Fechamento de contratos na advocacia: 4 estratégias para captar mais clientes

A alta concorrência na área da advocacia carrega desafios tanto para profissionais que já estão há algum tempo no mercado quanto para aqueles que recém chegaram ao trabalho no Direito. E, entre os objetivos de qualquer advogado está conquistar novos clientes e garantir o fechamento de contratos.
São várias etapas até você conquistar os primeiros clientes e, como consequência, o fechamento de contratos novos.
Não há um checklist definitivo para que você capte as pessoas que vão confiar no seu trabalho, porém, com algumas dicas e estratégias assertivas você pode facilitar o caminho.
Vamos te dar um spoiler inicial de técnicas que podem ser aplicadas para atrair clientes que poderão escolher o seu serviço e definir pelo fechamento de contratos: aposte no marketing jurídico como uma ferramenta de divulgação do seu trabalho.
Nós vamos falar mais sobre esse assunto no decorrer do texto, mas saiba que a produção de conteúdos na área de Direito com foco na educação dos clientes pode ser decisiva para que as pessoas encontrem o seu escritório e optem pelo seu serviço quando precisarem de um advogado.
Continue a leitura desse conteúdo para descobrir como fechar mais contratos no seu escritório de advocacia.
O que é fechamento de contratos?
Até chegar ao momento de fechamento de contratos na advocacia percorre-se um caminho que envolve a necessidade da contratação do serviço, a descoberta do profissional, os contatos iniciais e o estabelecimento da confiança.
Após essa trilha – que não é igual para todos os casos – chega o momento de estabelecer o contrato entre advogado e cliente.
Mas, a pergunta de muitos advogados é: como aumentar o fechamento de contratos em uma área de tanta concorrência? Vamos voltar ao nosso spoiler do início desse texto e falar sobre marketing jurídico.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estabelece uma série de normativas sobre a maneira que advogados podem divulgar seus serviços a partir de estratégias de conteúdos e divulgação nas redes sociais.
A produção de textos para blogs ou redes sociais com o objetivo de levar informação para as pessoas é uma estratégia válida para advogados que querem aumentar seu público de possíveis clientes. Para isso, comece uma estratégia de produção de conteúdo, mas lembre-se de levar as informações corretas em uma linguagem acessível.
Nem sempre os termos jurídicos são os mais simples de serem compreendidos pela maior parte da população. Por isso, se você quer que as pessoas entendam a sua mensagem, aposte em conteúdos simples, diretos e que vão fazer a diferença para que aquele futuro cliente busque seus serviços quando precisar.
Se você tem dúvidas sobre o que escrever, uma sugestão é contar com recursos inteligentes de um software jurídico. A partir dos dados que são compilados com o uso da tecnologia os escritórios podem fazer um recorte do perfil dos clientes, quais os casos mais recorrentes e produzir conteúdos a partir dessas informações.
Como atender um cliente no escritório de advocacia?
Agora que já falamos sobre como você pode divulgar o seu trabalho para conquistar novos clientes e estimular o fechamento de contratos, chegou a hora de trazer algumas dicas de como atender o cliente nas primeiras reuniões sobre o caso.
Sempre que um futuro cliente demonstrar interesse em seus serviços tente respondê-lo o mais rápido possível. Mostre empatia e interesse sobre o caso.
Além disso, deixe livre para que o cliente decida como é melhor manter esses primeiros contatos antes de agendar a primeira reunião. Para algumas pessoas a melhor forma de contato é o WhatsApp, para outras, o e-mail ou, ainda, ligações.
Assim que o cliente chegar ao seu escritório para a primeira conversa sobre o caso, lembre-se de deixá-lo à vontade. Essas mesmas regras também valem para reuniões que acontecem on-line, no caso de advogados que trabalham de maneira remota.
- Apresente-se novamente e busque uma comunicação fluida, evite termos jurídicos que a pessoa pode desconhecer e ficar desconfortável para perguntar uma explicação.
- Esteja presente durante toda a conversa: isso significa manter a atenção plena ao caso que você está recebendo. Evite distrações como ficar ao celular ou lendo e-mails no computador.
- Demonstre confiabilidade para que o cliente sinta-se seguro em deixar o caso em suas mãos. Além do seu conhecimento jurídico, apresente técnicas e recursos que o escritório conta para que as informações do caso permaneçam seguras. Por exemplo, se você tem um software jurídico, mostre para o cliente que os dados dele estarão preservados em um ambiente seguro, na nuvem. Isso garantirá pontos de confiabilidade no fechamento de contratos.
- Reforce a comunicação assertiva destacando como os clientes do escritório são comunicados sobre o andamento dos processos. Advogados que têm à disposição softwares jurídicos como a ADVBOX podem automatizar o envio de mensagens sobre o status de cada ação com o objetivo de manter clientes sempre muito bem informados sobre cada etapa. Esse recurso é muito elogiado por clientes e, muitas vezes, decisivo para o momento de fechamento de contratos.
Passadas todas essas etapas, se você conquistou o cliente e ter o fechamento de contratos, o seu software jurídico entra em cena mais uma vez.
Desde o momento que o cliente entra no seu escritório pela primeira vez e confirma que seguirá com você na ação, todos os dados dele devem ser cadastrados e acompanhados com a ajuda da tecnologia.
Não esqueça que os dados são o novo petróleo e, quanto mais informações você tiver a respeito do seu perfil de clientes, dos casos que chegam para o seu escritório, da quantidade de horas gastas no atendimento, entre tantos outros fatores, mais insumos você tem para conquistar novos clientes e definir o seu público-alvo.
Comece hoje mesmo a revolucionar o seu escritório de advocacia e focar no fechamento de contratos utilizando a ADVBOX. Teste 7 dias gratuitamente.


Equipe ADVBOX