A Sindrome de Burnout em Advogados

O ritmo de trabalho frenético da advocacia moderna vem causando a Síndrome de Burnout em advogados do mundo todo. Também é conhecida como síndrome do esgotamento.
Isso porque trata-se de um distúrbio que surge por um grave estado de esgotamento mental e físico. Jornadas de trabalho pesadas e estressantes são o ponto de partida para tal problema.
A profissão do Advogado exige muita análise das leis, doutrinas e jurisprudência, necessitando de muita atenção aos detalhes. E tudo isso com prazos todos os dias que precisam ser cumpridos sem falta.
A busca por teses perfeitas e ideias nas petições às vezes acabam sendo frustradas, pois nem sempre é possível obter facilmente uma decisão favorável ou aquela liminar que irá resolver os problemas dos clientes.
Além disso, um ambiente de trabalho que exija metas inatingíveis, acumulo de trabalho, falta de tempo e falta de recursos, propicia o surgimento da síndrome de burnout em advogados, diminuindo bastante o rendimento profissional, tanto em quantidade quanto em qualidade.
Dicas para evitar a Síndrome de burnout em advogados
Descanse, relaxe, renove-se. Esta é a única maneira de se sustentar ao longo deste percurso. Talvez o home office possa ser uma opção.
Acabe uma tarefa antes de assumir um novo compromisso ou responsabilidade. Você não dará conta acrescentando mais um piso no seu arranha-céu de atividades.
Aprenda a dizer não e especifique a ajuda que precisa. Assim como as restrições sobre o seu tempo que já está insanamente tomado.
Defina prioridades e consulte a sua família. O trabalho ocupa um papel essencial em nossas vidas, mas nunca deve ser prioridade sobre a família. Esteja disposto a ocasionalmente dizer não para atividades de baixa prioridade quando entrar em conflito com aquele tempo de qualidade que teria com ela.
Ouça os sinais de alerta de estresse do seu corpo, como dores de cabeça, dores nas costas, tontura, insônia e fadiga inexplicável.
Corte a pressa e o excesso de preocupação. O estresse é o subproduto natural de tentar encher um saco de 5kg com 10kg. Faça apenas o que é razoavelmente possível no tempo existente e com os recursos disponíveis.
Sendo assim, desenvolver espírito de equipe, fazer com que o Advogado se sinta parte do escritório é fundamental.
Criar um ambiente onde funcionários saibam que são importantes para o desenvolvimento da firma e que podem contar com o auxílio de qualquer membro da equipe pode auxiliar na prevenção.
É jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político.
Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados 2018 pela Resultados Digitais.
0 comentário