fbpx

A gestão financeira de escritórios de advocacia é de fato uma tarefa desafiadora. Ainda mais no mercado brasileiro, que se encontra cada vez mais inflado e concorrido. Nesse contexto, o crescimento do escritório e os investimentos em diferentes setores ficam mais difíceis de acontecer.

Duas pessoas frente à frete em uma mesa. A mulher manipula uma calculadora enquanto o homem faz anotações sobre diversas folhas com gráficos., representando os cuidados com a Gestão financeira de escritórios de advocacia

O advogado hoje, principalmente gestor, precisa se habituar com o empreendedorismo para superar tais barreiras e otimizar a gestão financeira. Caso contrário, problemas de receita e a sensação de dedicação sem retorno pode se tornar algo frequente.

Veja nesse post sobre como diminuir os custos do seu escritório através de uma gestão financeira de qualidade.

Medidas básicas para gestão financeira de escritórios de advocacia

O caminho para resolver os problemas de receita do escritório não é tão complicado quanto se pensa. Basta um planejamento eficaz de redução de custos na análise e gestão do financeiro. Um período de médio prazo com uma quantidade um pouco mais acentuada de tarefas pode acabar sendo necessária. Reter gastos de manutenção do espaço físico também pode ajudar.

Outra medida bastante útil nessa situação é pesquisar maneiras de pagar menos impostos dentro das condições impostas pela lei.

Controle financeiro em plataformas por gráficos e métricas

Controlar o fluxo de caixa do escritório apenas com planilhas no computador ajuda, mas ainda exige muito tempo e gera muitos arquivos digitais, que podem acarretar dificuldades de organização. Por isso, a prática mais eficiente e inovadora para gestão financeira em escritórios é usar uma plataforma para trabalhar com gráficos e métricas. Chamada de inteligência de negócios, a técnica pode alavancar resultados econômicos dos escritórios de advocacia.

Assim, trabalhando com gráficos e métricas na gestão financeira, se consegue identificar com exatidão a fonte dos problemas de receita. É possível saber a porcentagem de receita por serviço, baixa produtividade na equipe, cálculo de retorno sobre os investimentos, índice de improcedência e indeferimento, entre outras métricas. Com elas você pode eliminar gastos desnecessários com serviços que custam caro e trazem pouco retorno.

Aumentando a receita do escritório

Através da análise das métricas fica muito mais fácil de manter a saúde financeira. Isso porque com elas se obtém um panorama claro da produtividade e dos custos do escritório. Basta de fechar o mês no vermelho, sem sobrar receita para projetos de investimentos que ampliam os negócios: a gestão baseada em métricas possui a base informacional que você precisa para estar no controle das finanças do seu escritório.

Banner para clicar e fazer download do Kit de Organização Financeira Rápida para escritórios de Advocacia


Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *