peças de xadrez representando os cargos da controladoria
Controladoria jurídica

Cargos da controladoria: as 5 funções que formam um time de sucesso

Muitas vezes quando se fala em controladoria de um escritório de advocacia, a primeira função que se pensa é a do controller. No entanto, há outros cargos da controladoria que são estratégicos para uma gestão de sucesso

Muitas vezes quando se fala em controladoria de um escritório de advocacia, a primeira função que se pensa é a do controller. No entanto, há outros cargos da controladoria que são estratégicos para uma gestão de sucesso. 

Cada integrante do departamento de controladoria tem suas funções específicas. Aliás, se o escritório ainda não conta com a área pré-estabelecida, é importante que as definições de cada cargo sejam desenhadas ainda no planejamento do setor

Essa organização inicial é muito importante para que cada um dos cargos da controladoria atue de maneira a complementar o trabalho um do outro. O foco é atender às necessidades de todo o time com um olhar voltado para a experiência do cliente. 

Isso acontece porque a controladoria em um escritório de advocacia precisa ser considerada uma área essencial. 

Seus integrantes devem ter acesso a todos os setores para fazer uma gestão completa, auxiliar e reportar o que acontece para as lideranças. Em resumo, o objetivo é oferecer indicadores para que os sócios entendam se os planos estão sendo cumpridos ou se há necessidade de ajustes. 

Por isso que, neste conteúdo, você vai compreender quais os cargos da controladoria, suas funções e como eles devem ser divididos entre as atuações no seu escritório de advocacia. 

Descubra mais sobre:

  • O que faz um controller;
  • Quem é a pessoa analista de dados;
  • Quais os salários na controladoria;
  • As formações necessárias para cada um dos cargos da controladoria. 

Vamos juntos?

Quem trabalha nos cargos da controladoria?

Antes de destacar cada um dos cargos da controladoria, é importante reforçar o quanto esse setor tem ganhado importância entre os escritórios jurídicos. 

Há uma estimativa que, nos próximos anos, mais de 10 mil escritórios de advocacia no Brasil implantem a controladoria jurídica. 

Isso significa que há uma grande oportunidade para profissionais que queiram atuar na área. No entanto, para fazer parte de times de controladorias jurídicas, é essencial buscar a especialização. 

Há cargos que não exigem experiência ou formação específica, enquanto outros precisam de comprovação de tempo de atuação nos cargos

Por mais que a atuação seja nos escritórios de advocacia, as oportunidades na controladoria se abrem para profissionais com formação em administração e contabilidade, por exemplo.

Se você pretende entrar no mercado da controladoria, a ADVBOX pode auxiliar nessa sua transição ou início de carreira. 

Elaboramos um curso completo para formação de controllers. Entenda na prática como elevar o nível da sua carreira com as nossas aulas. 

E para continuar nossa descrição das atividades, descubra agora, na prática, quais são os principais cargos da controladoria e de que forma cada um deles pode ser estratégico para o seu escritório. 

Responsável por intimações

Esse profissional pode ter diferentes tipos de formação, não necessariamente vir da área do direito. Trata-se de um perfil de atuação muito conectado ao suporte operacional da equipe jurídica. 

Aliás, quando se destaca que a controladoria precisa ser estratégica a ponto de permitir que a equipe de advogados possa atuar focada na construção das peças sem se preocupar com assuntos mais burocráticos, esse é um perfil que atua nesse sentido. 

Por isso que, entre as atividades da pessoa responsável por intimações, podemos destacar:

  • Obtenção de documentos;
  • Contratação de correspondentes;
  • Organização de informações;
  • Recebimento de guias de custas. 

Controlador de qualidade

Por se tratar de uma função muito mais técnica – se comparada com a do analista, por exemplo – é essencial que o controlador tenha formação em direito. 

A pessoa responsável por fazer o controle de qualidade do escritório tem a função de manter procedimentos de revisão de peças processuais. 

Aliás, esse perfil de profissional é muito estratégico dentro de um escritório de advocacia. Afinal, é essa a pessoa que fica responsável por analisar de maneira integral ou por amostragem, todos os processos perdidos.

Essa análise criteriosa vai ser decisiva para que o controlador encontre padrões nos erros que causaram a perda dos processos. 

A partir da descoberta do que causou o problema é que a controladoria pode emitir relatórios que vão auxiliar, principalmente, na solução das causas-raiz de cada um dos erros.  

Administrador de software

A pessoa contratada para fazer a administração do software jurídico do escritório de advocacia tem em mãos um dos cargos da controladoria mais importantes. 

Afinal, manter a ferramenta atualizada e garantir que as informações necessárias estão disponíveis é muito estratégico para o escritório de forma geral.

Isso porque toda a assertividade dos relatórios, as sugestões de mudanças de cenário que surgem a partir dos dados alcançados, só são possíveis se o software está sendo gerenciado adequadamente. 

É o administrador do software que, junto com o controller, vai acompanhar as demandas relacionadas à produtividade das equipes. 

Por exemplo, um administrador que tem em mãos o software jurídico da ADVBOX, é responsável por manter a metodologia de Taskscore funcionando corretamente. 

Em resumo isso significa que esse profissional fará a gestão dos pontos de cada uma das atividades, determinando o que é mais importante. 

E, acima de tudo, esse cargo torna-se responsável por acompanhar se as tarefas estão sendo cumpridas, se há prazos próximos de serem perdidos e fazer um acompanhamento direto com cada um dos profissionais para verificar de que maneira a controladoria pode auxiliar. 

Por outro lado, na visão da liderança, o administrador do software é decisivo para emitir relatórios e enviar indicadores sobre tudo o que acontece no escritório e pode se transformar em insumo para tomadas de decisão estratégicas.

controladoria jurídica

Analista de resultados

Atuando ao lado do administrador de software, o perfil do analista de resultados precisa ser de uma pessoa que lide muito bem com dados e informações. 

Uma das características mais importantes deste profissional é ter habilidades de extrair os relatórios e conseguir oferecer uma análise inteligente por meio dos resultados alcançados. 

O profissional que quer atuar como analista de resultados pode ter formação em qualquer área desde que comprove experiência no uso de programas de planilhas como o Excel ou Google Sheets. 

lista cm as atribuições dos cargos da controladoria

Quais as funções de um controller?

Um dos cargos da controladoria mais conhecidos no mercado, certamente, é o do controller. Esse profissional é extremamente estratégico e é ele quem vai guiar a operação da controladoria com foco no alcance dos resultados esperados pelo quadro de sócios. 

O controller de um escritório de advocacia pode ter formações na área do direito, administração ou contabilidade. No entanto, um diferencial importante é que ele tenha experiência com negócios jurídicos de, ao menos, dois anos. 

Um controller precisa ter um alto nível de maturidade digital e dominar a utilização de softwares jurídicos. 

Além disso, precisa conhecer a estrutura do judiciário, entender as regras operacionais dos processos e, entre as características conectadas ao suporte ao time, esse profissional deve:

  • Ser organizado;
  • Ter proatividade e autonomia para tomar decisões;
  • Saber se comunicar com diferentes equipes;
  • Conseguir extrair informações e entregar relatórios com inteligência para as altas lideranças do escritório;
  • Buscar ser detalhista e, ao mesmo tempo, manter uma visão sistêmica. 

Essas são características muito importantes para um controller que deseja ingressar na área. Além delas, manter-se em constante atualização é um grande diferencial para os profissionais que desejam manter-se em destaque.

Quanto ganha um profissional de Controladoria?

Agora que você já conhece mais sobre cada um dos cargos da controladoria, chega o momento de destacar mais sobre os salários que são oferecidos para esses times. 

Por se tratar de uma equipe tão estratégica para o escritório de advocacia, levando em consideração que uma controladoria pode até zerar a quantidade de erros em processos que são perdidos por não cumprimento de prazos, os salários se tornam cada vez mais atrativos.

Por exemplo, um salário inicial em controladoria começa com, em média, R$ 3.000 e pode chegar a mais de R$ 10 mil, dependendo da experiência e das atribuições determinadas para cada profissional. 

Tecnologia e a controladoria jurídica

Ao abordar os cargos da controladoria, você deve ter percebido que todos têm em comum um ponto muito importante: a necessidade de um recurso de tecnologia que suporte as decisões da controladoria. 

Pois é neste cenário que entra em cena a ADVBOX. O nosso software jurídico foi pensado para atender às necessidades de times de controladoria em diferentes perfis e tamanhos de escritórios jurídicos. 

A ADVBOX está em constante atualização para oferecer sempre os recursos mais atuais e focados em levar mais qualidade para os negócios jurídicos. 

Por meio da metodologia Taskscore de acompanhamento da produtividade e a possibilidade de unir em uma mesma plataforma todos os dados dos clientes do escritório, a rotina da controladoria se torna muito mais efetiva.

Os relatórios são emitidos com muito mais assertividade e com o cruzamento de dados necessário para tomar as decisões que vão nortear os próximos passos do negócio como um todo. 

Por isso, a recomendação é que se você ainda está estruturando um time de controladoria, não deixe de fora do planejamento a contratação de um software jurídico. 

Entenda na prática como a nossa ferramenta vai garantir resultados, gestão e muito mais produtividade para as equipes. Teste agora mesmo durante 7 dias de forma gratuita. 

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas