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Gestão de pessoas: veja como realizá-la no seu escritório!

Publicado por Eduardo Koetz em 8 de abril de 20228 de abril de 2022

Faça gestão de pessoas e mantenha talentos no escritório

A gestão de pessoas é um dos pilares mais importantes em uma empresa. Isso porque ela garante a organização, bem-estar e produtividade de todos os colaboradores, contribuindo para que a companhia seja promissora.

Sendo assim, nos escritórios de advocacia não poderia ser diferente. O gerenciamento de equipes deve ser prioridade tanto para escritórios que atuam de forma presencial, quanto de forma remota. 

Mas afinal, como realizar a gestão de pessoas em um escritório de advocacia? Acompanhe a leitura, entenda tudo sobre o tema e veja como aplicá-la no seu dia a dia!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a área que se responsabiliza pela administração do capital humano de uma companhia. Esse gerenciamento utiliza técnicas de recursos humanos para fazer com que os objetivos da empresa estejam em consonância com os objetivos profissionais dos próprios colaboradores. 

Para ser eficiente, os líderes encarregados da gestão de pessoas precisam estar em sintonia com os seus liderados. Ademais, é preciso que saibam identificar os trabalhadores mais adequados à cultura e planejar ações para engajá-los e motivá-los em suas funções. 

É importante frisar que os objetivos da gestão de pessoas vão muito além da mera organização e controle das equipes.

Para que serve a gestão de pessoas?

Ela serve para dar o suporte necessário para que a empresa atinja as suas metas, contribui para o desenvolvimento de uma cultura organizacional eficiente, garante que a companhia tenha funcionários qualificados e engajados e estabelece uma relação harmônica entre os trabalhadores e os gestores.

Nesse sentido, a gestão de pessoas exige conhecimentos e habilidades diversos, visto que ela deve garantir que a relação de todos os membros da equipe seja harmoniosa. 

Em um escritório de advocacia, por exemplo, o líder de um setor deve buscar meios de extrair o melhor de todos os seus liderados, mostrando para cada um a sua importância dentro da equipe. 

Gestão de pessoas

Logo, uma boa gestão também reflete diretamente para os resultados do escritório e, consequentemente, na lucratividade dele.

Como garantir a boa execução da gestão de pessoas?

Como dito anteriormente, uma das responsabilidades da gestão de pessoas é garantir uma administração eficaz, de modo que os objetivos da empresa sejam atendidos e para isso ela deve lidar com diversos aspectos que referentes a essa tarefa.

Dessa forma, é importante que os responsáveis pela gestão de pessoas tenham como um de seus principais focos assegurar que todos os colaboradores estejam comprometidos e de acordo com as metas estabelecidas pela empresa ou escritório. 

Para que a gestão de pessoas seja executada de forma adequada ela deve se basear em habilidades específicas e em alguns pilares fundamentais que ainda serão abordados mais à frente nesse artigo. 

Qual é a importância da gestão de pessoas?

O capital humano é o bem mais valioso de uma companhia. É por meio das pessoas que um negócio pode prosperar, buscar lucros e se manter competitivo, independente da sua área de atuação. 

É importante para todo gestor ter isso em mente: são as pessoas que fazem uma empresa. São elas que trabalham para que os resultados pretendidos sejam alcançados e nenhuma organização será capaz de prosperar se não souber lidar com os seus colaboradores, reter talentos e mantê-los motivados.

O ser humano precisa sentir que tem um propósito e que seu trabalho é importante para se manter motivado. Além disso, ele necessita de estímulos constantes para exercer um trabalho eficaz e de qualidade. 

A gestão de pessoas atua nessa esfera, buscando manter todos os membros da equipe motivados, produtivos e satisfeitos por serem parte na companhia, sempre utilizando práticas mais adequadas para que o objetivo da organização seja alcançado.

Quais são os benefícios da gestão de pessoas?

A quantidade de benefícios trazidos pela gestão de pessoas para uma empresa ou escritório é incalculável. Por lidar diretamente com os colaboradores, peças fundamentais para a prosperidade do negócio, é essencial que seja considerada prioridade no momento do planejamento estratégico.

Veja abaixo os benefícios da gestão de pessoas!

Aumenta a qualidade na contratação de novos funcionários

Gestores que dão a devida importância para a administração do seu pessoal acabam ganhando conhecimentos que auxiliam no momento de avaliar candidatos para decidir se eles estão alinhados com as metas e objetivos da empresa. 

Dessa forma, os processos seletivos se tornam mais eficientes e a empresa ganha ao receber bons colaboradores. 

Ajuda na retenção de talentos

Saber como reter talentos é fundamental para o sucesso da empresa. Perder bons colaboradores impacta nos resultados e no aspecto financeiro, pois os custos e o tempo para encontrar outra pessoa que possa preencher o posto vago são altos. 

Manter os melhores funcionários garante que a empresa tenha um bom desempenho. Logo, é fundamental que a gestão de pessoas dê a atenção devida a esse aspecto. 

Torna o clima organizacional mais positivo

O clima organizacional precisa ser positivo para manter os colaboradores fiéis à empresa e contentes de trabalharem para ela. A gestão de pessoas contribui para que o ambiente de trabalho seja acolhedor e positivo, o que contribui para prevenir problemas como a falta de comunicação, estresse e demissões. 

Melhora a produtividade

A gestão de pessoas contribui para que os colaboradores se mantenham motivados em seus trabalhos. Pessoas mais motivadas são mais produtivas. Logo, o fluxo de trabalho e a entrega de tarefas se torna muito mais eficiente e, consequentemente, há o aumento na receita.

Ajuda na redução dos custos 

A gestão de pessoas, quando exercida com eficiência, não só mantém os colaboradores motivados e trabalhando melhor, mas também ajuda a reduzir custos, principalmente os provenientes de erros e improdutividade, visto que o tempo de cada um pode ser melhor utilizado. 

Mantém a empresa forte no mercado

Ao criar um ambiente de trabalho saudável e estabelecer uma boa comunicação e convivência entre os colaboradores, a qualidade de vida na empresa melhora, impactando diretamente na sua lucratividade e principalmente, na imagem que ela tem no mercado.

Isso contribui de forma direta no ganho de vantagem competitiva e destaque perante a concorrência. 

Qual a diferença entre gestão de pessoas e recursos humanos?

Em um primeiro momento, muitos podem associar a gestão de pessoas diretamente ao setor de Recursos Humanos (RH). De fato, ambos possuem semelhanças bastante visíveis, contudo, há diferenças que precisam ser ressaltadas. 

Em relação à gestão de pessoas, os encarregados dela devem ser os líderes. Estes podem utilizar o setor de RH para dar-lhes suporte, de modo que as atividades sejam desenvolvidas e analisadas conjuntamente. 

Enquanto o RH é um departamento específico, a gestão de pessoas passa por várias áreas do conhecimento exige diversas habilidades de liderança.

Quando gestão de pessoas e RH devem trabalhar juntos?

Alguns especialistas entendem que enquanto os recursos humanos se relacionam com o método e o caminho, a gestão é o fim, se relacionando diretamente com o objetivo da empresa. Dessa forma, gestão de pessoas e RH precisam atuar em conjunto em diversas situações dentro de uma companhia. 

Alguns dos momentos em que ambos devem trabalhar juntos incluem a contratação de novos funcionários, as avaliações de desempenho, o desenvolvimento de estratégia para o aumento na motivação dos colaboradores, a realocação de pessoas, a gestão de crises e desenvolvimento de habilidades. 

Quais são os pilares da gestão de pessoas?

O gerenciamento de equipes é fundamental para a valorização do capital humano de uma empresa. Para isso é fundamental saber identificar as necessidades, tanto da companhia quanto dos colaboradores. 

A partir daí, a organização precisa tomar medidas para garantir que todos cresçam e evoluam juntos. A aplicação de uma gestão de pessoas baseada nos seus 5 pilares é amaneira mais eficiente de se atingir isso.

Veja abaixo quais são os 5 pilares da gestão de pessoas!

1. Motivação

O primeiro pilar é a motivação. Sem ela, dificilmente as tarefas serão realizadas de forma eficiente. É fundamental que os líderes conheçam técnicas de motivação para utilizar com seus colaboradores, visto que é esse fator que faz com que eles entreguem sempre o seu melhor. 

Quando algum colaborador está desmotivado, é papel da gestão de pessoas identificar as causas e os problemas que impedem que esse profissional se dedique por completo. Ademais, é preciso buscar formas de reverter esse cenário. 

Na prática, se isso ocorre no seu escritório de advocacia, é preciso se perguntar se o colaborador está recebendo o estímulo que deveria e se o escritório está oferecendo o que ele deseja para a sua carreira profissional. 

Além disso, é necessário definir maneiras efetivas de incentivar a equipe. Alguns escritórios apostam em estímulos financeiros e em um plano de carreira atraente, por exemplo. As bonificações por metas atingidas também se apresentam como boas soluções. 

Muitos escritórios de advocacia já implementam metas de produtividade e determinam recompensas quando elas são batidas. Sobre isso, veja abaixo um vídeo explicativo:

2. Comunicação

A comunicação em uma empresa deve ser sempre objetiva, transparente e eficiente. Ela é primordial para que o gestor e a equipe caminhem em direção aos resultados pretendidos. 

A falta de comunicação é um grande problema em escritórios de advocacia, pois pode resultar em improdutividade, demissões, injustiças, retrabalho, desentendimentos, dentre outros prejuízos. Uma comunicação clara evita esses percalços. 

Na prática, além de reuniões periódicas que dê espaço para que todos falem, muitos gestores apostam na utilização de feedbacks. Essa prática ajuda o funcionário a entender os pontos fortes e fracos do seu trabalho e abre caminho para o diálogo, buscando formas de aprimorar o que deve ser melhorado.

3. Trabalho em equipe

Além da motivação e da comunicação, a gestão de pessoas deve contar sempre com ferramentas para melhorar e incentivar o trabalho em equipe. Todos devem trabalhar em conjunto para atingir as metas da companhia.

No entanto, as pessoas possuem perfis diversos, o que pode contribuir para desentendimentos. Para evitar isso, é fundamental que o gestor busque maneiras de incentivar a colaboração entre todos. 

Dessa forma, é possível eliminar conflitos e aumentar o engajamento, impactando positivamente nos resultados da empresa.

Alguns escritórios buscam investir em dinâmicas de grupos, que contribuem para aumentar a empatia, a colaboração e o companheirismo entre os membros da equipe. Confraternizações também costumam engajar e motivar as pessoas. 

4. Conhecimento e competência

O quarto pilar é a possibilidade de qualificação e desenvolvimento dos colaboradores. É importante ter em mente que as pessoas gostam de evoluir e se aperfeiçoar. Logo, a gestão de pessoas deve dar oportunidades para que todos desenvolvam suas competências e aprendam novas habilidades.

Ao incentivar a qualificação dos funcionários, consequentemente se contribui para o crescimento da empresa.  Assim, além de ter colaboradores altamente qualificados, a companhia pode melhorar seus resultados e competitividade no mercado. 

5. Treinamento e desenvolvimento

O último pilar é uma complementação ao anterior, visto que, ao identificar as competências que precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas, o passo seguinte consiste na aplicação de treinamentos. 

Dessa forma, os trabalhadores têm a possibilidade de realizar cursos para desenvolverem suas habilidades e aplicarem esses novos conhecimentos em suas funções. Dessa forma, a companhia ganha em melhoria na qualidade dos trabalhos.

Quais são os modelos de gestão de pessoas que podem ser aplicados?

Existem diversos modelos de gestão de pessoas que podem ser adotados no seu escritório de advocacia. Veja abaixo alguns dos mais conhecidos!

Modelo tradicional

Esse modelo é o que faz prevalecer as relações hierárquicas. Ou seja, o foco está nos resultados, as decisões podem ser centralizadas no superior hierárquico e os colaboradores podem não ter muita autonomia.

Embora ainda seja comum e tenha sido por muitos anos o modelo mais adotado, muitas empresas já não o utilizam mais. Adotando práticas mais colaborativas e que tenham a participação de todos os envolvidos nos processos de decisões. Esse sistema se encaixa nas empresas que ainda possuem uma gestão verticalizada.

Modelo de gestão por desempenho

Nesse segundo modelo, o foco está nos objetivos da empresa. Esse tipo de gerenciamento se importa mais com a motivação e valorização dos profissionais, compreendendo que eles são importantes para que os objetivos sejam alcançados.

Modelo de gestão por competências

Esse tipo de gestão se baseia nas hard skills e soft skills dos profissionais, buscando extrair o melhor e o máximo de cada um. Nesse sentido, a empresa que adota esse sistema investem mais no desenvolvimento pessoal de cada um, entendendo que os resultados serão alcançados devido à essa evolução individual de todos. 

Modelo misto

Esse sistema possibilita que os líderes combinem características dos modelos comentados anteriormente, encontrando um método que seja mais conveniente às necessidades do negócio. 

Modelo de gestão horizontal

Ao contrário da gestão vertical, em que as atividades são executadas em formato de pirâmide, onde os gestores estão no topo e os níveis operacionais na base, a gestão horizontal se baseia em uma estrutura linear, permitindo que todos os funcionários se manifestem e participem dos processos decisórios da empresa.

Nesse sistema, todos tem direito de se posicionar, independente do cargo, tempo de empresa ou da posição que ocupam na equipe. 

A gestão horizontal vem sendo adotada por diversas empresas, inclusive muitos escritórios de advocacia. Ela pode ser utilizada tanto por bancas que atuam presencialmente quanto por aquelas que aderiram ao trabalho remoto ou home office. 

Essa alternativa, com uma hierarquia menos rígida, demonstrou ser muito eficiente, permitindo que todos participem e colaborem, melhorando o trabalho em equipe e a produtividade. Por isso, apostar nesse tipo de gestão pode ser muito benéfico para o seu escritório.

Quais indicadores da gestão de pessoas devem ser observados?

Existem alguns indicadores que os líderes de equipes devem observar com certa frequência. Muitos deles podem indicar se determinados aspectos estão bons ou devem ser melhorados. Analisá-los torna possível pensar em estratégias que possam reverter situações desfavoráveis para o escritório.

Por isso, confira abaixo os 2 principais aspectos que devem ser sempre avaliados!

Turnover

O turnover se relaciona com a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Por isso, ele é importante para analisar a saúde organizacional. 

Uma taxa de turnover alta pode indicar problemas internos, uma cultura tóxica, falta de comunicação e transparência, dentre outros aspectos que fazem com que as pessoas desistam de trabalhar em uma organização.

O ideal é manter uma rotatividade baixa, em que o número de demissões não prejudique as finanças e a produtividade da empresa. 

Produtividade

A produtividade é fundamental para os resultados da empresa. Esse indicador deve sempre ser verificado, pois pode demonstrar os colaboradores que mais se dedicam e entender o motivo da falta de produtividade de outros. 

Em escritórios de advocacia, a melhor maneira de medir a produtividade da equipe é por meio do Taskscore – sistema de pontuação por tarefas. 

Horas trabalhadas e frequência não indicam necessariamente se os colaboradores estão sendo produtivos ou não. A melhor forma de analisar a produtividade é avaliar a quantidade de tarefas que cada um realizou e o tempo que foi preciso para finalizá-las e entregá-las.

O software jurídico ADVBOX possui essa ferramenta que permite analisar a produtividade de todos sem ser invasivo.

Como aplicar a gestão de pessoas no seu escritório?

Ao longo do artigo, foi possível verificar que uma gestão de pessoas eficaz deve promover engajamento, motivação, qualificação profissional e entender os objetivos dos colaboradores, alinhando-os com os da empresa. 

Pode parecer complicado, mas alinhar os objetivos dos trabalhadores com os da empresa não precisa ser complicado. Para garantir uma gestão eficiente, é preciso relembrar e observar alguns pontos. São eles:

  • Investir em treinamentos que devem ser aplicados conforme as necessidades da empresa e dos profissionais;
  • Investir na formação e qualificação dos gestores, que precisam aprimorar suas habilidades de gestão e relacionamento e serem mais participativos, aplicando esses conhecimentos para melhorar a performance da equipe;
  • Aplicar ferramentas de avaliação e dar oportunidade para que todos se expressem;
  • Utilizar indicadores para identificar problemas e encontrar soluções.

Para auxiliar nesse trabalho, os gestores podem contar com a tecnologia. Nos escritórios de advocacia, os softwares jurídicos podem contribuir para a gestão de pessoas e fornecer subsídios para controlar e analisar o trabalho de cada colaborador.

O software jurídico ADVBOX é o mais completo do mercado e é a ferramenta essencial para isso. Além de possibilitar a avaliação da produtividade, permite analisar dados e indicadores, auxiliando na tomada de decisões, dentre outros benefícios. Confira as vantagens dele e teste-o gratuitamente!

A gestão de pessoas é primordial para o sucesso do seu escritório de advocacia. Por isso, é importante investir nesse aspecto e buscar maneiras de manter os profissionais sempre motivados e produtivos!

E se você gostou deste artigo, entenda o impacto do escritório digital na saúde financeira da sua empresa!

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Advocacia Digital Eduardo
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

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