imaginou como ficaria a url do seu site

4. Associe o seu nome de escritório de advocacia com a sua área de especialidade

Uma boa maneira de chamar a atenção e ser lembrado é pensar em um nome que o associe com a sua área de especialidade.

Por exemplo, se você for um advogado trabalhista e atua sozinho, poderia utilizar um nome como: [Sobrenome] Advogado Trabalhista Sociedade Individual de Advocacia. 

É possível encontrar diversos nomes que utilizam a sua área de especialidade, tendo nomes parecidos com : “Batista e Santana Advocacia Trabalhista”, por exemplo.

Além de ser simples do público lembrar, esse tipo de nomenclatura fortalece a sua autoridade, indicando a sua área de especialidade. Ademais, essa alternativa pode ajudar a trazer os clientes que estejam somente interessados em demandas da sua área de atuação.

5. Não escolha o primeiro nome que vier a sua cabeça

Evite agir por impulso. Não escolha o primeiro nome que vier à sua cabeça. Tenha cautela e pense em outros nomes para ter mais de uma opção. 

Depois de pensar, analise as alternativas, escolha umas 3 ou 4 e faça testes com conhecidos e familiares. Pergunte-lhes qual deles é mais simples e fácil de lembrar e veja o que eles dizem. Isso pode lhe auxiliar a escolher o melhor nome.

6. Faça pesquisas de mercado

Verifique os nomes utilizados no mercado por grandes escritórios e bancas de renome. Ao analisar diversas nomenclaturas, você conseguirá entender o que eles fizeram em comum para que sejam lembrados. 

Você pode também fazer essas pesquisas para ter inspiração no momento de elaborar o nome da sua advocacia. 

O que não deve conter em um nome de escritório de advocacia?

Além de saber como escolher um nome de escritório de advocacia, é preciso se atentar ao que NÃO deve ser feito no momento de elaborá-lo. Por isso, veja abaixo algumas sugestões sobre o que evitar. Confira:

  • Não escolha um nome parecido com o dos seus concorrentes;
  • Evite sobrenomes complexos, estrangeiros ou muito diferentes (se for possível);
  • Não utilize termos que podem remeter a algo com duplo sentido ou diferente do que você faz.

Isso significa que você precisa pensar também nas consequências que podem gerar ao escolher um nome complexo, que possa virar um trocadilho ou ser alvo de piadas. Por isso, fazer testes com conhecidos pode ser uma boa alternativa para validar a ideia e ter certeza de que o nome escolhido não prejudicará a sua imagem.

O que a lei diz sobre isso?

Além das dicas mencionadas, é importante se atentar ao que a lei diz sobre o nome de escritório de advocacia. O Estatuto da Advocacia, em seu artigo 16, traz alguns regramentos que devem ser observados no momento de nomear uma advocacia. Veja:

Art. 16.  Não são admitidas a registro nem podem funcionar todas as espécies de sociedades de advogados que apresentem forma ou características de sociedade empresária, que adotem denominação de fantasia, que realizem atividades estranhas à advocacia, que incluam como sócio ou titular de sociedade unipessoal de advocacia pessoa não inscrita como advogado ou totalmente proibida de advogar.    

§ 1º A razão social deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsável pela sociedade, podendo permanecer o de sócio falecido, desde que prevista tal possibilidade no ato constitutivo.

§ 2º O licenciamento do sócio para exercer atividade incompatível com a advocacia em caráter temporário deve ser averbado no registro da sociedade, não alterando sua constituição.

§ 3º É proibido o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia.

§ 4o  A denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser obrigatoriamente formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com a expressão ‘Sociedade Individual de Advocacia’.

Ou seja, não se pode escolher qualquer nome. O § 1º deixa claro que a razão social deve conter, pelo menos, o nome de um dos advogados responsáveis pela sociedade. 

O § 4o, por sua vez, determina que a sociedade unipessoal deve ser formada pelo nome do seu titular, acompanhada da expressão “Sociedade Individual de Advocacia”. 

O artigo é autoexplicativo e contribui para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema. 

Como fica o nome da sociedade unipessoal de advocacia?

Na Sociedade Individual de Advocacia, o profissional pode utilizar o seu nome, completo ou parcial, seguido da expressão mencionada, conforme § 4o   do artigo 16 do Estatuto da Advocacia. Por exemplo: 

Nome do advogado: João José da Silva

Opção 1: João Sociedade Individual de Advocacia

Opção 2: João José Sociedade Individual de Advocacia

Opção 3: João José da Silva Sociedade Individual de advocacia

Como deve ser o nome de uma sociedade de advogados?

Por outro lado, nas sociedades simples, a razão social deve ter, pelo menos, o nome de um dos sócios da sociedade, seguido do termo “Sociedade de Advogados”. 

Por exemplo: 

Sócio 1: Maria da Silva

Sócio 2: João de Souza 

O nome pode variar muito. O mais comum é utilizar o sobrenome dos sócios. No exemplo dado, seria Silva e Souza Sociedade de Advogados.

É possível a adoção de nome fantasia pela sociedade de advogados?

O Estatuto da Advocacia veda expressamente a utilização de nome fantasia. Ademais, ela não pode ter características mercantis. 

Definir um nome de escritório de advocacia é um trabalho que precisa ser levado à sério pelos profissionais, pois uma má escolha pode prejudicar todo o negócio. Por isso, escolha com cautela, após muitas pesquisas e considerações e tenha um nome que seja forte e fácil de ser lembrado!Aproveite para ler: Fechamento de contratos: 4 estratégias para captar mais clientes!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX