Por que seu escritório deveria investir em marketing para advocacia?

Uma estratégia de marketing bem estruturada pode ser decisiva para que um negócio ganhe notoriedade.
Para escritórios de advocacia não é diferente. Investir em marketing é um importante passo para que advogados tornem-se referência em suas áreas e compartilhem conhecimento.
Mas, antes de começar a executar um plano de marketing, é importante que advogados e suas equipes lembrem-se que o código de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) impõe uma série de regras às ações de marketing para advocacia.
As orientações expressas pela OAB são extremamente necessárias, afinal, favorecem uma competição justa entre os escritórios, além de proteger clientes de práticas abusivas.
Ainda sobre as regras da OAB, elas existem para impedir que o mercado jurídico instigue conflitos que poderiam ser evitados ou resolvidos de maneiras menos drásticas.
Entrentanto, mesmo com as imposições praticadas pela OAB, não significa que você deva desistir de investir em marketing para o seu escritório. Existem muitas formas de aplicar as técnicas para que o seu negócio seja visto.
E são esses pontos que vamos compartilhar com você nesse post. Continue a leitura para entender como investir em marketing vai ser decisivo para o seu trabalho com advocacia.
Como investir em marketing?
Um escritório de advocacia deve pensar em investir em marketing com o objetivo de levar informação ao público.
O foco deve ser viabilizar às pessoas e às empresas brasileiras um maior entendimento de seus direitos, responsabilidades e deveres. Ou seja, tornando a aplicação jurídica mais justa e afastando da realidade dessas pessoas e empresas erros jurídicos acentuados.
Mesmo sabendo que o marketing é fundamental para o crescimento de uma empresa, inclusive escritórios de advocacia, o investimento em marketing pode ser utilizado para fazer cumprir uma das missões dos advogados na sociedade: levar conhecimento do direito por parte do público leigo, afinal, muitas pessoas não estão convencidas de sua importância e benefícios para o meio jurídico.
Por isso, listamos aqui cinco motivos importantes para agregar o marketing ao universo jurídico.
1. Crescimento – o mais óbvio dos benefícios
Os clientes em potencial passam a conhecer o seus serviços e, assim, seu escritório cresce;
2. Personal branding, credibilidade e reconhecimento no setor jurídico
Quando seus pares reconhecem a qualidade do seu trabalho e o nível do seu conhecimento, os clientes também se sentem seguros.
O reconhecimento de outros profissionais da área é uma das maiores fontes de credibilidade que qualquer profissional pode obter.
3. Relacionamento e aproximação com o seu público
Outro ingrediente fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o bom relacionamento com os clientes.
Na sua estratégia de marketing considere realizar ações planejadas para seus clientes. O investimento em marketing voltado para as pessoas que já fazem parte do seu escritório é decisivo para manter uma aproximação saudável.
Uma maneira excelente de fazer isso, e que é permitida pela OAB, é o envio de newsletters com conteúdos de interesse dos seus clientes.

Esse formato de interação com o público está em alta entre as tendências de marketing. E para colocar em prática, o ideal é utilizar plataformas de gestão de clientes, os CRM (Customer Relationship Management).
Com a ADBOX, por exemplo, você consegue segmentar clientes novos, clientes antigos e até selecionando por tipo de ação.
Ao gerar essas listas é possível ter parâmetros específicos e determinar quais tipos de conteúdos vão interessar cada um desses públicos.
4. Descoberta de novas oportunidades
Investir em marketing vai trazer tudo o que você já sabe que ele traz: reconhecimento e expansão do negócio. Mas algo incrível acontece quando você começa a trabalhar seu posicionamento no mercado: o surgimento de oportunidades que você sequer tinha imaginado.
Isso pode englobar clientes, chances de realizar palestras, ministrar cursos, publicar livros, fazer pesquisas… São muitas as oportunidades que podem surgir para advogados que entendem a importância de investir em marketing e compartilham seus conhecimentos.
Quanto se deve investir em marketing?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida e, de maneira geral, podemos dizer que depende muito da sua estratégia para investir em marketing.
Algumas pesquisas da área apontam que, no mínimo, deve ser investido no setor entre 7% e 10% do faturamento geral da empresa.
Mas nossa principal indicação é que se o seu escritório ainda não realiza nenhuma ação de marketing, que você comece com um investimento baixo e vá avaliando os resultados.
Algumas ações vão exigir mais recursos e outras menos. Avalie quais são prioridade para o seu negócio e coloque em prática.
Lembre-se que para ter assertividade na criação das estratégias e para investir em marketing, você precisa de dados consolidados e também entender exatamente quem é o seu público.
Por isso, considere incluir no planejamento do seu escritório de advocacia a contratação de um software jurídico.
A tecnologia será decisiva para auxiliar o seu time de marketing a construir personas, segmentar listas de clientes e prospects e compreender o perfil que mais procura os serviços jurídicos.
Não espere mais para começar a investir em marketing jurídico. E para que esse plano saia do papel, a ADVBOX te dá uma ajuda: teste a nossa ferramenta durante 7 dias gratuitamente e confira na prática os benefícios de usar um software como auxiliar na análise de dados do time de marketing.


Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.