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Seu site é o cartão de visitas do mundo virtual. Nele, você irá mostrar a sua cara, organização e competência. Mas como fazer um bom site de escritório de advocacia? Quais elementos não podem faltar?

Mesa com um caderno, caneta e xícara de café ao lado.

Muitas dúvidas surgem na hora de tomar a decisão de ter um site. Todos já sabemos que quem não existe na internet, não existe na vida real. É fundamental a presença digital na atualidade.

Presença digital é a maneira como seu escritório se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e trocar um relacionamento saudável com os atuais e/ou possíveis clientes.

Se você não está na internet, você está vivendo em outro tempo e muito atrasado. Acompanhe nossas dicas e saiba o que um site de escritório de advocacia não pode deixar de ter:

Elementos fundamentais para um site de escritório de advocacia

1. Branding

Existem diversos motivos para construir sua marca pessoal na internet. Mas o mais importante é: todo mundo está online!

Defina bem o seu posicionamento, o que você quer passar para os leitores. Por exemplo, se você trabalha com Direito de família, voltado para guarda compartilhada, ou assuntos relacionados aos filhos, não irá fazer sentido algum usar fotos de pessoas mais velhas para este posicionamento. A imagem é parte fundamental do seu site.

2. Tenha seu próprio domínio na internet

O domínio nada mais é do que o nome do seu site escrito na URL do seu navegador. Não faz sentido usar uma URL de terceiros para divulgar o seu site.

3. Use imagens limpas

Imagens limpas, sem tom de poluição visual com muito texto, devem ser trabalhadas.

Preste atenção também nas cores. Elas podem deixar o seu site mais triste ou mais alegre. Saiba que cores usar para agregar destaque à sua logomarca.

Invista também em imagens relacionadas ao tema tratado. Por exemplo: jamais fale de um trem e coloque na foto de destaque da postagem um ônibus. São detalhes que fazem toda a diferença.

4. Use fontes atrativas

A escrita é fundamental. Você pode usar negrito para destacar trechos importantes. O que você não deve fazer é escolher fontes cansativas, de leitura difícil. Uma fonte simples basta.

5. Sobre você

Um site de escritório de advocacia precisa apresentar bem também seus advogados. O site precisa ter uma aba com uma pequena biografia para que o leitor possa saber mais sobre você.

O mundo da internet não tem o olho no olho. Você precisa dar o máximo de informações relevantes possíveis sobre seu trabalho profissional. Isto ajuda a gerar credibilidade e confiança.

Sua foto e de sua equipe também são importantes, de preferência bem profissionais. Um site de escritório de advocacia com fotos ruins parece desleixado. E não é assim que você quer ser visto, não é mesmo?

Ao construir uma marca pessoal, as pessoas querem e precisam ver o seu rosto. Então coloque sua foto em destaque. Assim elas lembrarão mais fácil de você.

Escolha bem as suas roupas para a fotografia. Use peças que refletem a sua personalidade profissional. Uma boa ideia é escolher peças básicas com cores neutras, nada muito chamativo.

6. Contato ou Fale Conosco

É imprescindível que você possua uma guia no site que indique os seus contatos.

Já imaginou que péssimo querer muito contratar um serviço e não achar nem um e-mail para contato sequer? Fuja desse erro de principiante.

7. Mapa com seu endereço físico

Caso você ainda atue com escritório físico, é interessante agregar um mapa com seu endereço completo. Hoje em dia, existem aplicativos que permitem clicar no mapa e automaticamente abrir o GPS em seu próprio smartphone.

8. Fale com seu público através de conteúdos ricos

A frequência no contato com o público na internet muito se dá pelas postagens. Escreva sempre conteúdos ricos e atrativos. Não tenha medo de entregar o ouro para o bandido. Entregue todo o seu conhecimento.

Preste atenção na linguagem utilizada e pra quem você está escrevendo. Afinal, você quer ser entendido.

9. Crie um relacionamento com sua audiência

Deixe espaço para tirar dúvidas e coloque-se sempre à disposição. O sucesso de qualquer site é saber criar um relacionamento com a sua audiência.

Existem diversas formas de se comunicar com o público. Textos, vídeos, podcasts, imagens, infográficos… Qualquer uma dessas maneiras é válida, desde que funcione para você.

Tome cuidado com a comunicação. Não desenvolva vídeos se você não lida bem com as câmeras, por exemplo.

10. Influência social

Fortaleça sempre a sua divulgação com provas. A influência social é uma experiência muito poderosa.

Você já deve ter ficado em dúvida sobre a qualidade de algum produto na hora da compra, não é? Um serviço de advocacia também pode deixar dúvidas se você não investir na sua imagem.

Invista em depoimentos de clientes no seu site, tanto escritos como em vídeos. As pessoas estão mais dispostas a realizar uma ação quando há recomendação.

Se for possível, incorpore alguma rede social de quem está dando seu depoimento. Isso reforça a ideia de que é uma pessoal real, e não um comentário inventado.

11. Hospedagem

Escolha uma hospedagem adequada para seu site. Ela deve ter no mínimo os seguintes quesitos:

  • Disponibilidade;
  • Armazenamento disponível;
  • Tráfego mensal;
  • Velocidade de carregamento (se o site demorar mais de 3 segundos para carregar, você perde a visita);
  • Segurança dos seus dados;
  • Suporte ao cliente (que seja rápido, é muito chato precisar de um auxilio e ter que pagar terceiros para resolverem um problema de suporte);
  • Plug-ins (disponibilidade para baixá-los dentro do site).

Faça um teste grátis para saber se ali tem tudo o que você precisa!

Entendeu a importância do seu site? Ele não somente auxiliará na divulgação dos seus serviços, como também na atração de clientes.

Você pode ter um site simples que atenda todas as dicas que nós abordamos acima. O que você não pode, em hipótese nenhuma, é deixar de ter presença digital.

Fique atento para tudo o que foi dito nesse post e siga em frente na construção do seu site. Seja bem vindo ao mundo digital.

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Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

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