Tela e impressão digital BI empresarial
Business Intelligence

Veja o que é, qual a importância e os benefícios do BI empresarial

O BI empresarial é definitivamente indispensável para escritórios de advocacia que almejam ter sucesso. Existe um ditado que diz que “os dados são o novo petróleo”. De fato, eles devem ser vistos como uma riqueza a ser utilizada a favor do negócio.

As companhias que sabem trabalhar com eles conseguem ter resultados muito superiores às que não realizam esse processo. Por isso, aprender sobre os conceitos de análise de dados que existem é primordial para realizar um trabalho bem feito.

Nesse artigo, você aprenderá sobre o BI empresarial. Acompanhe a leitura e tenha um excelente aprendizado!

O que é BI empresarial?

BI empresarial, também conhecido como business intelligence ou simplesmente BI, é um conceito de análise e interpretação de dados. Em português, o termo significa inteligência de negócios

Trata-se de um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Embora seja muito antigo, o BI empresarial se atualizou e hoje é utilizado por diversas companhias com o auxílio de ferramentas que proporcionam agilidade e eficiência nesse trabalho de coleta, armazenamento, análise e interpretação de dados.

As organizações usam o business intelligence para realizar uma gestão eficiente e principalmente, para guiar os líderes na tomada de decisão. A metodologia funciona para empresas dos mais diversos setores e portes. 

Do mesmo modo, muitos escritórios de advocacia, conforme o avanço da tecnologia e o aumento da competitividade no mercado, também passaram a trabalhar com os dados que possuem para poder entender os próximos passos que precisam dar e manter o negócio funcionando de maneira eficiente. 

Quando o seu escritório gera, capta, analisa e combina os seus dados, ele consegue compreender a realidade do negócio em diversas questões. Assim, é possível ter insights, descobrir tendências e assim, planejar ações.  

Por que o BI empresarial é importante para o seu escritório?

O BI empresarial deve exercer um papel fundamental na gestão e administração de um escritório. 

Tenha em mente que nenhuma empresa, independente do setor, prospera se os líderes tomam decisões com base em suposições. Quando se tem informações concretas sobre o cenário ou a questão que se deseja analisar, as chances de tomar decisões mais certeiras são muito maiores.

Isso significa que, tudo o que for analisado e qualquer decisão que precisa ser tomada precisa ser baseada na realidade, e não no que os líderes acreditam que seja o melhor para o negócio.

Para entender melhor, imagine que a procura pelos serviços jurídicos do seu escritório caiu. Em vez de agir sem verificar os motivos e entender o cenário, o correto seria analisar e interpretar os dados do seu negócio para compreender a razão da queda do número de clientes. 

Conforme as respostas que consegue, você pode tomar decisões mais seguras, visto que são baseadas em dados. 

Assim, você poderia descobrir, por exemplo, que a queda se deu por motivos econômicos, por falta de investimento em marketing ou então, pela falta de preparo da equipe, que não está sabendo atender as pessoas de modo a transformá-las em clientes.

Cada um desses motivos exige uma ação diferente. Logo, de nada adianta apenas ver o problema e “chutar” a melhor decisão. Ao fazer isso, você pode fazer a sua equipe e o escritório perder os 2 ativos mais valiosos que existem: tempo e dinheiro.

Em suma, o BI empresarial é fundamental, pois possibilita que o seu escritório analise e interprete dados de forma eficiente e assim, tome as melhores decisões para o presente e futuro do negócio.

BI empresarial: veja o que é, importância e benefícios
BI empresarial: veja o que é, importância e benefícios

Como o BI empresarial funciona?

Primeiramente, é fundamental entender que o BI empresarial não diz aos gestores o que fazer ou o que acontecerá se eles decidirem seguir um determinado rumo, bem como não se resume a um mero gerador de relatórios.

Ou seja, você, como gestor, não terá respostas definitivas sobre como proceder em uma determinada situação. Em vez disso, o BI empresarial oferece uma maneira de examinar os dados do seu negócio para que você consiga entender tendências e obter insights sobre o que está analisando. 

Em outras palavras, o BI empresarial, na verdade, simplifica o esforço dos gestores no processo de pesquisar, mesclar e consultar as informações essenciais para uma tomada de decisões mais inteligente. 

Então, um escritório de advocacia que precisa otimizar a sua gestão inevitavelmente precisará do business intelligence para compreender onde ocorrem os problemas e quais processos estão bons, precisando apenas de aprimoramento, por exemplo.

Outra utilidade do BI empresarial para os escritórios de advocacia é que a metodologia pode ser útil para descobrir quais serviços jurídicos dão mais retorno financeiro ao escritório e quais apenas fazem a equipe perder tempo.  

Dessa forma, ao captar os dados, eles podem ser armazenados em um banco de dados modelado especificamente para o seu negócio. Assim, você pode trabalhar com diversas informações sem perder performance e produtividade

Aproveite e comece já a melhorar os resultados do seu escritório com o BI empresarial! Baixe o ebook e veja como isso é possível:

decisões baseadas em dados

Quais são os benefícios do BI empresarial?

Existem diversos benefícios do BI empresarial para os escritórios de advocacia. Veja abaixo alguns deles!

Ajuda no planejamento

Por meio das análises de BI empresarial, o gestor consegue antecipar problemas e descobrir oportunidades. Dessa forma, ele pode realizar o planejamento estratégico do escritório de forma mais precisa, diminuindo as chances de erros e riscos e definindo os passos necessários com mais segurança. 

Construir um planejamento eficiente é a chave para um negócio conseguir atingir as suas metas e objetivos e evitar prejuízos. Os dados, então, entram como pontos guias para elaborá-lo com qualidade. 

Contribui para a tomada de decisões

Como você viu ao longo deste artigo, o principal objetivo do BI empresarial é auxiliar na tomada de decisões. 

Na prática, ao aplicar a metodologia, torna-se possível realizar o cruzamento de dados internos e externos do escritório e assim, por meio de relatórios e soluções matemáticas, conseguir informações completas que tornam o processo de tomada de decisão mais certeiro e seguro. 

Possibilita realizar análises de desempenho

Todo escritório de advocacia precisa saber dos resultados que obtêm, bem como realizar análises de desempenho periodicamente.

Nesse quesito, o BI empresarial consegue integrar informações e, por meio do conteúdo coletado, auxilia os gestores a terem um levantamento eficiente sobre o desempenho dos colaboradores. 

Sendo assim, eles poderão realizar uma avaliação completa do desempenho do negócio e inclusive, individualmente de cada um dos trabalhadores, contribuindo para uma melhor gestão de pessoas

Possibilita um melhor controle dos recursos financeiros

Por fim, outro aspecto que tende a melhorar quando se aplica o BI empresarial é a gestão financeira. Os responsáveis pelas análises podem verificar diversas informações do setor financeiro, como: fluxo de caixa, investimento, inadimplência, dentre outros. 

Por meio dos resultados encontrados, os gestores conseguem ter uma visão realista e concreta sobre o uso dos recursos financeiros, podendo, assim, identificar pontos de melhorias e as demandas do negócio. 

Com essas informações, poderá decidir sobre os investimentos necessários, onde deve ter corte de gastos e quais setores precisam de mais recursos para melhorarem a performance.

Ainda não está convencido das vantagens de se utilizar o business intelligence no seu escritório? Então veja o vídeo abaixo que demonstra como o conceito pode ser aplicado na prática:

Qual é a diferença entre BI empresarial, big data e business analytics?

Três conceitos completamente diferentes, mas que podem confundir quem ainda está iniciando no universo da análise de dados. Afinal, qual é a diferença entre eles?

Conforme você verificou, o BI empresarial é um conceito de coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados. O objetivo é permitir uma análise eficiente dos dados para que os gestores tenham uma visão completa e real sobre um determinado aspecto do negócio e assim, tomem decisões melhores embasadas. 

O business analytics, ou simplesmente analytics, por outro lado, se refere ao uso aplicado de dados. Aqui, os analistas usam análises e raciocínio sistêmico para seguir no processo de tomada de decisão. O analytics é um ramo do BI empresarial. 

Por fim, o big data é outro conceito que visa trabalhar com um imenso volume de dados, sejam eles estruturados, semi estruturados ou não estruturados. Se relaciona muito com a implementação de ferramentas tecnológicas para disponibilizar dados brutos e incompletos para que a companhia os transforme em informações úteis para o negócio. 

Para se aprofundar na diferença entre eles, veja os artigos abaixo:

Qual é a diferença entre o BI empresarial tradicional e moderno?

O BI empresarial é um conceito antigo que se modificou conforme o tempo. O seu modo de aplicação, com o avanço da tecnologia, também mudou. Por isso, existe diferença entre o Bi tradicional e o BI moderno. Entenda melhor abaixo.

BI tradicional 

O BI empresarial tradicional começou a ser aplicado sem o uso da tecnologia. O trabalho buscava ter parâmetros definidos de pesquisa e análise.

Além disso, apenas se consideravam os dados estruturados nas análises. Outrossim, os relatórios eram orientados para impressão. Como a tecnologia estava iniciando na época, os sistemas eram caros e complexos. 

BI moderno

Por outro lado, o BI empresarial moderno possibilita que as pesquisas sejam feitas permitindo a exploração dinâmica dos dados. 

Além disso, as tecnologias atuais permitem analisar dados estruturados, não estruturados e semiestruturados. Os relatórios gerados são mais interativos e dinâmicos.

Enquanto que no BI tradicional os resultados eram compartilhados apenas após as análises, no BI moderno, eles são compartilhados em tempo real. Por fim, os sistemas atuais são mais simples e acessíveis. 

Conforme a leitura do artigo, você consegue entender que o BI empresarial evoluiu muito conforme o avanço da tecnologia. O conceito já era muito aplicado no passado. Atualmente, tornou-se indispensável para qualquer tipo de companhia que deseja ter bons resultados.

Portanto, é fundamental que o seu escritório trabalhe com dados e busque aprimoramento constante nesse processo de análise de dados com o BI.

Continue no blog aprendendo sobre outros temas importantes para lhe auxiliar a fazer o seu escritório de advocacia crescer! Veja agora o que é data driven e as vantagens de aplicá-lo! 

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas