Controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos
Controladoria jurídica

Como implementar a controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

Como implementar a controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

Estratégia e padronização de processos. Esses dois conceitos resumem o que é a controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

Cada vez mais quem lidera negócios na área jurídica precisa ter o suporte de uma equipe que realize uma análise precisa a respeito do que acontece no escritório. 

Aliás, esse detalhamento é essencial tendo em conta que a competitividade do mercado está cada vez maior. 

Afinal, se até pouco tempo atrás os escritórios de advocacia não eram vistos como negócios completos, hoje essa mudança já é muito perceptível. 

Cada vez mais os negócios jurídicos precisam ser pensados a partir de uma estratégia, cumprindo um planejamento e metas que se conectam aos aprendizados da área da administração

É nesse cenário que se consolida a necessidade de uma controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

Em resumo, esse setor é o responsável por se conectar diretamente com todas as áreas do escritório. Do financeiro ao atendimento, passando pela equipe técnica e advogados. 

Todos devem ser conectados e atuar com sinergia para que os resultados previstos aconteçam. 

Por essa razão que, se você faz parte do quadro de sócios ou é uma liderança de um escritório de advocacia, entenda como a controladoria vai aumentar os resultados do seu negócio. 

Neste conteúdo vamos trazer dicas sobre como implementar um departamento estratégico no seu escritório. 

Acompanhe com a gente!

Os primeiros passos da controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

De forma geral, você sabe responder qual o caminho que o seu escritório de advocacia está tomando em curto, médio e longo prazos?

É provável que essa resposta seja complexa, dependendo do nível de planejamento do seu negócio jurídico. 

No entanto, há uma característica importante que une todos os escritórios que querem ganhar notoriedade no mercado: todos devem contar com áreas estratégicas que vão atuar na análise precisa sobre como está o andamento da gestão. 

Para isso torna-se essencial a controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

O perfil dos profissionais que atuam na controladoria é determinante para o sucesso do acompanhamento de um planejamento. 

Isso porque é esse o departamento responsável por reunir dados de todas as áreas e encontrar problemas que podem estar prejudicando diretamente a satisfação dos clientes. 

Aliás, pesquisas comprovam que escritórios jurídicos que contam com uma controladoria ativa conseguem aumentar a produtividade geral do negócio em 70%. 

Além disso, uma controladoria pode zerar o número de processos perdidos por causa do esquecimento de prazos ou por erros de digitação. E, para completar, a eficiência de um escritório com esse setor integrando todas as áreas aumenta em até 130%. 

Somente esses números já comprovam o quanto a controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos pode aumentar os lucros do negócio de forma geral. 

A implementação deste setor precisa vir de um planejamento adequado dos sócios do escritório. É essencial que as lideranças tenham clareza que a controladoria precisará circular livremente por todo o negócio. 

Somente desta maneira é que o trabalho será efetivo e os resultados serão reportados de maneira a auxiliar os sócios na tomada de decisão. 

Em que o trabalho da controladoria jurídica contribui para um escritório ou departamento jurídico?

Por meio de uma gestão dinâmica que visa o acompanhamento de indicadores é que todas as pessoas do escritório terão uma visão sobre os resultados. 

O controller, profissional responsável por conduzir a controladoria em um escritório de advocacia, é papel fundamental nessa conexão. 

Por se tratar de um perfil que precisa ter organização e autonomia como pontos fortes, o controller contribui exatamente na construção de processos e na gestão das atividades dos times. 

Por exemplo, é o controller que vai realizar a análise do software jurídico contratado pelo escritório. Afinal, somente ter a ferramenta disponível não significa o alcance dos resultados almejados. 

Com isso em mente, o controller precisa assegurar que todas as equipes estão incluindo os dados, documentos, agendas e tarefas dentro do software. 

O acompanhamento do que acontece no escritório por meio da tecnologia é estratégico porque garante um cenário real sobre tudo o que acontece. 

Desde uma análise precisa a respeito de como está a produtividade e entrega de cada integrante do time, até uma visão sobre honorários que estão atrasados e quais as causas recorrentes para o atraso nos recebimentos. 

Quando tudo está registrado, os relatórios que são extraídos do software jurídico mostram quais os pontos fortes e fracos do negócio. 

Com essa abordagem que conta com recursos de inteligência artificial para fazer os recortes e o cruzamento de dados necessários para que o cenário real do escritório seja formado. 

controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos
Controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

Qual o salário de um controller jurídico?

O controller está entre as peças fundamentais da controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

Por causa da sua posição estratégica, esse profissional torna-se cada vez mais valorizado e tido como essencial para a condução da gestão de negócios jurídicos. 

Estima-se que, somente no Brasil, nos próximos anos mais de 10 mil escritórios devem abrir oportunidades para equipes na controladoria. 

Com a alta demanda conectada à importância da função, os salários para a controladoria tornam-se cada vez mais atrativos. 

Os valores iniciais pagos aos profissionais que entram na carreira vão de R$ 3.000 e podem ultrapassar os R$ 10 mil. Tudo isso vai depender da formação, responsabilidades e experiência profissional. 

Aliás, é importante destacar que, principalmente para a atuação como controller, é exigido um mínimo de dois anos de experiência no cargo. 

No entanto, para cargos mais técnicos e de analista de controladoria, muitas vezes a experiência não é exigida. 

E, por fim, para o cargo de controller, as formações mais comuns são na área do direito, administração e contabilidade. 

Se você é um profissional que está migrando de área e pretende iniciar na controladoria, lembre-se que a especialização é fundamental para o avanço na carreira. 

Por essa razão a ADVBOX desenvolveu um curso especialmente para a área de controladoria que permite uma imersão completa na área. Conheça mais clicando aqui

controladoria jurídica

Quais tarefas são próprias da controladoria jurídica de um escritório?

Além de reportar para sócios e lideranças como está cada um dos setores, a controladoria jurídica para escritórios de advocacia tem papel de apoio aos times. 

Aliás, esse trabalho é de extrema importância, visto que ao atuar como suporte aos advogados, a controladoria permite que esses profissionais se concentrem na produção das peças e defesas. 

Por isso que, ao implementar a controladoria em seu escritório de advocacia, deixe claro que funções como estas pertencem ao setor:

  • Controle e acompanhamento dos prazos;
  • Digitalização dos documentos dos clientes;
  • Produção de documentos;
  • Busca por provas;
  • Revisão da qualidade das petições;
  • Acompanhamento diário das intimações;
  • Gerar, entregar e comprovar pagamentos e anexá-los aos processos.

Em resumo, imagine que todas essas atividades consideradas burocráticas saem das demandas diretas dos advogados e passam a ser cuidadas pelos integrantes da controladoria. 

Produtividade para advogados

Com isso, os advogados ganham muito em produtividade. E, como consequência, minimizam erros nos processos e ganham ainda mais confiança dos clientes. 

Em resumo, podemos afirmar que todo o trabalho realizado pela controladoria está focado em levar a melhor experiência e garantir a satisfação de quem contrata o escritório. 

Aliás, se o seu escritório ainda não conta com um setor de controladoria estruturado, é muito provável que você esteja enfrentando desafios como estes:

  • Inexistência de processos claros que são compartilhados e incluídos na rotina de todo o time;
  • Prazos que são cumpridos de última hora ou, no pior cenário, que são perdidos;
  • Excesso de reclamação dos clientes que percebem a falta de organização e gestão de processos;
  • Planejamento geral do escritório que não é cumprido porque as decisões são tomadas sem dados objetivos;
  • Baixo uso de recursos de tecnologia que limitam o acesso à informação de qualidade por todos os integrantes do negócio. 

Se um ou mais desses pontos acima aparecem como problemas recorrentes no seu escritório de advocacia, o momento é de rever as estratégias. 

Consolidar uma controladoria jurídica para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos é o primeiro passo. 

Tecnologia como suporte da controladoria

Colocar a controladoria jurídica em seu grau máximo de eficiência está correlacionado à contratação de um software jurídico

Os profissionais do departamento ficam de mãos atadas e pouco eficientes sem o suporte de uma ferramenta que entregue a visão completa para uma gestão estratégica. 

Aliás, é por isso que a ADVBOX oferece para o mercado o software mais completo, que tem em seu DNA a vivência dos escritórios jurídicos. 

A ferramenta, que está em constante evolução, permite que o controller e todo o seu time trabalhem com dados seguros, disponíveis em nuvem e que podem ser acessados a partir de qualquer lugar. 

Essa característica da ADVBOX, por exemplo, permite às lideranças dos escritórios de advocacia contratar profissionais estratégicos para atuar em modelos híbridos ou 100% home office. 

Desde o início da pandemia, essas estratégias ganharam ainda mais relevância e permitem uma maior aderência de perfis de pessoas para trabalhar na controladoria. 

Para entender mais sobre como a ADVBOX é o diferencial que a sua controladoria jurídica precisa para dar um passo a mais nas entregas de qualidade, teste gratuitamente durante 7 dias.  

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas