Advogado controller: quais as funções desse profissional?
ADVBOX

Advogado controller: o que faz esse profissional?

Os escritórios de advocacia estão, cada dia mais, procurando o auxílio de profissionais especializados para auxiliar na gestão e supervisão do que acontece no negócio. É nesse cenário que entra o papel do advogado controller. 

Aliás, você já ouviu falar sobre esse perfil profissional? Se o seu escritório ainda não conta com um advogado controller e uma equipe para a controladoria, entenda melhor as funções desse time. 

Em resumo podemos afirmar que, para um escritório de advocacia que quer crescer no mercado, a presença de um controller é indispensável. 

Isso porque o perfil desse profissional fará o contato direto com a alta liderança do escritório, apresentando os resultados e levando sugestões de melhorias nos processos. 

Também está nas mãos do advogado controller muitas atividades operacionais estratégicas que vão auxiliar todas as áreas do escritório a executar as tarefas da melhor maneira. 

Um perfil tão completo de profissional permite que a eficiência do escritório de advocacia aumente em mais de 130%

É por isso que, nesse post vamos explicar mais sobre:

  • Como contratar um advogado controller;
  • Quais os melhores perfis para a vaga;
  • Quais as atividades devem ser incluídas na função do controller;
  • Quanto ganha um profissional dessa área.

Continue a leitura para descobrir mais sobre cada um desses pontos que mencionamos. 

O que faz um advogado Controller?

A descrição das atividades de um advogado controller deve ser o primeiro ponto de atenção que um líder de escritório de advocacia deve ter ao contratar esse profissional. 

Em destaque, é importante que o advogado controller tenha clareza sobre o fato de ter que caminhar de mãos dadas com a equipe técnica. 

Isso acontece porque o controller deve se responsabilizar por atividades mais administrativas como é o caso:

  • Dar suporte para audiências que vão acontecer;
  • Criar cartas-convite;
  • Recolher honorários; 
  • Auxiliar na criação de bancos de peritos que poderão auxiliar em causas específicas.

Esses são apenas quatro exemplos sobre como o advogado controller pode fazer parte da atuação da equipe técnica do escritório.

Ao mesmo tempo, esse profissional também deve ter contato direto com áreas de atendimento ao cliente e também com o financeiro. 

Isso porque o advogado controller precisa ter uma visão completa sobre o que acontece no escritório. Somente dessa maneira, conectando todos os processos, é que o controller pode reportar se os objetivos estão sendo alcançados. 

Por exemplo, se o advogado controller identificar algum erro de processo com relação ao recebimento de honorários, ele pode acionar o time financeiro e analisar, em conjunto, formas de reorganizar e corrigir a questão. 

Aliás, também é responsabilidade do advogado controller a organização 

Suporte direto com a liderança

Garantir a qualidade, o respeito aos processos, a segurança das informações e a agilidade nos serviços jurídicos estão entre as atribuições do advogado controller. 

Além disso, reunir todos esses dados e transformar em relatórios que serão enviados para os sócios e lideranças também faz parte do trabalho deste profissional. 

Porém, para que essas atividades aconteçam, é imprescindível que o controller tenha à disposição uma ferramenta que auxilie na visão completa do que acontece no escritório. 

Sem o suporte de um software jurídico fica praticamente impossível determinar se os processos estão caminhando da maneira adequada, ou não. 

Isso porque um recurso de tecnologia que tenha sido desenvolvido para a área jurídica vai ser decisivo para que o cruzamento de dados aconteça e decisões sejam tomadas por meio de informações precisas. 

Aliás, é isso que acontece com os clientes ADVBOX que têm em mãos os recursos de Business Intelligence (Inteligência de Negócios). 

Por meio da tecnologia desenvolvida pela ADVBOX, o advogado controller só precisa extrair as informações e criar relatórios muito mais efetivos. 

Essas são algumas das visões que o advogado controller pode levar para a diretoria por meio do uso de uma ferramenta de BI:

  • Identificar oportunidades para aumentar o lucro;
  • Analisar o comportamento dos clientes;
  • Coletar dados sobre os seus concorrentes;
  • Acompanhar o desempenho do seu negócio;
  • Ajudar a prever ações que podem ser tomadas no futuro;
  • Identificar tendências de mercado;
  • Identificar problemas em setores da empresa, etc.

Essa lista de razões é um resumo do quanto é fundamental que o setor de controladoria tenha acesso e possa administrar um software jurídico com o objetivo central de elevar os resultados do escritório 

Quem pode ser Controller jurídico?

Se você está contratando um controller jurídico, saiba que esse profissional não precisa ser, necessariamente, da área do Direito. 

Além dos bacharéis em Direito, pessoas formadas em Contabilidade ou Administração também podem atuar nessa profissão dentro dos escritórios de advocacia. 

O que é decisivo, nesse caso, é que esse profissional tenha qualificação para o cargo. Isso significa, ao menos, dois anos de experiência em áreas de controladoria e também a realização de cursos de formação. 

A ADVBOX, por exemplo, conta com um curso de formação de controllers que eleva o seu nível de conhecimento na área, colocando o profissional de maneira ainda mais competitiva no mercado. 

Aliás, é importante destacar que há uma previsão de abertura de mais de 10 mil vagas para controladorias em todo o Brasil no próximo ano. Ou seja, trata-se de um mercado extremamente aquecido.

E, se você está na liderança de um escritório e em busca de um advogado controller, lembre-se de algumas características que são essenciais para esse profissional:

  • Organização;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Autogestão e tomada de decisões;
  • Boa comunicação;
  • Capacidade de alinhar projetos e estabelecer processos.

Todos esses pontos, conectados à experiência profissional, levam a um bom advogado controller. 

Também deve-se destacar na descrição das atribuições deste profissional, a necessidade da conexão direta com a tecnologia. Saber lidar com um software jurídico é imprescindível. 

Afinal, é o advogado controller que será a pessoa responsável por garantir que o sistema está atualizado e que os processos de inserções de informação estão sendo respeitados.

Além disso, também é a pessoa responsável pela emissão dos relatórios, como já mencionamos anteriormente. 

Quanto ganha um controller jurídico?

Por se tratar de uma profissão que, cada dia mais ganha valorização, o advogado controller pode receber salários muito atrativos. 

Em média, o valor pago para a área de controladoria em escritórios de advocacia começa em R$ 3 mil e pode chegar aos R$ 10 mil. Tudo isso vai depender das atribuições, região de atuação e tamanho do escritório. 

Outra vantagem dessa profissão é que, muitas dessas vagas são abertas para trabalho híbrido ou 100% home office

Por se tratar de uma atuação que não depende, necessariamente, de estar fisicamente no escritório, o advogado controller pode atuar em cidades diferentes da sede do negócio. 

Esse tipo de contratação ficou ainda mais comum no pós-pandemia e tem permitido ao escritórios de advocacia contratarem profissionais qualificados de outras cidades, estados e até que vivem em outros países. 

Advogado controller: quais as funções desse profissional?
Advogado controller: quais as funções desse profissional?

O que um controller precisa saber?

Além do que já mencionamos a respeito das questões de gestão, acompanhamento de processos e qualidade geral do escritório, o advogado controller precisa ser o responsável por ter conhecimento a respeito da produtividade das equipes jurídicas. 

O tema produtividade é muito recorrente nos escritórios de advocacia e pode, por exemplo, ser responsável por reclamações vindas diretamente dos clientes. 

Por exemplo, times que estão sobrecarregados podem perder prazos importantes e cometerem erros que vão causar a perda de um processo. 

Por outro lado, times que estão muito ociosos podem deixar de serem estratégicos para o andamento do escritório e seus objetivos. 

É por isso que o advogado controller deve acompanhar, com a ajuda da tecnologia, como está a distribuição de tarefas no escritório. 

Clientes da ADVBOX, por exemplo, podem fazer essa atividade de maneira muito prática por meio da metodologia de Taskscore. 

Com ela, o advogado controller faz a divisão das tarefas para cada integrante do time jurídico e estabelece uma pontuação. Por meio dessa pontuação o advogado sabe quais são as demandas prioritárias. 

Essa informação é determinante para que prazos não sejam perdidos, tampouco, os clientes fiquem sem informação a respeito de seus processos. 

Além do mais, ao estabelecer uma pontuação para cada atividade, o advogado controller pode – em alinhamento com os sócios do escritório – premiar os advogados com melhores atuações. 

Essas premiações podem variar entre o concedimento de folgas, o benefício de viagens para cursos e outros recursos que valorizem as boas entregas e a produtividade das equipes.

Relatórios de produtividade

Com o uso da tecnologia, o advogado controller emite relatórios de produtividade que são encaminhados diretamente para a diretoria que pode fazer uma avaliação real e com dados seguros a respeito de como cada integrante do time está atuando. 

Com as informações fica muito mais fácil entender onde estão possíveis erros nos processos, quais ajustes podem ser feitos e se há necessidade de contratar mais pessoas para o time, por exemplo. 

A ADVBOX está preparada para auxiliar a sua equipe da controladoria a ser ainda mais estratégica. Por isso, se você é advogado controller, indique o teste gratuito durante 7 dias para o seu escritório. 

Entenda na prática como um software jurídico é decisivo para todo esse processo da controladoria.  

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas