Gestão de equipe jurídica: A importância de ser justo com todos

Sair do formato de advocacia autônoma e montar um time é um grande passo para o crescimento. Realizar uma gestão de equipe jurídica que caminhe em direção ao sucesso poderá, muitas vezes, ser um desafio.
Na advocacia é preciso sempre se preocupar com a qualidade da produção jurídica e com a alta performance. Isso porque esses itens são a base para um alto índice de procedência nas ações e clientes satisfeitos.
Porém, quando se tem uma equipe altamente qualificada, surge um problema: a necessidade de reter talentos.
Formar uma equipe, treinar e qualificar demanda investimento de tempo e, às vezes, de dinheiro. E depois de ter os profissionais alinhados, ninguém deseja que algum deles saia da equipe.
Retenção de talentos em gestão de equipe jurídica
Isso traria um desalinhamento no processo de produção e seria necessário refazer tudo para contratar alguém novo.
Mas quais são os motivos para que alguém queira sair da equipe de seu escritório?
Entre os principais estão a falta de motivação, falta de reconhecimento, não ser remunerado de acordo com o próprio trabalho e não trabalhar em um ambiente agradável.
Imagine duas pessoas trabalhando no mesmo escritório. Uma está sempre sentada à frente de computador, com vários processos. A outra, está sempre no cafezinho, conversando com os colegas ou circulando pela sala.
Numa primeira impressão, o gestor do escritório provavelmente pensaria que a primeira está trabalhando mais do que a segunda.
Mas se o gestor não tiver como medir a produtividade dos dois colaboradores, pode vir a cometer um erro considerável.
Medir produtividade traz transparência
Detalhando a produtividade de sua equipe, tem-se uma maior transparência a respeito da produção de cada colaborador. É por isso que possuir formas de gerenciar a produtividade em um escritório de advocacia é tão importante:
Com essa transparência, é possível otimizar os resultados da equipe com muito mais facilidade.
Você também poderá proporcionar gratificações aos colaboradores merecedores. Com a ferramenta correta, basta que ter bem desenhado o fluxograma de trabalho do escritório e pontuar essas tarefas.
Outra coisa que bons sistemas permitem nesse sentido, é verificar se as tarefas de todos os colaboradores estão sendo cumpridas dentro do prazo determinado ou se estão atrasadas.
Em um escritório de advocacia, o cuidado com os prazos é essencial, e esse tipo de controle é de extrema relevância para um gestor zeloso.
Trabalho remoto e flexibilização de horários
Com o uso avançado deste método, é possível ainda a implantação de home office no escritório ou flexibilização dos horários, uma vez que a produtividade não será medida pelo apenas pelo tempo trabalhado, mas sim pela quantidade de tarefas cumpridas.
A verdade é que ter um bom software jurídico, combinado com conhecimento em gestão, é o ideal para quem deseja, simultaneamente, evitar a perda de talentos na equipe, melhorar a qualidade de vida de todos os colaboradores, não cometer injustiças, otimizar o processo produtivo do escritório e manter a qualidade do trabalho desenvolvido.
É uma medida simples de ser tomada, mas desconhecida por muitos gestores de escritórios de advocacia, que acaba com uma série de problemas conhecidos.
Quando adotada, traz equilíbrio e bom senso para o ambiente de trabalho, necessários para o desenvolvimento e sucesso do negócio.
Você sabia que o software jurídico ADVBOX oferece um recurso incrível para ajudar a montar um banco de petições e ainda melhorar os resultados do seu escritório através do home office? Acesse agora o nosso ebook!

TaskScore: Gestão por tarefas e pontuação
À medida que os colaboradores cumprirem tarefas, o valor delas será somado a um total de pontos. Assim, é possível saber efetivamente quanto cada um produziu.
É possível definir até mesmo metas de produção que, caso sejam atingidas, podem gerar algum tipo de gratificação. Isso pode ditar o ritmo de produção do escritório e, ao mesmo tempo, permitir que pessoas da equipe sejam gratificadas e reconhecidas por seus esforços.
CEO da ADVBOX . Advogado e Professor de Pós Graduação. Especialista em Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, equipes não presenciais, marketing jurídico digital e estratégia.
0 comentário