Computador com gráfico de Big data e business intelligence
Business Intelligence

Qual a diferença entre big data e business intelligence?

Big data e business intelligence são conceitos que podem confundir muitos profissionais que desejam trabalhar com dados e melhorar o seu negócio como um todo. Por esse motivo, é importante esclarecer o que se trata cada um para que um líder escolha a melhor alternativa para trabalhar.

Cada um possui suas particularidades, semelhanças e diferenças. Além disso, o processo de análise de dados pode ser muito diferente. 

Acompanhe a leitura do artigo e entenda o que é big data e business intelligence

Big data e business intelligence: no que consiste cada um?

De antemão, é essencial ter em mente que big data e business intelligence, embora possam ser utilizados para os mesmos objetivos, não são a mesma coisa. Ambos trabalham com coleta, tratamento e análise de dados, mas de maneiras diferentes.

Primeiramente, o big data tem o intuito de captar e processar um enorme volume de dados, em tempo real e de forma constante. Tal processo ocorre na busca por correlações entre os dados e cria novas formas para armazená-los. 

Por outro lado, o business intelligence não exige a captação e o processamento de dados em volumes elevados, nem mesmo a sua coleta em tempo real.  O intuito principal é coletá-los e filtrá-los, de modo que possam criar informações de fácil entendimento. 

Ademais, o conceito permite organizar essas informações de maneira gráfica e visual, auxiliando os gestores na tomada de decisões estratégicas. 

Em suma, entenda que os dados são incompletos. Quando estão sozinhos e estão “brutos”, não são facilmente interpretados. Não basta captá-los. É preciso maturá-los, organizá-los e transformá-los em informações. Estas sim podem ser interpretadas e entendidas. 

O big data pode realizar o processo de coletar essa imensidão de dados que o escritório tem. O business intelligence, por outro lado, aparece no momento de analisá-los e transformá-los em informações. 

Para compreender o que é cada um dos conceitos, veja os tópicos abaixo em que eles são explicados separadamente. 

decisões baseadas em dados

O que é business intelligence? 

Business intelligence, também conhecido pela sigla BI, é um processo que envolve a coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados, auxiliando, assim, líderes e gestores a terem insights e tomarem decisões de forma estratégica e bem embasadas. Em português, o termo significa inteligência de negócios

Trata-se de um conceito muito antigo e que continua sendo utilizado por grandes empresas para auxiliar principalmente na gestão e nas decisões estratégicas do negócio. Embora não seja uma tecnologia, existem diversas ferramentas que permitem a aplicação do BI de forma eficiente. Isso ocorre graças ao avanço tecnológico. 

Quando uma empresa gera, capta, visualiza, combina e analisa os seus dados, ela consegue compreender a realidade do negócio em diversos setores e aspectos. Desse modo, é possível ter insights, verificar tendências e assim, planejar ações para aprimorá-lo.

Os escritórios de advocacia que desejam ter uma atuação mais estratégica e se manter forte podem utilizar o BI para auxiliar nesses aspectos. 

lista com as características do Big data e business intelligence
Big data e business intelligence: qual é a diferença?

Em que situações devo aplicar o BI?

Uma maneira de visualizar a diferença entre big data e business intelligence é verificando a aplicação de cada conceito na prática. 

O seu escritório pode aplicar a inteligência de negócios em qualquer setor e aspecto, tanto para entender dados internos quanto externos. Assim, é possível extrair informações relevantes, como:

  • Tendências de mercado;
  • Perfil de clientes;
  • Oportunidades de vendas de novos serviços jurídicos, bem como cross sell (quando o cliente complementa a contratação pedindo mais serviços) e upsell (quando o cliente compra um serviço de maior ticket);
  • Desempenho de funcionários;
  • Comportamento, ameaças e o que a concorrência faz, dentre outros. 

No blog da ADVBOX, você consegue se aprofundar melhor sobre business intelligence lendo outros artigos. Confira alguns:

Aproveite também e veja como aplicar o BI na prática no escritório de advocacia:

O que é big data?

O big data é um conceito que se relaciona com a implementação de soluções tecnológicas que lidam com um extenso volume de dados. O intuito é disponibilizar esses dados brutos, que são incompletos, para que a empresa os transforme em informações compreensíveis e relevantes. 

Na prática, o big data pode ser a primeira etapa do trabalho com dados. Além de armazená-los, eles podem ser organizados de forma a otimizar os próximos passos, que são o de preparação, filtragem e análise. 

Em que situações devo aplicar o big data?

Na prática, as companhias utilizam o big data para encontrar correlações e padrões entre os dados, de modo a ter previsões em um sentido mais macro. Assim, as análises podem auxiliar, por exemplo, a:

  • Otimizar a experiência do usuário por meio de análises de: cliques nos anúncios, interesses nas redes sociais, clique em posts do blog, geolocalização, serviços procurados anteriormente no escritório, etc;
  • Identificar tendências de aumento na procura por determinados serviços jurídicos, dentre outros. 

Vale informar que os dados podem ser oriundos de redes sociais, formulários, dentre outras fontes.

Mas afinal, qual é a real diferença entre business intelligence e big data?

Mesmo lendo o que é big data e business intelligence separadamente, você pode ainda achar que são similares, visto que ambos lidam com dados. 

Para diferenciá-los, pense que o primeiro é mais generalizado e abrangente. O big data objetiva criar novas abordagens para armazenar grandes volumes de dados. 

Por outro lado, o BI é um conceito que é utilizado com propósitos mais específicos, visto que o processo inclui a coleta e análise de dados sobre um determinado aspecto do negócio para organizá-los e transformá-los em informações concretas. O objetivo é oferecer os dados de forma sucinta para que os gestores tenham insights e tomem decisões estratégicas. 

Por esse motivo, ambos se complementam! Enquanto um atua de forma sistêmica e contínua, o outro trabalha sempre com um objetivo específico. 

Dessa forma, as soluções de big data servem para minerar os dados, enquanto que as ferramentas de BI as organizam para serem lidas de forma compreensível. 

Big data e business intelligence fazem parte de um mesmo processo?

Não necessariamente. O big data pode ser aplicado em diversos campos, como pesquisas acadêmicas e campanhas políticas, por exemplo. Por outro lado, o BI não faria tanto sentido nessas questões. No âmbito empresarial, por outro lado, big data e business intelligence podem sim se complementar. 

Qual é a importância do big data e business intelligence na gestão de um escritório de advocacia?

Existem diversos motivos para utilizar big data e business intelligence na gestão do seu escritório. Ambos os conceitos, se aplicados, podem, como citado diversas vezes no artigo, tornar o processo decisório mais inteligente. Logo, os responsáveis pelas decisões se baseiam em informações concretas, e não em suposições, muito menos na intuição. 

Do mesmo modo, possibilita avaliar a saúde do negócio como um todo, melhorando aspectos debilitados e aprimorando o que já traz bons resultados.

O escritório terá uma atuação mais eficiente, pois os gestores saberão quais passos deve dar para crescer e melhorar o negócio.

Quais as vantagens de utilizar big data e business intelligence?

Existem diversas vantagens em utilizar o big data e business intelligence. O principal benefício de unir os dados gerados pelos dois conceitos é encontrar divergências nas informações. Desse modo, o escritório pode:

  • Identificar oportunidades para reduzir custos;
  • Buscar meios de melhorar a eficiência operacional;
  • Otimizar processos internos;
  • Criar um melhor relacionamento com o cliente;
  • Aumentar a produtividade das equipes;
  • Identificar serviços que podem gerar mais rentabilidade para o escritório;
  • Melhorar a competitividade em relação ao mercado;
  • Compreender mudanças e tendências no mercado jurídico;
  • Implementar novos serviços que antes não eram explorados;
  • Melhorar a aplicação de estratégias de vendas e marketing jurídico

Essas são apenas algumas vantagens de aplicar big data e business intelligence no escritório de advocacia. Caso o seu ainda não se utilize desses procedimentos de análise de dados, é essencial buscar ferramentas que possibilitem a aplicação prática deles para evitar prejuízos e fazer o negócio funcionar de forma otimizada.

Qual dos dois utilizar?

Conforme a leitura do artigo até esse momento, você pode perceber que é possível utilizar os dois. Ambos se complementam e permitem que todo o processo de coleta e análise de dados, desde os primeiros passos até o momento de tomar a decisão, seja eficiente.

Por isso, contar com sistemas que apliquem big data e business intelligence só trará benefícios para o negócio como um todo. 

Bônus: assista a live do #FomedeSaber sobre Data Driven na advocacia!

A advocacia não consegue ser eficiente e promissora sem a tecnologia. Para auxiliar advogados a tornarem os seus negócios mais eficientes, de modo que cresçam de forma inteligente, a ADVBOX possui diversos artigos no blog, bem como vídeos em seu canal no YouTube que foram criados com esse objetivo.

Sendo assim, assista a live do #FomedeSaber que o CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, conversa com especialistas que explicam a importância da análise de dados na advocacia! Entenda o que é e como tornar a sua advocacia data driven!

Aplicar big data e business intelligence no dia a dia de um escritório de advocacia pode melhorar consideravelmente o negócio como um todo. Conforme você verificou, ambos os conceitos podem e devem ser utilizados em conjunto, visto que se complementam.

Portanto, se você ainda não utiliza dados para analisar o negócio e tomar decisões, comece agora mesmo a implementar esses processos! 

E se você gostou desse artigo, aproveite para entender como o software jurídico ADVBOX contribui para o marketing jurídico do seu escritório! 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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