Controladoria estratégica e operacional: o sucesso do escritório!
Controladoria jurídica

Controladoria estratégica e operacional: como garantir o sucesso do seu escritório de advocacia

Qualquer escritório de advocacia tem como objetivo principal oferecer serviços jurídicos de qualidade a fim de auxiliar seus clientes a alcançarem seus objetivos. Mas para que isso seja possível é necessário que o escritório possua uma controladoria estratégica e operacional.

A controladoria jurídica é o setor responsável por analisar e monitorar as operações do escritório de advocacia, bem como dar suporte estratégico para as decisões dos gestores.

Por isso, é importante que os profissionais que compõem a equipe desse setor entendam a legislação e os regulamentos relevantes para a área de advocacia em que o escritório atua. Assim, é possível garantir que as operações do escritório atinja os melhores resultados e estejam de acordo com as normas legais.

Além disso, essa área também tem a responsabilidade de controlar os custos, monitorar os resultados e analisar o fluxo de trabalho do escritório.

Dessa maneira, é possível implementar medidas de controle e gerenciamento de riscos, medidas essas que são fundamentais para evitar que o escritório enfrente crises sem que esteja preparado para elas.

Isto é, uma controladoria estratégica e operacional é crucial para a definição de estratégias de curto e longo prazo do escritório. Só assim a equipe responsável pode estruturar as metas e os objetivos a serem alcançados nesses prazos e realizar o monitoramento e avaliação dos resultados obtidos.

Ou seja, com uma controladoria eficiente, o escritório de advocacia garante que os serviços prestados sejam de qualidade e que os resultados almejados sejam alcançados.

Siga a leitura do artigo para descobrir como otimizar a controladoria jurídica do seu escritório e otimizar ainda mais a produtividade da sua equipe!

O que é a controladoria estratégica?

A controladoria estratégica e operacional se diferencia da controladoria tradicional por ser essencial para qualquer escritório de advocacia que busca se destacar entre seus pares.

ebook controladoria e custos

Por ser a responsável por gerenciar as estratégias e operações jurídicas do escritório, os profissionais da controladoria atuam diretamente na avaliação dos riscos, na análise das possibilidades de novos investimentos, na tomada de decisões pelos gestores e na implementação de estratégias.

Ainda, o seu principal objetivo é assegurar que o escritório de advocacia esteja alinhado com suas metas e com seu plano de crescimento. Dessa forma, o escritório pode atuar de forma a conhecer a própria realidade e projetar o futuro de maneira realista.

Em outras palavras, ter uma controladoria estratégica e operacional no escritório ajuda os gestores a construírem estratégias eficazes e que estejam de acordo com a realidade do cenário jurídico, garantindo a estabilidade necessária para o bom funcionamento da produção jurídica.

Controladoria estratégica e operacional: o sucesso do escritório!

Como deve atuar a controladoria estratégica?

Cabe à controladoria gerenciar diversos aspectos relacionados ao fluxo de trabalho da equipe jurídica.

Essa gestão vai desde a execução da gestão financeira até a elaboração de um plano de trabalho que seja realista e condizente com as necessidades de cada banca.

Desse modo, o gestor terá certeza que todas as atividades referentes à produção jurídica são executadas de acordo com os preceitos legais, tendo como foco a alta produtividade e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.

Acompanhe a seguir quais as características essenciais de uma controladoria estratégica e operacional.

1. Proatividade

Proatividade é a palavra de ouro para uma controladoria estratégica e operacional. Ou seja, sua atuação deve ir além de acompanhar as finanças e o fluxo de trabalho de um escritório de advocacia.

Também cabe a ela auxiliar na definição de metas e objetivos que possam contribuir para o crescimento da banca jurídica, bem como desenvolver estratégias para alcançá-los.

Ademais, os profissionais desse setor devem estar sempre atentos e em busca de soluções, mesmo que elas sejam destinadas a problemas futuros.

2. Financeiro eficaz

Também cabe à controladoria garantir que os recursos financeiros sejam aplicados de forma eficaz para que os lucros possam ser maximizados. Afinal, ninguém melhor que a equipe responsável por organizar o fluxo de trabalho e definir as metas a serem alcançadas para indicar a melhor estratégia de investimentos a ser realizada.

3. Legislação e regulamentação

Monitorar as regulamentações e leis às quais o escritório está submetido também adentra o escopo de atuação da controladoria jurídica.

Dessa maneira, os gestores podem ficar tranquilos quanto à questões legais e focar a atenção em outras atividades que requerem dedicação.

4. Fluxo de trabalho

Como já ficou evidente até aqui, o fluxo de trabalho do escritório de advocacia como um todo está intrinsecamente ligado à atuação da controladoria jurídica.

Ou seja, se esse setor estiver com seu funcionamento totalmente alinhado às suas demandas, irá garantir a efetividade dos processos do escritório para que as tarefas sejam executadas de forma eficiente e dentro do prazo.

5. Tomada de decisões

Por fim, a controladoria deve desempenhar um papel importante na tomada de decisões estratégicas para o escritório.

Uma vez que esse setor tem em suas mãos uma grande quantidade de informações acerca do dia a dia profissional da equipe jurídica, ele deve fornecer informações detalhadas sobre os resultados obtidos para que os sócios e gestores possam tomar decisões informadas e acertadas, sem precisar confiar apenas no achismo.

Em outras palavras, uma controladoria estratégica e operacional é crucial para o sucesso de um escritório de advocacia.

Ela deve desempenhar um papel proativo na definição e execução de estratégias, monitoramento da legislação, gestão financeira, além de auxiliar na tomada de decisões.

Mais conhecimento para você

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia

Advocacia baseada em dados

O que é a Controladoria Jurídica e como funciona

Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!

Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas